De chamadas falsas de supostos funcionários do banco a vídeos ou áudios criados com inteligência artificial, essas são as cinco fraudes mais comuns direcionadas a terceira idade
Cada vez mais idosos
estão se integrando ao mundo digital com confiança, curiosidade e entusiasmo.
De acordo com um estudo global da Kaspersky, 61% dos idosos participam
ativamente das redes sociais, 64% fazem compras online e 68% gerenciam seu
dinheiro a partir de plataformas e se comunicam por videochamada. Porém, esse
aumento da presença online também os tornou um alvo para cibercriminosos que
aproveitam as lacunas de conhecimento para executar golpes cada vez mais
sofisticados direcionados a faixa etária. Apenas 52% têm software de segurança
instalado e apenas 30% configuram adequadamente sua privacidade online. Para
ajudar a geração, a Kaspersky separou as cinco fraudes mais comuns direcionadas
aos idosos e um guia digital para se precaverem e não caírem nos golpes digitais.
Veja abaixo.
A Kaspersky destaca os cinco golpes mais comuns
direcionados aos idosos:
- Chamadas falsas de supostos funcionários do
banco: Esse tipo de golpe consiste no criminoso
ligando para o telefone fingindo ser um funcionário do banco. Ele afirma
que alguém clonou o cartão, e teve uma cobrança muito alta ou atividade
suspeita na conta. Em seguida, ele pede dados pessoais, senhas ou códigos
de segurança enviados por mensagem. O objetivo é obter acesso a contas
bancárias para esvaziá-las.
- Promessas enganosas de prêmios ou bônus nas
redes sociais: Por meio de anúncios ou publicações em
plataformas como o Facebook, os golpistas oferecem prêmios, ajuda
financeira ou recompensas que supostamente são concedidas por instituições
reconhecidas. Ao clicar nesses links, a vítima é redirecionada para sites
falsos onde informações confidenciais são solicitadas e usadas para
cometer fraudes.
- Mensagens falsas de parentes pedindo dinheiro
urgente: Trata-se de um golpe em que criminosos enviam
mensagens no WhatsApp ou redes sociais, fingindo ser um parente próximo.
Eles afirmam estar em uma situação de emergência e solicitam dinheiro com
urgência. Geralmente, eles usam desculpas como um acidente, um problema
legal ou a perda do telefone original para justificar o uso de um número
desconhecido.
- Roubo de informações em redes Wi-Fi públicas: nesse
tipo de fraude, os criminosos aproveitam as conexões gratuitas de internet
disponíveis em locais públicos. Essas redes, por não possuírem medidas de
segurança, permitem a interceptação das informações que os usuários enviam
ou recebem, como senhas ou dados bancários. Isso pode facilitar o acesso a
contas pessoais.
- Falsificação de identidade por meio de áudios
ou vídeos criados com inteligência artificial: usando
tecnologias como inteligência artificial, os fraudadores criam áudios
(deepvoice) ou vídeos (deepfakes) nos quais imitam a voz ou imagem de uma
pessoa famosa ou alguma autoridade promovendo "produtos
milagrosos" ou medicamentos. Esses materiais são usados para espalhar
informações falsas ou vender mercadorias cujo único objetivo é fraudar os
compradores.
"A
maior ameaça não é a idade, mas a falta de informação e conhecimento sobre boas
práticas tecnológicas. Muitos idosos já fazem parte do mundo digital, mas nem sempre
estão preparados para identificar os riscos que existem online. Os
cibercriminosos exploram essa lacuna por meio de técnicas de engenharia social,
manipulando emoções como medo ou urgência para pressionar as pessoas a agir sem
pensar: compartilhar dados pessoais, transferir dinheiro ou clicar em links
perigosos. É nessa reação impulsiva que ocorre o golpe", alerta Fabiano
Tricarico, diretor geral de produtos de consumo da Kaspersky para Américas.
Para
celebrar os idosos como atores ativos no mundo digital, os especialistas da
Kaspersky oferecem este guia para que a terceira idade não caiam em golpes e
saibam como se proteger ao realizar atividades online:
- Não compartilhe seus dados
pessoais com estranhos: Se alguém
ligar para você, escrever para você no WhatsApp ou por e-mail dizendo que
é do banco, de uma empresa ou até mesmo de um parente e pedir senhas,
códigos de verificação ou dados de suas contas, não os forneça. Os
golpistas se passam por pessoas confiáveis para enganar. Lembre-se de que
nenhum banco ou empresa solicitará dados pessoais por telefone ou
mensagem. Encerre a ligação e entre em contato diretamente com o banco.
Uma ferramenta que pode ajudar é o Kaspersky Who Calls, um aplicativo de segurança para smartphones que ajuda a
identificar, bloquear e gerenciar chamadas indesejadas, protegendo o
usuário de golpes, spam e contatos suspeitos, inclusive no WhatsApp.
- Preste atenção às mensagens suspeitas:
Se você receber uma mensagem que pede dinheiro
urgente, promete um prêmio ou tem links para clicar em troca de algum tipo
de recompensa, revise-a com calma. Veja se vem de um número ou e-mail
desconhecido, se tem erros de ortografia ou se apressa você a agir
rapidamente, esses são sinais de que é uma farsa. Se algo lhe parecer
estranho, não abra, não responda e consulte alguém de sua confiança.
- Mantenha seus dispositivos
atualizados e organizados: Atualizar seu
celular, tablet ou computador é essencial para se manter protegido. As
atualizações corrigem bugs e fortalecem a segurança. Você também pode
organizar seus dispositivos com ícones grandes e atalhos para o que você
mais usa. Isso não apenas torna tudo mais confortável, mas ajuda a evitar
erros ou confusão na navegação.
- Instale uma solução de segurança
e VPN em seus dispositivos: ter uma ferramenta
de segurança instalada em seus dispositivos
ajuda a evitar golpes, proteger suas informações pessoais e bloquear sites
suspeitos. Além disso, é muito útil usar
uma VPN, que significa
"rede privada virtual". Esta ferramenta cuida dos seus dados
quando você se conecta à internet, especialmente se você estiver usando
redes públicas, como as de uma cafeteria ou de um aeroporto. A VPN cria
uma espécie de "túnel privado" entre seu dispositivo e a página
que você está visitando. Assim, ninguém mais pode ver o que você está
fazendo ou acessar seus dados pessoais, como senhas, informações da conta
ou sua localização. Se você usa uma VPN ao fazer transações, compras ou
consultar seu banco pelo celular, tem uma camada extra de proteção para
navegar com tranquilidade.
- Se algo te apressar ou assustar,
não aja imediatamente: muitos golpes
usam pressa ou medo para fazer você tomar decisões sem pensar. Por
exemplo, uma mensagem que diz que há um problema com sua conta ou que seu
neto precisa de dinheiro com urgência. Se você sentir pressão para agir
rápido, faça uma pausa. Pense nisso, revise as informações com calma e, se
tiver dúvidas, peça ajuda. Não há pressa que justifique arriscar.
Para obter mais informações sobre como proteger
sua segurança digital, visite nosso blog.
Kaspersky
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