Chegando ao fim a alta temporada do réveillon, ano novo e férias
escolares, gestores hoteleiros já voltam seu planejamento e preparativos para o
Carnaval, que neste ano acontece entre os dias 1 e 4 de março. Um dos
principais eventos do ano para o setor, o Carnaval representa uma grande
oportunidade de faturamento para os hotéis, já que no feriado, os turistas
costumam cair na estrada, seja para curtir os blocos, desfiles, shows, ou até
mesmo para fugir da folia e descansar.
E os números não escondem a magnitude deste evento. Em 2024, cerca de 8 milhões de pessoas aproveitaram o Carnaval
apenas na cidade do Rio de Janeiro, movimentando cerca de R$5 bilhões. Já em Belo Horizonte, o Carnaval do ano passado foi marcado por
418 blocos e 5,5 milhões de foliões na rua, tendo movimentado R$943 milhões, um
aumento de 30% na comparação com o ano anterior.
São muitas oportunidades de negócio no setor da hospitalidade, e
que se estendem para além do feriado, abrangendo também períodos “pré” e “pós”
Carnaval. Por isso, para garantir o aproveitamento máximo da capacidade do
setor, é importante que os gestores apliquem a tecnologia de forma estratégica
em seus hotéis. Afinal, por meio da digitalização é possível maximizar os
lucros, tornar as operações mais eficientes e ainda encantar e fidelizar o
hóspede.
A primeira dica é: antes de receber essa grande quantidade de
foliões, é importante que a gestão do empreendimento esteja funcionando 100% de
forma eficiente, e para isso, contar com um sistema de gestão especializado em
hotéis é primordial. Essas soluções reúnem em um único ambiente uma grande
quantidade de funcionalidades, como controle de reservas, estoque, financeiro,
faturamento, entre outras. Assim, é possível realizar uma gestão administrativa
mais eficiente do negócio, obtendo uma visão abrangente de seus principais
indicadores.
E como no período do Carnaval é esperada uma grande quantidade de
reservas, outra dica são soluções no mercado voltadas exclusivamente para
facilitar o processo de gestão da distribuição. Essas ferramentas centralizam
informações de diferentes canais de venda, em tempo real, em uma única
plataforma. Com isso, os gestores conseguem aprimorar a gestão de preços e de
demanda, garantindo uma melhor ocupação e obtendo uma visão 360º de todos os
seus canais de venda. E ainda conseguem estabelecer estratégias de precificação
personalizadas para cada canal de forma muito mais simples.
E quando falamos da experiência do hóspede, é importante que,
mesmo com a ocupação máxima por conta do feriado, a qualidade do atendimento
continue sendo a prioridade. Afinal, os turistas estão em busca de diversão e
lazer, mas sem deixar de lado a comodidade. E aqui, implementar a tecnologia em
inovações como check-in e check-out automáticos, chaves de quartos digitais,
atendimentos personalizados, chatbots e assistentes, meios de pagamento
digitais, são apenas alguns dos exemplos que podem conquistar os hóspedes.
Realizar pesquisas de satisfação, e acompanhar as avaliações dos hóspedes em
plataformas online também são ótimas formas de entender o cliente e garantir um
atendimento cada vez melhor.
Outras iniciativas que podem auxiliar os hotéis a aumentarem sua
receita no Carnaval são parcerias com agências de turismo ou mesmo a criação de
pacotes e promoções para o período. Neste sentido, estratégias de marketing
digital são muito importantes, como e-mail marketing e conteúdo para redes
sociais. Aqui existe uma grande oportunidade de uso inteligente de dados, de
modo a tornar a comunicação com os turistas mais precisa- e claro sempre
respeitando as legislações de privacidade e segurança de dados.
O mercado hoteleiro está cada vez mais concorrido, e neste
Carnaval não será diferente. Portanto, minha última dica para os hotéis
aproveitarem as oportunidades deste feriado é investirem no que torna seus
empreendimentos únicos. Seja um excelente atendimento, serviços exclusivos,
luxuosas acomodações, uma localização privilegiada, neste Carnaval invista
neste diferencial, mostre ao seu hóspede as vantagens do seu hotel e torne a
experiência dele memorável!
Claudio Cordeiro - diretor de produtos para Hotelaria da TOTVS
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