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sexta-feira, 16 de julho de 2021

Microsoft se mantém como a marca mais imitada em tentativas de phishing desde o início de 2021

A divisão Check Point Research publica nova edição do relatório sobre Phishing de Marca, referente ao período do segundo trimestre deste ano, no qual se destacam as marcas líderes de mercado mais utilizadas por hackers para roubo de dados pessoais

 

A Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point® Software Technologies Ltd . (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de cibersegurança global, publica o Relatório sobre Phishing de Marca referente ao segundo trimestre de 2021, no qual são apontadas as marcas mais frequentemente imitadas por cibercriminosos em suas tentativas de roubar informações pessoais ou credenciais bancárias durante os meses de abril, maio e junho.

Em um trimestre em que a Microsoft alertou sobre uma nova campanha russa de phishing, Nobelium, a gigante da tecnologia foi novamente a marca mais repetidamente visada pelos cibercriminosos, como ocorreu no primeiro trimestre de 2021 e no quarto trimestre de 2020. De todas as tentativas de phishing de marca, 45% estavam relacionadas à Microsoft no segundo trimestre; ao passo que, no primeiro trimestre, foram 39% do total das tentativas. A empresa DHL também manteve sua posição como a segunda marca mais falsificada, com 26% de todas as tentativas de phishing relacionadas a ela, à medida que os cibercriminosos continuam tirando proveito da crescente dependência das compras online e suas remessas e entregas expressas.

O relatório da divisão CPR revela que a tecnologia ainda é o setor com maior probabilidade de ser alvo de phishing de marca, seguido pelos setores de remessas e entregas expressas e pelo varejo. No primeiro trimestre de 2021, o varejo havia sido surpreendentemente ultrapassado na lista pelo setor bancário, mas, agora, recuperou sua posição entre os três primeiros, possivelmente devido às vendas do Amazon Prime Day .

"Os cibercriminosos estão continuamente aumentando suas tentativas de roubar os dados pessoais ao se passarem por marcas líderes de mercado. Na verdade, no período que antecedeu o Amazon Prime Day no segundo trimestre, mais de 2.300 novos domínios foram registrados sobre a Amazon", diz Omer Dembinsky, gerente de pesquisa de dados da Check Point Software Technologies. "Lamentavelmente, é o elemento humano que muitas vezes falha quando não consegue perceber os golpes com erros ortográficos ou textos e e-mails suspeitos e, como tal, os cibercriminosos continuam a enganar as pessoas usando e-mails convincentes que alegam ser de marcas confiáveis para obterem informações pessoais."

Ainda em relação ao segundo trimestre, "também testemunhamos um aumento global em ataques de ransomware, que geralmente são disseminados inicialmente por meio de e-mails de phishing contendo anexos maliciosos", afirma Dembinsky. Por isso, ele recomenda fortemente aos usuários a serem cautelosos ao divulgar dados pessoais e credenciais bancárias, e a pensarem duas vezes antes de abrir anexos ou clicar em links de e-mail, especialmente e-mails que afirmam ser de empresas como Amazon, Microsoft ou DHL, pois são as marcas mais prováveis de serem imitadas.

Em um ataque de phishing de marca, os cibercriminosos tentam se passar pelo site oficial de uma marca conhecida usando um nome de domínio ou uma URL e design de página da web semelhantes ao do site original. O link para o site falso pode ser enviado às pessoas alvo por e-mail ou mensagem de texto; e um usuário pode ser redirecionado durante a navegação na web ou pode ser acionado a partir de um aplicativo móvel fraudulento. O site falso geralmente contém um formulário destinado a roubar as credenciais dos usuários, detalhes de pagamento ou outras informações pessoais.

Top phishing de marca no segundo trimestre de 2021

A seguir, as principais marcas estão classificadas conforme sua aparição global nas tentativas de phishing:

• Microsoft (presente em 45% de todas as tentativas de phishing em nível global)

• DHL (26%)

• Amazon (11%)

• Bestbuy (4%)

• Google (3%)

• LinkedIn (3%)

• Dropbox (1%)

• Chase (1%)

• Apple (1%)

• Paypal (0.5%)

E-mail de Phishing Microsoft - Exemplo de roubo de credenciais

Durante o segundo trimestre de 2021, a divisão CPR identificou um e-mail de phishing malicioso que tentava roubar credenciais de uma conta da Microsoft. O e-mail (Figura 1) enviado do endereço de e-mail falsificado da Microsoft (no-reply @ microsoft [.] Com) continha o assunto "Sua assinatura expirou" ("Your Subscription Has Been Expired"). O atacante estava tentando convencer a vítima a clicar em um link malicioso (https://adminsys[.]serveftp[.]com/nensa/fabio/ex/478632215/zer7855/nuns566623), o qual redirecionaria o usuário para uma página de login fraudulenta da Microsoft (Figura 2). No link malicioso, o usuário precisaria digitar os detalhes de sua conta da Microsoft.

Figura 1: O e-mail malicioso enviado com o assunto "Sua assinatura expirou"


Figura 2: página de login fraudulenta


E-mail de Phishing Amazon - Exemplo de roubo de credenciais

Nesse e-mail de phishing, observou-se uma tentativa de roubar as informações da conta de um usuário na Amazon. O e-mail (Figura 3) que foi enviado do endereço de e-mail Amazon Service (Service @ srv [.] Androidscrib [.] Com), continha o assunto "Sua conta amazon foi bloqueada" ("Your amazon account has been locked"). O atacante estava tentando induzir a vítima a clicar em um link malicioso, o qual redirecionaria o usuário para uma página maliciosa fraudulenta que se parece com o site de login real da Amazon (Figura 4). No link malicioso (https: // habitosdamente [.] Com [.] Br / wp-admin / includes / logs / update-your-account-information / security-measure /? Iyh_re), o usuário precisaria digitar sua nome de usuário e sua senha.


Figura 3: O e-mail malicioso enviado com o assunto "Sua conta amazon foi bloqueada"

                     Figura 4: página de login fraudulenta

Os dados no relatório sobre Phishing de Marca da Check Point Software foram alimentados pela inteligência ThreatCloud da Check Point, a maior rede colaborativa para combater o crime cibernético que fornece dados de ameaças e tendências de ataque de uma rede global de sensores de ameaças. O banco de dados da ThreatCloud inspeciona mais de 3 bilhões de sites e 600 milhões de arquivos diariamente e identifica mais de 250 milhões de atividades de malware todos os dias.




Check Point Software Technologies Ltd.

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quinta-feira, 15 de julho de 2021

Banco de Sangue de São Paulo convoca doadores em caráter de urgência

Queda nas doações se acentua nos últimos dias e estoques sanguíneos estão em estado crítico

 

Neste período do ano, os bancos de sangue sofrem com a ausência dos doadores, pois nos dias de inverno poucos se lembram que muitos pacientes internados nos hospitais necessitam das doações de sangue para sobreviver.

No Banco de Sangue de São Paulo, a situação está crítica, os estoques sanguíneos sofreram uma queda de 30% desde o início da estação. Porém, essa baixa tende a se acentuar nos próximos dias, caso não haja uma mobilização de doadores.

"Precisamos de 160 doações diárias para atender com equilíbrio às demandas dos pacientes internados nos hospitais em tratamentos clínicos. Porém, esta semana houve dias em que tivemos menos da metade desse número de doações, o que é muito preocupante", explica Bibiana Alves, líder de captação do Banco de Sangue de São Paulo.

Para incentivar as pessoas a doarem sangue neste período, a instituição está veiculando uma campanha de inverno em suas redes sociais, intitulada "O frio chegou e precisamos da sua solidariedade - a gratidão aquece o coração", relembrando o conceito de que a doação de sangue é um gesto solidário que pode salvar até 4 vidas.

O Banco de Sangue de São Paulo ampliou seu horário de atendimento, passando a funcionar diariamente, das 7h às 18h, na Rua Tomás Carvalhal, 711, Paraíso, inclusive aos domingos e feriados, oferecendo mais possibilidades para que a população possa organizar suas agendas de forma tranquila, reservando um tempinho para a doação de sangue.

O Banco de Sangue de São Paulo segue rigorosamente todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e por isso conquistou o selo Covid Free de Excelência, concedido pelo IBES - Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, em reconhecimento por manter as melhores práticas de prevenção e enfrentamento da pandemia de coronavírus.


Requisitos básicos para doação de sangue:

• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;

• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

• Estar em boas condições de saúde;

• Pesar no mínimo 50 kg;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;

• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;

• Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;

• Não ter diabetes em uso de insulina;

Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.


Critérios específicos para o CORONAVÍRUS:

• Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 30 dias após cessarem os sintomas para realizar doação de sangue;

• Aguardar 48h para doar, caso tenham tomado a vacina Coronavac/Sinovac e 7 dias caso tenham tomado a Astrazeneca, Pfizer ou Janssen;

• Candidatos que viajaram para o exterior devem aguardar 14 dias após a data de retorno para realizar doação de sangue;

• Candidatos à doação de sangue que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelos vírus SARS, MERS e/ou 2019-nCoV, bem como aqueles que tiveram contato com casos suspeitos em avaliação, deverão ser considerados inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;

• Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelos SARS, ERS e/ou 2019-nCoV, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, deverão ser considerados inaptos por um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindique a doação).


Serviço:

Banco de Sangue de São Paulo

Unidade Paraíso

Endereço: Rua Tomas Carvalhal, 711 - Paraíso

Tel.: (11) 3373-2000

Atendimento: Diariamente, das 7h às 18h; incluindo sábados, domingos e feriados. Estacionamento gratuito R. Tomas Carvalhal, 329 - Paraíso.


Tratamento da Pfizer contra artrite psoriásica é incorporado pelo SUS

Citrato de tofacitinibe (Xeljanz), já distribuído pelo Ministério da Saúde para pacientes com artrite reumatoide, também será disponibilizado para pacientes adultos com artrite psoriásica

 

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) aprovou a distribuição do citrato de tofacitinibe (Xeljanz) para adultos com artrite psoriásica, uma doença articular sistêmica que compromete a saúde da pele e das articulações, causando grande impacto na qualidade de vida dos pacientes¹.

 

Produzido pela Pfizer, o citrato de tofacitinibe conta com um mecanismo que age nas células, inibindo a janus quinase, uma proteína importante nos processos inflamatórios característicos de doenças autoimunes, como a artrite. O medicamento é um tratamento oral, não biológico, do tipo MMCD (medicamentos modificadores do curso da doença) alvo-específico que chega como alternativa aos pacientes com artrite psoriásica ativa, moderada a grave, intolerantes ou com falha terapêutica aos medicamentos sintéticos ou biológicos modificadores do curso da doença.

 

“A chegada de Xeljanz ao SUS representa uma grande vitória para os pacientes portadores de artrite psoriásica. O medicamento tem eficácia equivalente à dos medicamentos biológicos, perfil de segurança manejável, comodidade de ser administrado por via oral e pode ser facilmente armazenado pelo paciente, uma vez que dispensa refrigeração”, afirma a diretora médica da Pfizer Brasil, Márjori Dulcine.


 

Artrite psoriásica

 

A artrite psoriásica é uma doença articular sistêmica que pode se manifestar por dor e inflamação articular, que em sua maioria das vezes acontece em pessoas com psoríase, podendo se manifestar e, simultaneamente ou não às lesões da pele¹. A enfermidade tem uma incidência de 323 casos a cada 100.000 pessoas² e tende a ocorrer por volta dos 40 a 50 anos de idade³.

 

Embora a relação entre as duas doenças tenha sido descoberta na década de 1960, ainda não há um consenso sobre fatores de risco4. Acredita-se que a causa pode ser multifatorial, estando relacionada a questões genéticas, imunológicas e ambientais 4.

 

As principais características da artrite psoriásica são as dores nas articulações, que podem aparecer em pequenas e/ou grandes articulações e coluna, além das lesões de pele da psoríase que são manchas avermelhadas e descamativas na pele5. A artrite psoriásica pode causar grande impacto na qualidade de vida dos pacientes , levando ao comprometimento de atividades cotidianas básicas. Nesse contexto, Xeljanz age diminuindo a atividade da doença e pode auxiliar na prevenção de danos irreversíveis nas articulações, além de aliviar a dor e melhorar a vida do paciente.

 

 

 

Pfizer

 

Referências:

1. Revista Brasileira de Reumatologia. Conceitos atuais e relevantes sobre artrite psoriásica. 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0482-50042012000100010&script=sci_arttext> Acesso em 26 ago 2020.

2. Wilson FC, Icen M, Crowson CS, McEvoy MT, Gabriel SE, Kremers HM. Time trends in epidemiology and characteristics of psoriatic arthritis over 3 decades: a population-based study. J Rheumatol. 2009;36(2):361-7.

3. Trontzas P, Andrianakos A, Miyakis S, Pantelidou K, Vafiadou E, Garantziotou V, et al. Seronegative spondyloarthropathies in Greece: a population-based study of prevalence, clinical pattern, and management. The ESORDIG study. Clin Rheumatol. 2005;24(6):583-9.

4. Revista Brasileira de Reumatologia. Artrite psoriásica: entidade clínica distinta da psoríase? 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0482-50042012000400012#:~:text=Epidemiologicamente%2C%20a%20psor%C3%ADase%20pode%20ser,e%20preval%C3%AAncia%20na%20popula%C3%A7%C3%A3o%20geral.> Acesso em 26 ago 2020.

 

5. Artrite Psoriásica. Sociedade Brasileira de Reumatologia. Acesso em 02/07/21, em https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/artrite-psoriasica-2/

 


Julho Amarelo conscientiza sobre os cuidados para prevenir as hepatites virais

A campanha, instituída desde 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem por finalidade reforçar o controle das hepatites virais


A campanha “Julho Amarelo” tem a finalidade de conscientizar a população sobre os riscos da hepatite viral e alertar sobre as formas de prevenção, além de incentivar as pessoas a se vacinarem contra as hepatites A e B, buscarem o diagnóstico precoce, assim como o tratamento quando necessário. A hepatite, é uma inflamação do fígado que pode ser causada por diversos fatores, seja por um vírus, pelo uso de alguns medicamentos, álcool e drogas, assim como doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

Tratando-se de vírus, inúmeros deles podem ser os causadores das hepatites virais, entretanto, a maioria dessas alterações são transitórias, com pouco significado clínico. Os que possuem maior importância médica, relacionada a inflamação hepática são os vírus da hepatite A (HAV), hepatite B (HBV) e hepatite C (HCV).

De acordo com a médica gastroenterologista do Hospital Santa Cruz, Daphne Benetti Morsoletto (CRM 26004-PR RQE: 17980), as hepatites virais podem ser divididas em duas categorias: “Hepatites agudas, quando, normalmente o contágio aconteceu nos últimos 30 dias e a apresentação é de início recente, com sintomas de fraqueza, mal-estar geral, náuseas, redução do apetite, desconforto abdominal e icterícia (coloração amarelada de pele e mucosas) ou hepatite crônica, quando o contágio aconteceu há mais de 6 meses, neste caso os sintomas são muito discretos ou, mais frequentemente, inexistentes. O paciente até pode sentir algo inespecífico como fadiga crônica, porém o diagnóstico geralmente é feito por alterações de exames laboratoriais coletados de rotina”, explica.

Formas de contágio

Existem diferentes formas de contaminação, isso dependerá do tipo de hepatite. “A hepatite A é prevenida com cuidados de higiene, principalmente alimentar, com saneamento básico, tratamento de água, lavar bem frutas e verduras e evitar banhos em águas contaminadas”.

“A contaminação das hepatites B e C pode ocorrer quando em contato com sangue contaminado, compartilhando seringas, agulhas ou material para aspiração de drogas inaláveis (canudos de cocaína). Em especial a hepatite B pode ainda ser transmitida por via sexual, sendo de suma importância o uso de preservativos, alerta a médica especialista.


Prevenção

Assim como existem diversas formas de contágio, a forma de prevenção também deve ser avaliada caso a caso, mas a boa notícia é que a maioria das hepatites tem cura. “A hepatite A é uma doença que cura espontaneamente, não sendo necessário qualquer tratamento específico. A hepatite C tem cura mediante a um tratamento supervisionado por médico, que dura em média 3 meses, usando medicamentos com poucos relatos de efeitos colaterais. Já a hepatite B deve ser avaliada caso a caso”, afirma a Drª Daphne.

A vacinação ainda é a principal forma de prevenção contra as hepatites A e B. A imunização é feita da seguinte maneira:


Em crianças

Hepatite A: são administradas duas doses com seis meses de intervalo, aplicadas entre 1 ano e 3 meses e 5 anos de idade.

Hepatite B: as aplicações são em quatro doses, uma já nos primeiros dias de vida e as posteriores aos 2, 4 e 6 meses de idade.

Em adultos

Hepatite A- 2 doses: Em qualquer momento, o adulto que não foi vacinado na infância pode receber a proteção. São duas doses, sendo que a segunda deve ser tomada seis meses após a primeira.

 Hepatite B- 3 doses: são três doses, para quem não tomou durante a infância ou nunca teve a doença. A administração da segunda dose deve ser feita um mês após a primeira e a terceira, seis meses após a segunda.

Existe ainda a versão combinada que imuniza os vírus das hepatites A e B, porém ainda não há vacina contra o tipo C. Por este motivo, a melhor forma de evitar o contágio é a prevenção.

 

 

Hospital Santa Cruz

www.hospitalsantacruz.com


Julho Laranja: campanha promove a Ortodontia preventiva e cuidados com a saúde bucal

Julho é laranja para informar e sensibilizar a população sobre a importância da Ortodontia preventiva, em crianças a partir dos 6 anos. A campanha também ajuda a estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis na criança, como uma higiene bucal adequada, uma alimentação balanceada e nutritiva e boa noite de sono. 

O mês de julho foi o escolhido porque é o período em que os brasileiros costumam buscar mais a Ortodontia Infantil. O slogan da campanha é “Cuidados precoces, sorrisos pra toda a vida”. A cor laranja foi escolhida por simbolizar alegria, vivacidade e confiança. Em 2020, a mobilização ganhou uma mascote, um pássaro que foi batizado de Julito.

 

A Campanha Julho Laranja está em seu terceiro ano e foi idealizada pela odontopediatra e ortodontista, Cibele Albergaria. A campanha contou com a parceria e apoio dos ortodontistas: Ricardo Fabris Paulin, Denise Poubel Vilar, Patrícia Zambonato Freitas e Daniela Gamba Garib Carreira.


 

Julho Laranja


A Dra. Cibele Albergaria explica que sempre esteve informada sobre ações sociais promovidas por odontopediatras. Então, inspirada na Campanha Outubro Rosa (conscientização sobre o câncer de mama), idealizou o Julho Laranja.

 

“Como ortodontista, eu não via esta responsabilidade social. Inspirada na Campanha Outubro Rosa, tive este insight. Encontrei esta forma de conscientizar a população sobre a importância da especialidade e o porquê consultar o Ortodontista.”

 

De acordo com a Ortodontista, a intenção da campanha em julho é ser difundida em todo o mundo. “Desejamos chamar a atenção para a importância das estratégias preventivas na promoção da saúde bucal, incluindo todos os tipos de doenças e condições bucais, o tratamento da apneia do sono em pacientes em crescimento e outras intervenções ortodônticas”, destacou ela.

 

Cibele reforçou também que, desde seu lançamento em 2019, a campanha teve um excelente começo e com “magnética” aderência da comunidade odontológica. “A campanha foi projetada para colocar a Ortodontia em evidência. Também está de acordo com o ideal que a prevenção representa, que é uma expressão maior de bem-estar e de que as pessoas podem experimentar na área da saúde.”

 

Apesar da pandemia da Covid-19, o ano de 2020 foi marcado por bastante notoriedade da campanha (no Brasil e em outros países). E, mesmo com a crise sanitária instalada em todo o mundo, o trabalho permaneceu firme.

“Com a crise, os ortodontistas voltaram mais confiantes e motivados a atender em seus consultórios, pois divulgamos a Campanha em todos os estados e no Distrito Federal”, disse.


 

Saúde Pública


O presidente do CRO-DF, Marco Antônio dos Santos, diz que a campanha tem o objetivo de alertar quanto à importância de prover cuidados ortodônticos preventivos e interceptivos, no âmbito da Saúde Pública.

 

“A campanha também busca conscientizar a sociedade sobre doenças e condições bucais, também quanto ao tratamento da apneia do sono em pacientes em fase de crescimento e os que apresentam outras intercorrências. O nosso trabalho no CRO-DF é incentivar e promover campanhas que visem melhorias na saúde e qualidade de vida da população.”


 

Iluminação


Em razão da campanha, órgãos do governo federal serão iluminados com a cor laranja. São eles:


Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Superior do Trabalho (TST) (durante o mês todo);


Congresso Nacional (de 5 a 19 de julho);


Palácio do Planalto e Ministério da Saúde (de 14 a 23 de julho).


Pandemia de Covid-19 gera aumento de casos de enxaqueca entre a população

Doença pode ser desencadeada pelo estresse, e foi potencializada durante o período de isolamento social

 

A pandemia de Covid-19 vem gerando, desde 2020, diversos impactos para a sociedade. Além das sequelas que os pacientes contaminados pelo coronavírus ainda enfrentam ao longo de sua recuperação, o isolamento social durante a pandemia segue afetando a saúde da população. Entre essas doenças causadas pela pandemia, existem dois tipos: as causadas diretamente pela contaminação e as que são consequências do estresse e do isolamento social. Nesse segundo grupo está o aumento das crises de enxaqueca, insônia, depressão e ansiedade, dentre outras.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Ipsos, aproximadamente 45% da população dos 30 países pesquisados teve piora leve ou intensa nas condições de saúde mental. O Brasil é o quinto país da lista, com 53% da população atingida. "A enxaqueca é uma condição neurológica, em que os pacientes afetados sofrem com dores de cabeça típicas que, em geral, afetam mais um lado da cabeça: são dores latejantes, de intensidade moderada a grave e associadas a sintomas como náuseas, vômitos, intolerância ao barulho ou à luz. O estresse é um fator desencadeante bem conhecido das crises de enxaqueca, portanto, um paciente estressado tem maior chance de ter crises de enxaqueca", afirma o médico Antônio Eduardo Damin, neurologista e consultor da Libbs Farmacêutica.

O quadro de enxaqueca é um dos mais comuns entre a população. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) atinge 15% da população mundial e 30 milhões de brasileiros sofrem com essa doença. Além disso, é uma doença altamente incapacitante, já que 90% de quem sofre com essa doença tem algum prejuízo na vida profissional e pessoal. "Pelo que pude constatar ao longo do último ano, a pandemia da Covid-19 e o isolamento social a que fomos submetidos fizeram com que houvesse um aumento de vários fatores desencadeantes das crises de enxaqueca, como estresse, ansiedade, depressão, insônia, mudança do padrão de sono, mudança de hábitos alimentares, dentre outros", destaca o especialista.

