Pesquisar no Blog

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Mulheres alcoólicas resgatam a maternidade com a ajuda de Alcoólicos Anônimos

 Por meio do programa de 12 passos e das reuniões femininas, elas celebram a relação saudável e afetuosa com os filhos

 

O Dia das Mães da I.F., Patrícia e S.Silva tem um sabor ainda mais especial. Mulheres alcoólicas, elas resgataram seu papel de mãe e o relacionamento com os filhos depois que conheceram Alcoólicos Anônimos (A.A.) e começaram a participar das reuniões de recuperação de composição feminina.

“O alcoolismo é uma doença crônica, progressiva, fatal, de múltiplos fatores que leva o indivíduo a um estado de autoabandono. Seu estigma se faz muito mais presente quando associado à questão do gênero”, destaca Jaira Freixiela Adamczyk, psicóloga e mestre em tratamento e prevenção à dependência química.

Para as mulheres que possuem a doença do alcoolismo e são mães, os desafios podem ser ainda maiores, como manter uma relação saudável com os filhos e laços afetivos, assim como cumprir com os cuidados maternos.

“Fui uma mãe muito agressiva quando alcoolizada. Não tinha paciência nenhuma com meu filho caçula”, diz I.F., de 41 anos, mãe de três filhos. Desde junho de 2020, ela participa das reuniões femininas de Alcoólicos Anônimos. Hoje ela celebra o novo relacionamento com os filhos. “Passei a perceber suas necessidades, orientá-los sem agredir e mostrar os limites sem imposição de força”.

No caso de Patrícia, há 10 anos em abstinência, ela chegou a perder a guarda dos três filhos quando precisou ser internada, reavendo após dois anos em recuperação. “Algumas vezes ficava agressiva e na maioria das vezes não cuidava deles adequadamente. Eles tinham muito medo que eu morresse”, lembra.

Passados 10 anos desde que chegou em Alcoólicos Anônimos, Patrícia diz que o resgate do relacionamento com os filhos foi aos poucos, mas que paulatinamente eles perceberam que ela estava levando sua recuperação a sério. “A confiança foi voltando, assim como o respeito. Penso que o amor nunca deixou de existir, a recuperação trouxe de volta um convívio de paz e serenidade”.

Já S.Silva, mãe de um menino de 10 anos, buscou ajuda quando percebeu que não conseguia parar de beber, antes que algo prejudicasse o cuidado materno. “Bebia muito sozinha, mas tinha muita preocupação. Meu filho tinha seis anos e pensava como seria se eu continuasse bebendo e ele precisasse de mim na adolescência”, conta. Membro de Alcoólicos Anônimos desde maio de 2021, ela diz que quando se reconheceu como alcoólica, o comportamento foi mudando. “Fui ficando mais tranquila e serena e meu filho foi gostando disso. Ele voltou a ter paz”.

“Somente uma mulher alcoólica em recuperação pode compreender verdadeiramente a dor desse estado de solidão que o alcoolismo provoca. Por isso, iniciativas femininas de acolhimento, como a Colcha de Retalhos de Alcoólicos Anônimos, têm atraído cada vez mais mulheres com problemas com álcool”, ressalta Jaira.

É nesta perspectiva que Patrícia reforça que as reuniões para mulheres proporcionam um ambiente seguro, onde elas se sentem à vontade e sem medo dos muitos estigmas que envolvem o alcoolismo na mulher. “É muito difícil falar de maternidade com homens. Poder compartilhar a experiência de recuperar a guarda dos meus filhos com minhas companheiras é levar uma mensagem de força e fé”.

Para quem se identificou com a história da I.F., Patrícia ou S.Silva, a Colcha de Retalhos de Alcoólicos Anônimos terá satisfação em recebê-la. O único requisito é o desejo de parar de beber e não há taxas nem mensalidades.

São mais de 60 reuniões de composição feminina realizadas semanalmente, de forma presencial ou online, disponíveis para mulheres de todas as regiões do país. Clique aqui para localizar uma reunião de recuperação feminina ou entre em contato pelo Fale Conosco: (67) 99607-0770.

 

 

Sobre a Colcha de Retalhos de A.A.

Com início em 2012, a Colcha de Retalhos de A.A. é uma ação de voluntárias alcoólicas de Alcoólicos Anônimos (A.A.) do Brasil, que tem como objetivo transmitir a mensagem de recuperação em A.A., com especial atenção à mulher alcoólica. Entre as ações promovidas estão a realização a cada dois anos do evento Colcha de Retalhos, com sexta edição programada para 2025, em Recife (PE), e eventos mensais com profissionais da saúde sobre a temática do alcoolismo entre as mulheres, além de coordenar as atividades destinadas à criação, manutenção e fortalecimento das reuniões de A.A. para mulheres em todo o Brasil. Atualmente, são realizadas mais de 60 reuniões femininas semanalmente. A programação dessas reuniões, presencial ou on-line, está disponível aqui. Além do site, a Colcha de Retalhos está presente nas mídias sociais: FacebookInstagram e Youtube. Quem precisar de ajuda pode ainda entrar em contato pelo Canal de Ajuda ou pelo whatsapp (67) 99607-0770.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados