Pesquisar no Blog

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Rodovia Washington Luís (SP-310) receberá 300 luminárias fotovoltaicas

Divulgação: Concessionária Eixo SP
Nova iluminação melhora visibilidade noturna e contribuir para a segurança dos motoristas que trafegam pela via

 

A Eixo SP, sob supervisão da ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo, deu início nea segunda-feira (20) à instalação de 300 luminárias com painéis fotovoltaicos no trecho de serra da Rodovia Washington Luís (SP-310) A iniciativa tem como objetivo aumentar a segurança dos motoristas, especialmente à noite, e contribuir para a preservação do meio ambiente.

 

As novas luminárias serão instaladas nos dois sentidos da rodovia, entre o km 194, próximo ao acesso a Corumbataí, e o km 197, na altura do Posto Geral de Fiscalização (PGF). A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos na primeira quinzena de junho.

 

Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP, destaca a importância dos novos equipamentos: “Com as novas luminárias, os condutores terão uma visão mais clara das condições da pista, permitindo antecipar movimentos e dirigir com mais segurança. A melhoria na iluminação também facilita a sinalização de eventuais obstáculos, o que contribui para a redução de acidentes.”  

 

O trecho de serra da SP-310, que possui um volume diário médio de 30 mil veículos, apresenta um cenário com curvas acentuadas, subidas e descidas íngremes, o que exige muita atenção dos motoristas, principalmente à noite. A implantação da iluminação visa reduzir os riscos de acidentes, aumentando a visibilidade e a segurança viária, possibilitando aos condutores uma visão mais clara das condições da pista, permitindo antecipar movimentos e dirigir com mais segurança. 

 

Além de melhorar a segurança dos motoristas, o uso de tecnologia sustentável nas luminárias representa uma economia significativa de energia a longo prazo. As luminárias fotovoltaicas captam a luz do sol para gerar a energia necessária para funcionar, dispensando a utilização de energia elétrica da rede convencional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados