Comunicação e negociação é um dos temas dos workshops que ministro, com foco nas estratégias de comunicação que podem ser utilizadas durante uma negociação.
Já pude abordar esse mesmo assunto com públicos diferentes dentro da mesma empresa. Essa experiência foi muito interessante porque, como tenho a necessidade de fazer cada apresentação melhor que a anterior, aperfeiçoando a formação a partir de observações, perguntas e comentários do público que assistiu previamente, fiz algo bem diferente na segunda vez. O que me possibilitou a ideia de escrever este texto.
Aprendo muito com as pessoas para as quais eu falo, pois gosto de interagir com elas e faço perguntas, presto atenção ao que elas dizem e incentivo a participação ativa e construtiva do grupo. Acredito que todos deveriam fazer isso.
Resolvi usar essa experiência para apresentar dois
tópicos relevantes numa negociação, justamente porque o público era sênior,
C-Level, isto é, que demanda negociações maiores e mais difíceis e requer maior
número de estratégias, bem como atenção redobrada por parte dele. Essa
diferença ficou clara porque as questões levantadas eram de maior complexidade.
Duas delas, muito específicas, foram feitas. E vou
abordá-las de forma breve para que aqueles que se interessarem possam tirar
proveito dessa experiência.
O primeiro tópico está relacionado ao valor de
estarmos bem preparados para a negociação. O segundo se refere às dificuldades
inerentes àquela que acontece entre diferentes culturas/países. E os dois
pontos se interligam quando pensamos que alguém, ao estar pronto para negociar,
saberá como lidar com culturas diferentes.
No primeiro ponto, se você estudar tudo que estiver
envolvido na negociação, incluindo as pessoas nela presentes, terá mais chances
de sucesso. Mas se você se conhecer bem e tiver clareza sobre os termos da
negociação que podem agregar valor ao outro e sobre aqueles de que não pode
abrir mão de jeito nenhum, aumentará significativamente suas chances de
conduzir a negociação com firmeza e equilíbrio.
Porém, negociar não é fácil!
Quanto à negociação entre diferentes culturas, o
que posso dizer aqui é que cada uma tem uma linguagem corporal específica, uma
atitude e um idioma que lhe são peculiares. Saber falar outra língua
fluentemente, nesse caso, é fundamental, mas entender intimamente como funciona
a outra cultura fará toda a diferença.
Há alguns outros pontos igualmente relevantes que inseri na apresentação e que não abordei aqui. Se você lê habitualmente meus conteúdos, sabe que gosto de escrever textos curtos, mas que tragam reflexões e contribuam efetivamente para o desenvolvimento das habilidades de quem os lê. E esse com certeza é um tema de que voltarei a falar mais.
Juliana Algodoal, PhD - Potencializo sua comunicação profissional, CEO Linguagem Direta, Inteligência da Comunicação para líderes, Fonoaudióloga, Partner do Ecossistema Great People & GPTW, Escritora, Palestrante, Mentora

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