Um levantamento feito no Kuwait aponta que quase 60% dos 1000 participantes entrevistados teve piora nas crises de enxaqueca. Além do estresse e do isolamento, pesquisadores também estudam a relação da Covid-19 e a enxaqueca em pacientes recuperados. "O acompanhamento de pacientes que foram contaminados pela Covid-19 mostra que a dor de cabeça é um sintoma muito comum nos pacientes infectados, ocorrendo em aproximadamente 30% deles, apesar de existirem estudos mostrando que pode chegar até aproximadamente 71% dos pacientes. Por isso, a avaliação médica é importante tanto na cefaleia associada ao quadro inicial da Covid-19, quanto na cefaleia que persiste após esta fase inicial, pois o médico irá avaliar quais os exames de investigação serão necessários para cada paciente e qual será o melhor tratamento a ser instituído", completa o médico neurologista Antonio Damin.

Diário da Cefaleia

Como forma de auxiliar o paciente no monitoramento de crises de dor de cabeça, a Libbs disponibiliza gratuitamente o aplicativo "Diário da Cefaleia", que permite ao usuário registrar as ocorrências das crises, citando o dia, hora, intensidade da dor, região que a cabeça dói, fatores desencadeantes, entre outros. O app está disponível na Play Store (Android) e Apple Store (IOS), pelo QR code abaixo:

 


 

Libbs Farmacêutica

 

 

Referências bibliográficas:

1. Passavanti M, Argentieri A, Barbieri DM, et al. The psychological impact of COVID-19 and restrictive measures in the world. J Affect Dis. 2021;283:36-51.

2. Woolf SH, Chapman DA, Sabo RT, et al. Excess deaths from covid-19 and other causes, mach-july 2020. JAMA. 2020;324(15):1532-1564.

3. World Health Organization - WHO. COVID-19 disrupting mental health services in most countries, WHO survey. [internet]. 2021 [acesso em 29 jun 2021]. Disponível em https://www.who.int/news/item/05-10-2020-covid-19-disrupting-mental-health-services-in-most-countries-who-survey

4. Speciali JG, Kowacs F, Jurno ME, et al. Protocolo nacional para diagnóstico e manejo das cefaleias nas unidades de urgência do Brasil - 2018 [internet]. Academia Brasileira de Neurologia; 2018 [acesso em 27 mai 2021]. Disponível em: https://sbcefaleia.com.br/images/file%205.pdf.

5. Faro P. Dia Nacional do Combate à Cefaleia - 19/05 [internet]. São Paulo: Sociedade Brasileira de Cefaleia; 2017 [acesso em 16 jun 2021]. Disponível em: https://sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=321.

6. Al-Hashel JY, Ismail II. Impact of coronavirus disease 2019 (COVID-19) pandemic on patients with migraine: a web-based survey study. J Headache Pain. 2020;(115).

7. Uygun O, Ertas M, Ekizoglu E, et al. Headache characteristics in COVID-19 pandemic a suvery study. J Headache Pain. 2020;21(121).

8. Tolebeyan AS, Zhang N, Cooper V, et al. Headache in patients with severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 infection: a narrative review. Headache. 2020;60(10):2131-2138

DORES QUE SURGEM DE REPENTE: COMO EXPLICÁ-LAS?

 Aquela dor que não existia ontem e apareceu hoje está relacionada à performance de cada indivíduo


Uma dor que aparece e você não sabe de onde ela vem. Muitas vezes essa situação é relacionada ao conhecido "mau jeito". Dormir de mau jeito, abaixar para pegar algo no chão de mau jeito, entre tantas outras situações que fazem com que as pessoas procurem encontrar alguma solução para explicar a dor.

