Pesquisar no Blog

sexta-feira, 23 de maio de 2025

Inédito no Brasil, o musical Alice de Cor e Salteado transporta o clássico de Alice no País das Maravilhas para o contexto de uma guerra. A estreia será dia 7 de junho, em São Paulo

Créditos para: Priscila Prade
 @priscilaprade

Com idealização da dupla Diego Montez e Gabi Camisotti e direção geral de Gustavo Barchilon, o espetáculo é a versão brasileira para a montagem originalmente encenada em Londres, com música de Duncan Sheik e letras de Steven Sater - os mesmos do musical O Despertar da Primavera

 

O clássico da literatura inglesa de Lewis Carroll ganha uma nova ambientação no musical Alice by Heart. Originalmente situado em um bunker durante uma guerra, a obra estreou em 2012 em Londres, no Royal National Theatre e, posteriormente, ganhou uma produção de destaque no circuito Off-Broadway, em Nova York.  

Agora, o espetáculo chega ao Brasil com uma versão inédita chamada Alice de Cor e Salteado adaptada por Rafael Oliveira e dirigida por Gustavo Barchilon, com temporada de estreia no Teatro Estúdio, em São Paulo, de 7 de junho a 4 de agosto de 2025. Ainda conta com Gui Leal na direção musical e Ciça Simões assinando as coreografias para completar a equipe criativa.  

Produzida pela Barho e Moca, a versão brasileira conta Gabi Camisotti no papel de Alice Spencer, ao lado de Diego Montez como Alfred e o Coelho Branco. Também integram o elenco, Yasmin Gomlevsky, Valeria Barcellos, Renan Mattos, Bruna Pazinato, Thales César, Jessé Scarpellini, João Victor, Bruno Sigrist, João Ferreira e Helena Bastos.

Alice de Cor e Salteado é uma poderosa metáfora sobre a resiliência, a dor da despedida e da morte, o luto e o poder transformador da imaginação. “Alice quer permanecer no mundo de sua infância, mas precisa enfrentar a realidade. Esse conflito entre inocência e maturidade é um tema forte que ressoa especialmente com adolescentes e jovens adultos. Embora muitas adaptações de Alice no País das Maravilhas existam, poucas exploram a história com uma abordagem tão introspectiva e emocional”, reflete o diretor.

O espetáculo mescla música emocionantes, interpretadas ao vivo por uma banda com seis instrumentistas, com muita poesia. “A música de Duncan Sheik tem um estilo envolvente, que combina bem com a atmosfera sonhadora da peça. Já as letras de Steven Sater são carregadas de simbolismo e emoção, reforçando a sensação de que cada canção é uma reflexão profunda sobre os sentimentos da protagonista”, acrescenta. 

Outro ponto interessante é que o musical é encenado como um teatro de arena e não no palco italiano, como a maioria das montagens desse gênero. “Eu queria explorar novas formas de encenação, buscando uma experiência mais imersiva. Interpreto essa obra com um olhar muito sério, pois vejo nela elementos fortemente influenciados pelo teatro do absurdo, um mergulho beckettiano. Se olharmos para Alice no País das Maravilhas, percebemos claramente essa atmosfera surrealista, e a peça bebe muito dessa estética”, explica Barchilon.

E, como ainda ressalta o diretor, diferentemente de outras versões do clássico, a cenografia e os figurinos da nova montagem mesclam a escuridão da guerra com a vivacidade do País das Maravilhas, criando um visual não tão colorido extravagante, mas melancólico e intimista, com um tom expressionista.

 

Sinopse

O musical reimagina a clássica história de Alice no País das Maravilhas em meio ao caos e à destruição da guerra. A trama acompanha Alice, uma jovem que se refugia em seu livro desgastado de Alice no País das Maravilhas, enquanto está presa em um abrigo antibombas com seu amigo de infância Alfred, que está gravemente doente. Enquanto os horrores da guerra se intensificam, Alice escapa para um mundo de fantasia onde pode reescrever sua própria história e encontrar força para lidar com a realidade brutal ao seu redor. 

 

Ficha Técnica

Músicas: Duncan Sheik
Letras: Steven Sater

Adaptação de texto e Versão Brasileira: Rafael Oliveira - @rafaelfso

Direção Artística: Gustavo Barchilon - @gustavobarchilon

Direção Produção: Thiago Hofman - @thihoff

Direção Musical: Gui Leal - @guihleal 

Coreografia e Direção de Movimento: Cecilia Simoes - @csimoes10

Preparador Vocal: Rafael Villar @_rafaelvillar_

Cenografia: Natália Lana - @cenarionatalialana

Desenho de Luz: Maneco Quinderé - @maneco_quindere

Figurino: Luisa Galvão - @lugalvao_beauty

Design de Som: João Baracho - @jhbaracho 

Assistente de Figurino e Objetos: Acrides - @acridesjr 

Assistente de Direção: Lara Mendes - @laramendesf 

Assistente de Direção Musical: Mô Amaral - @moamaralg

Assistente de Coreografia: Nay Fernandes - @nayfernandes_official

Stage Manager: Andressa Cericato - @andcericato

 

Elenco:

Gabi Camisotti - @gabicamisotti

Diego Montez - @dimontez

Yasmin Gomlevsky - @yasmingomlevsky 

Valeria Barcellos  - @valeriabarcellosoficial

Renan Mattos - @orenanmattos

Thales César - @thalescesarofc

Bruno Sigrist  - @brunosigrist

Bruna Pazinato - @bpazinato

Jessé Scarpellini - @jscarpellini

João Victor  -  @joaovictorps 

João Ferreira - @notjoaoferreira

Helena Bastos - @helebastos

Mô Amaral - @moamaralg

 

Serviço

Alice de Cor e Salteado

Temporada: 7 junho a 4 agosto de 2025 

  • Sextas, sábados e segundas às 20h30
  • Domingos: 

Dia 8 de junho, às 16h e 18h30 

15 de julho a 29 de junho, às 18h30

6 de julho a 3 de agosto, às 16h

Teatro Estúdio - Rua Conselheiro Nébias 891, Campos Elíseos, São Paulo

(Próximo ao metrô Santa Cecília)

Ingressos: R$ 140,00 (inteira) / R$ 70,00 (meia)

Vendas online em Sympla. Bilheteria física aberta 3 horas antes do espetáculo.

Classificação: Livre

Acessibilidade no local

Contato: (11) 97474 1912

Instagram: @oteatroestudio

Serviço de Valet no local.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados