Um levantamento realizado pela wemobi, marketplace de viagens rodoviárias, revela como os brasileiros se comportam na hora de viajar. De acordo com a pesquisa, 47% dos usuários se identificam com perfis mais cuidadosos: 25% são considerados econômicos e 22% se descrevem como planejadores ou organizados.
“A pesquisa mostra que os brasileiros têm perfis variados na hora de viajar. Enquanto quase metade dos usuários se identifica como econômico ou planejador, priorizando organização e controle de gastos, há também quem busque descanso, conforto ou aventura. Entender esses perfis nos permite oferecer soluções e experiências que atendam a todos, desde quem gosta de planejar cada detalhe até quem viaja para se divertir e se desligar da rotina”, diz Daniel Limena, head da wemobi.
A pesquisa indicou
que a maior parcela de clientes é da faixa de 26 a 45 anos, representando mais de
60% do total. Os viajantes foram classificados em perfis distintos, que revelam
as prioridades de cada grupo na hora de escolher destinos e organizar viagens.
Confira os principais destaques:
Econômico: atenção aos gastos
Representando 25%
dos entrevistados, os viajantes econômicos têm como principal critério o valor
da viagem. Para eles, cada centavo conta e por isso fazem um controle minucioso
de todos os gastos e evitam despesas extras. Mesmo que a viagem não tenha sido
planejada com muita antecedência, o preço é um fator importante e eles querem
unir as duas coisas: aproveitar a viagem sem comprometer o orçamento.
Apesar de
parecerem semelhantes, os econômicos e os planejadores se diferenciam pelo que
realmente motiva suas escolhas de viagem.
Planejador:
tudo organizado
Com 22%, os
planejadores ou organizados priorizam uma experiência sem imprevistos, ou seja,
eles buscam principalmente o controle sobre a experiência da viagem. Mais do
que economizar, eles querem ter tudo definido com antecedência — desde o
orçamento até os horários e atividades. Para esse perfil, o esforço pré-viagem
é uma forma de garantir tranquilidade e aproveitar ao máximo o passeio. O investimento
pode até ser um pouco maior, mas sempre será estruturado e cuidadosamente
planejado.
Relax:
descanso e lazer
Para 16% dos
viajantes, o mais importante é descansar, curtir a família e aproveitar
momentos com amigos. Este perfil busca viagens tranquilas, sem pressa e com
foco no bem-estar emocional.
Exigente:
conforto acima de tudo
Nem sempre os
viajantes priorizam o preço mais baixo. Um dado curioso é que 8% dos usuários
declararam valorizar mais o conforto e o bem-estar, mesmo que isso implique
pagar um pouco mais. Para eles, viagens são experiências que devem ser
aproveitadas com qualidade.
Aventureiro:
novas experiências
Representando 6%,
os aventureiros procuram emoções, atividades diferentes e experiências
inéditas, seja em destinos urbanos ou em roteiros de natureza e aventura.
Os resultados
mostram que, embora o planejamento e a economia sejam prioridades para quase
metade dos viajantes, há uma diversidade de perfis e motivações, refletindo
diferentes formas de aproveitar o tempo livre e os feriados.
Motivos de
viagem
Segundo a
pesquisa, as viagens da wemobi são majoritariamente afetivas (75%) e de lazer
(55%), reforçando o perfil emocional e descontraído do público. Viagens a
trabalho (31%) e estudos (18%) indicam um público funcional presente, mas
secundário, enquanto motivos práticos como saúde e compras (4%) têm impacto
mínimo na demanda geral.
O principal motivo
de viagem é visitar pessoas (51%), seguido por lazer e turismo (25%) e trabalho
(15%). Estudos (5%), saúde e compras (1% cada) têm peso mínimo, mostrando que a
prioridade dos viajantes é explorar vínculos afetivos e momentos especiais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário