Como ecossistemas online de aprendizagem promovem impacto social, ambiental e de governança no Brasil e no mundo
Em um cenário global marcado por transformações aceleradas e
crescentes exigências sociais e ambientais, o compromisso com a agenda ESG
(Ambiental, Social e Governança) deixou de ser um diferencial competitivo para
se tornar uma obrigação ética e estratégica para empresas, governos e
instituições. Nesse contexto, a educação desponta como um dos elementos mais
transversais e estruturantes para impulsionar resultados sustentáveis de longo
prazo.
A ODILO, multinacional especializada na criação de ecossistemas
digitais de aprendizagem personalizados, tem desempenhado um papel de destaque
ao unir tecnologia e educação para ajudar as organizações a cumprir as metas
ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em particular o
4, que se refere à educação de qualidade.
“A educação é um elo comum entre os desafios sociais, ambientais e
éticos que enfrentamos. E, ao mesmo tempo, é uma das ferramentas mais concretas
para enfrentá-los com impacto real. Incorporar o acesso ao conhecimento como
política de ESG é um passo fundamental para promover inclusão, equidade e
desenvolvimento sustentável”, afirma Ainhoa Marcos, vice-presidente de educação
e setor público da ODILO.
Educação como ferramenta estratégica dentro da agenda ESG
Apesar dos avanços nos pilares ambiental e de governança, a
dimensão social do ESG ainda é pouco estruturada em muitas organizações.
Priorizar o desenvolvimento humano como eixo estratégico é uma forma eficaz de
gerar impacto real e promover inclusão de forma contínua.
Além de cumprir o ODS 4, as iniciativas nessa área contribuem para
reduzir as desigualdades (ODS 10, no qual a ODILO também foi certificada),
estimular o crescimento econômico sustentável e apoiar práticas de consumo
consciente (ODS 12, no qual a ODILO é certificada), contemplando assim outros
objetivos de desenvolvimento sustentável. Ao ampliar o acesso ao conhecimento,
criam-se bases sólidas para transformações sociais e ambientais duradouras.
A tecnologia como ponte para a equidade
No Brasil, onde os desafios estruturais do sistema educacional
ainda afetam milhões de estudantes, a ODILO tem desenvolvido soluções digitais
que ampliam o acesso à aprendizagem e promovem a inclusão em contextos
diversos, desde grandes centros urbanos até comunidades remotas.
“A tecnologia, quando aplicada com propósitos sociais, pode romper
barreiras geográficas e econômicas, respeitar os ritmos individuais de
aprendizagem e, sobretudo, garantir que mais pessoas tenham acesso a conteúdos
relevantes e de qualidade”, destaca a especialista.
Além do impacto educacional direto, essas soluções contribuem para
a sustentabilidade ambiental. A substituição de materiais físicos por recursos
digitais reduz significativamente o uso de papel, os custos logísticos e as
emissões de carbono associadas ao transporte e à produção de materiais
impressos. Nesse sentido, a digitalização também se alinha aos princípios de
economia circular e redução da pegada ecológica, fundamentais para as metas
ambientais do ESG.
Educação contínua como base da boa governança
Outro eixo de impacto relevante está na governança. O investimento
contínuo em educação fortalece a cultura organizacional das empresas e
instituições, estimulando ambientes mais éticos, transparentes e
participativos.
Ao promover o acesso à informação confiável, ao pensamento crítico
e ao desenvolvimento de competências socioemocionais e digitais, as
organizações constroem equipes mais preparadas para lidar com complexidades
contemporâneas e tomam decisões mais embasadas, inclusivas e responsáveis.
Esses são pilares do ODS 16, que visa promover sociedades pacíficas, justas e
eficazes na governança institucional.
A formação contínua também contribui para o engajamento de
colaboradores e o fortalecimento de vínculos com a comunidade. Ao levar
oportunidades de aprendizagem para além dos muros da organização, empresas
ampliam sua relevância social e sua contribuição para o desenvolvimento
regional.
Uma nova visão para a sustentabilidade: educação como
política de impacto
Nesse aspecto, a proposta da ODILO projeta iniciativas estruturadas, com foco de médio e longo prazo, que contribuam para mudanças concretas nas regiões onde a empresa atua.
Cada projeto é pensado a partir da escuta das comunidades e da adaptação às realidades locais. Embora a tecnologia não resolva todos os problemas sozinha, pode ampliar significativamente o alcance e a efetividade das ações quando aplicada com intencionalidade social. “O momento atual exige que o ESG seja tratado como prática cotidiana, e não apenas como discurso. Nesse processo, o acesso ao conhecimento tem papel fundamental”, conclui Ainhoa Marcos.
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