Pesquisar no Blog

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Implante dentário: mitos e verdades e o que mais você precisa saber

Alimentação pós-operatório e rejeição do procedimento estão entre as principais dúvidas dos pacientes 

 

Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), no Brasil, 35 milhões de pessoas sofrem com a falta de pelo menos um dente. A saúde bucal é uma das principais preocupações dos brasileiros e o implante dentário tem se tornado uma solução eficiente para quem busca restaurar o sorriso e a função dos dentes. No entanto, muitos mitos ainda cercam esse procedimento, o que pode gerar receios desnecessários. 

De acordo com Fernanda Oliani Marur, coordenadora clínica da Oral Sin, maior rede de implantes dentários do país, para garantir o sucesso a longo prazo dos implantes dentários é essencial manter uma boa higiene bucal e realizar consultas periódicas ao dentista para ajustes e manutenção. 

“Manter os implantes limpos e seguir as orientações do profissional evita problemas futuros e prolonga a durabilidade das próteses. O implante dentário é um dos tratamentos mais seguros e eficazes da odontologia moderna, e entender as verdades sobre o procedimento, além de desmistificar mitos, é o primeiro passo para conquistar um sorriso saudável e duradouro, afirma."

Abaixo, a especialista desvenda os principais mitos e verdades sobre o tema.

 

Mitos: 

Implante dentário dói
O implante dentário é um procedimento cirúrgico, mas o desconforto é controlado com anestesia local e analgésicos prescritos no pós-operatório. Além disso, é possível recorrer ao método de sedação consciente, que promove o relaxamento do paciente durante a realização do procedimento e permite que tudo seja feito sem dor. A maioria dos pacientes relata rápida recuperação.

 

O tratamento é demorado
A duração do tratamento varia de acordo com a complexidade do caso. Atualmente, com o avanço das técnicas, muitos pacientes podem receber o implante e a prótese em poucas semanas, dependendo da cicatrização e de condições específicas do paciente. A aplicação da técnica de carga imediata, por exemplo, permite colocar os implantes e fixar a prótese em menos de uma semana.

 

Pode haver rejeição do implante
O implante é feito de titânio, um material biocompatível, o que significa que ele não causa rejeição. O insucesso de um implante é raro e está mais relacionado a fatores como a técnica utilizada e os cuidados no pós-operatório. A ausência de repouso, má alimentação e doenças preexistentes, como diabetes, podem interferir no processo de cicatrização e integração do implante. Tudo isso reforça a importância de procurar profissionais especializados e experientes.

 

Verdades:


Alimentação no pós-operatório
A alimentação adequada é fundamental para o sucesso do implante. Nos primeiros dias, deve-se evitar alimentos sólidos ou quentes, que podem causar sangramento. Alimentos frios e líquidos, como sucos, iogurtes e sopas frias, são ideais. Aos poucos, a dieta pode evoluir para alimentos de consistência mais firme até que o paciente possa comer de tudo com total segurança.

 

Tempo de recuperação
O tempo de recuperação varia conforme o número de implantes colocados e a resposta biológica do paciente. "Cada pessoa tem uma cicatrização única, mas, em média, a recuperação completa leva de 5 a 10 dias", afirma a doutora. Depois disso, o paciente já pode retomar sua rotina normal.

 

Durabilidade dos implantes
Os implantes dentários são projetados para ter uma longa vida útil. Quando bem cuidados, os implantes podem durar muitos anos, e em alguns casos, a vida toda. A longevidade depende de cuidados diários com a higiene bucal e de visitas regulares ao dentista para manutenção.

 

 

Oral Sin


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados