O final de ano, sem dúvidas, é a época mais
aguardada do comércio. Afinal, do ponto de vista financeiro, os clientes têm
maior poder aquisitivo para realizar compras, já do aspecto emotivo, a
sequência de datas comemorativas desperta o desejo de presentear amigos e
familiares. Diante de um período promissor para os comerciantes, torna-se
essencial alinhar estratégias e, principalmente, potencializar o uso de canais
de vendas.
Nos últimos anos, estar presente onde o cliente
está se tornou um desafio. Com a mudança nos hábitos e comportamentos dos
consumidores, personalizar o atendimento deixou de ser um diferencial para se
tornar uma necessidade. Entender as preferências do público, desde o tipo de
produto até o canal de compra, é indispensável para garantir maior alcance e
proximidade.
É importante lembrar que todo ponto de contato pode
se tornar um canal de vendas. Seja no ambiente digital ou físico, as estratégias
devem transformar o atendimento em vendas e proporcionar a melhor experiência
ao cliente. Abaixo, destaco três canais que estão em alta e são capazes de
impulsionar as vendas:
#1 E-commerce: com o
aumento das compras online pós pandemia, o e-commerce se tornou o canal
preferido de muitos consumidores. Em 2023, este mercado no Brasil faturou R$
185,7 bilhões, segundo dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio
Eletrônico). Esse canal é não apenas uma excelente opção de vendas, mas também
uma ferramenta para mapear a jornada do cliente e atrair novos parceiros.
#2 Live commerce: essa
abordagem consiste em vendas transmitidas ao vivo pela internet, e está
ganhando força no mercado. A plataforma Shopee, por exemplo, registra um
aumento de até cinco vezes nas vendas nos dias em que realiza lives. Esse
formato permite maior conexão com o público e alcança potenciais clientes
diretamente no local onde eles já estão presentes e engajados.
#3 Bots: esses continuam sendo um canal
estratégico para conversão de vendas. Eles proporcionam um atendimento ágil e
preciso, respondendo dúvidas e orientando o cliente durante a navegação.
Utilizados corretamente, ajudam a melhorar a experiência de compra sem serem
invasivos, oferecendo suporte em tempo real ao consumidor.
Embora existam diversos canais de vendas
disponíveis, sua eficácia dependerá da estratégia associada ao uso de cada um.
Consumidores atuais esperam um atendimento personalizado e humanizado, se não
tiverem suas expectativas atendidas, buscam outras opções.
Portanto, antes de adotar qualquer canal, é
fundamental que os comerciantes verifiquem se ele se alinha ao perfil e
preferências do cliente. Isso pode ser realizado desde o mapeamento de hábitos
até a identificação de padrões de acesso, cujas informações permitem ofertar os
produtos certos no momento e local adequados. E, mesmo que essa abordagem exija
integração e alinhamento das áreas com os canais de vendas, hoje, ferramentas
de Inteligência Artificial, por exemplo, facilitam a execução dessas estratégias,
tanto no online quanto no offline.
Nesse cenário, contar com o apoio de uma empresa
especializada pode fazer toda a diferença. A presença de profissionais
capacitados auxilia na identificação de oportunidades e na escolha do canal
mais aderente ao perfil do negócio, maximizando os resultados.
Mais do que a Black Friday ou outras datas
comemorativas, o comércio está ativo o ano todo. Entretanto, o que determina o
desempenho em cada período é o quão bem alinhada está a estratégia de vendas
com os canais escolhidos. A tendência é que o público continue expandindo suas
preferências e cabe às marcas acompanharem essa evolução. Afinal, vencem não
apenas os que vendem mais em um período específico, mas aqueles que sabem
sustentar e ampliar seu desempenho ao longo do ano inteiro.
Luiz Correia - head comercial na Pontaltech.
Pontaltech
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