O personal trainer Samorai, especialista em movimentos, em treinamento 3Dimensional e fundador do Instituto de Performance Samorai, explica por que isso acontece. Após longos estudos sobre reabilitação, o movimento humano e o ser humano em si, por 20 anos ele buscou entender a causa das dores e criou a chamada Teoria da Performance Global do Ser que mostra porque não existia uma dor ontem e ela passa a existir hoje.

De acordo com Samorai, entender a causa das dores é o segredo de tudo, já que apenas dessa forma é possível saber como reabilitar quem sente a dor e até mesmo saber como preveni-las. "Existem dois tipos de lesões, aquela em que é claro o momento em que acontece a lesão e uma outra que vai acontecendo ao longo do tempo. No primeiro tipo, por exemplo, é quando alguém está jogando futebol e torce o tornozelo. Mas, o grande problema é o segundo tipo, quando a dor não existia ontem e apareceu hoje e aí vem a tentativa de entendimento pelo ‘mau jeito’ dado", diz o personal.

No segundo exemplo, o que pode acontecer é a dor ser sempre um incômodo em alguma região do corpo, aparecendo ou desaparecendo constantemente. Para explicar o porquê isso acontece, Samorai afirma que ao longo da vida, as pessoas têm uma queda de performance.

"Quando a nossa performance cair, sentiremos dor em algum lugar. Se tem uma parte do meu corpo que não está funcionando bem e eu continuo fazendo as mesmas atividades, alguém tem que compensar esse trabalho. E é exatamente essa parte do corpo que vai pagar a conta disso, por isso a dor aparece", explica Samorai. No processo natural da vida, todos sentirão alguma dor que não existia em um dia e existe no outro, independentemente da idade.

Todas as pessoas passarão por essa queda ao longo dos anos, mas o objetivo principal é adiar isso o máximo possível por meio de uma boa qualidade de vida, mudanças de hábitos e até mesmo um processo de realibilitação em casos mais acentuados.

"Se você sente uma dor no joelho, ela vem da somatória de todos os fatores do seu corpo, como o stress, uma má alimentação, a forma de pisar, um momento relaxado ou grato, tudo isso pode fazer seu joelho doer mais ou menos e está ligado à sua performance", afirma Samorai. E ele ainda completa: "toda dor que não tem origem clara é resultado de um estilo de vida ou comportamento pensando-se em todos os planos: corpo, mente e espírito que está mais ou menos harmonizada. Ou seja, se não sabe o que fazer, melhore qualquer coisa em você e sua percepção da dor com certeza já será melhor", conclui.

Sobre Samorai

Criador do Método de Treinamento 3Dimensional, Samorai é Bacharel em Esporte pela USP, Movement Specialist pelo Gray Institute dos USA e International Educator do Gray Institute, além de ser uma das cinco pessoas que podem ministrar cursos desse instituto em qualquer lugar do mundo. Ele tem formação em Kettlebell Training pelo RKC, também dos USA, em Krav Maga e defesa pessoal pelo IKM de Israel, além de formação em Ciências Políticas e Filosofia com Clóvis de Barros Filho, na USP. Trabalhou nos USA, Alemanha e Irlanda, país onde também morou.

Samorai é palestrante internacional, estuda áreas como Antroposofia e Pedagogia Waldorf, massoterapia e quiropraxia. Atleta de handebol por 20 anos, ele tem participações em torneios nacionais e internacionais e esteve na Olimpíada do RJ com a equipe da Polônia de handebol. Atleta do ano de 2019 pelo Alliance Jiu Jitsu, equipe recordista em títulos mundiais (12 conquistas nos últimos 14 anos), ele é campeão sul-americano, brasileiro, do Internacional Master e BJJ Pro. De 2013 a 2015 foi professor no reality show Além do Peso (TV Record) em todas as temporadas e já participou de diversos trabalhos em grandes emissoras e nos veículos de comunicação mais consagrados do Brasil.

 


Instituto de Performance Samorai

Rua Comendador Miguel Calfat, 437 - Vila Nova Conceição - São Paulo/SP

(11) 97970-3567

@samorai3d


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