Pesquisar no Blog

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Seu filho range os dentes ao dormir? Saiba como tratar o bruxismo

O bruxismo ocorre tanto em adultos como em crianças e pode causar muito desconforto entre outros problemas


Bruxismo é o termo utilizado para determinar uma atividade dos músculos da mastigação na qual o indivíduo range e aperta os dentes, em períodos de sono ou vigília, inconscientemente. Segundo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), ele atinge cerca de 30% da população mundial. No Brasil, cerca de 40% das pessoas sofrem desse distúrbio.

Entre os principais sintomas do bruxismo em crianças está o desgaste ou outras alterações dentárias, desconforto muscular, dores na região de ATM (próximo a entrada do ouvido), além dos relatos de sons associados ao ato de ranger os dentes, entre outros. 

Segundo a odontopediatra da Associação Israelita Fortunée de Picciotto, Dra. Renata Molina, a causa do bruxismo requer uma investigação minuciosa e atenta, uma vez que o bruxismo pode se apresentar como sinal de outras alterações que estejam ocorrendo com a criança, incluindo fatores psicológicos, ansiedade e estresse. “O bruxismo pode estar relacionado a várias causas necessitando de uma avaliação multidisciplinar para determinar qual a origem para que a intervenção seja mais efetiva e assertiva”, completa. 

Para ajudar a identificar se a criança tem ou não bruxismo, é importante a avaliação de um Cirurgião Dentista para que as estruturas bucais sejam analisadas. “O relato dos pais também surge como uma fonte importante na coleta dos dados e, outros exames complementares podem ser solicitados”, ressalta a odontopediatra, Dra. Larissa Neves Rossi.

A boa notícia é que existe tratamento, por isso a importância de um bom diagnóstico auxiliado, no caso das crianças, pelo odontopediatra. “O odontopediatra é especializado no cuidado da criança e está apto para identificar sinais do bruxismo, podendo avaliar os sinais e sintomas clínicos relevantes para o diagnóstico e tratamento. O acompanhamento regular do paciente permite que o odontopediatra monitore a condição da criança, ajudando a prevenir danos adicionais aos dentes e as demais estruturas bucais”, finaliza Dra. Renata. Além disso, a atuação do Odontopediatra deve fazer parte de um contexto mais amplo, interagindo com  outros profissionais da área da saúde para uma visão mais completa do paciente infantil.



Associação Israelita Fortunée de Picciotto
https://www.pt.associacaofortunee.com
Instagram: @associacao.fortunee


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados