Páscoa realizada em março neste ano pode ter causado essa retração. Mesmo
com recuo, faturamento cresceu 1% do período, segundo pesquisa HiPartners/SBVCFreepik
O fluxo de visitação no varejo físico apresentou
retração em abril de 2024: enquanto os shopping centers registraram recuo de 9%
em comparação com igual mês de 2023, as lojas físicas também registraram queda
de 10% no período.
Porém, os tipos de estabelecimentos tiveram
performances distintas. As lojas situadas em shopping centers recuaram 12%, mas
as localizadas na rua surpreenderam, com crescimento de 4% frente 2023. Já na
comparação com março, o fluxo caiu 7% e 3%, respectivamente.
Os dados são parte do IPV (Índices de Performance
do Varejo), pesquisa organizada pelo venture capital HiPartners Capital &
Work, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
Segundo Eduardo Terra, presidente da SBVC, o mês de abril teve uma performance
bastante aquém do esperado. O fato da Páscoa ter acontecido em Março neste ano,
pode, em partes, ter comprometido a performance deste mês. "De toda forma,
a dinâmica no primeiro trimestre reverbera a resiliência do consumo das
famílias, movimento que se mantém desde o ano passado e é fruto do mercado de
trabalho aquecido, além do crescimento da renda."
POR REGIÃO E ARTIGOS MAIS COMPRADOS
Após um primeiro trimestre positivo para o varejo, as lojas físicas registraram
quedas no movimento em todo o país. Os estabelecimentos da região Nordeste
foram os mais afetados, com recuo de 14%, na comparação com abril do ano
passado.
Sul e Sudeste também caíram no período, ambos com
declínio de 10%. Na sequência Centro-Oeste, com redução 5%. e Norte, com
retração de 2%.
Enquanto móveis e eletrodomésticos atraem mais clientes, artigos farmacêuticos
crescem em faturamento consecutivamente em 2024. Na análise ano versus
ano, o fluxo de visitação subiu em dois dos quatro setores monitorados, com
destaque para Móveis e eletrodomésticos, que cresceu 6%. No caminho oposto, a
categoria de tecidos, vestuário e calçados caiu 12%.
Ao analisar as vendas, foi possível constatar aumento em dois dos cinco
setores, com os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e
cosméticos atingindo um crescimento percentual de 6% em abril.
Este último tem sido o segmento de maior destaque
no ano até agora, registrando crescimento positivo e sustentável desde o início
de 2024. Neste quesito, móveis e eletrodomésticos apresentaram diminuição de
14%, ainda que com fluxo maior, conforme mencionado.
Após datas comemorativas em março, como o Dia do
Consumidor e a Páscoa, abril teve resultados mais tímidos. Mas, ainda que o
fluxo tenha sido menor na maioria das lojas, o faturamento acumulado do período
é de 9% - o que demonstra crescimento no setor.
"Ao entrar no segundo trimestre, as
expectativas são de que datas sazonais como "Dia das Mães" e
"Dia dos Namorados" possam impactar diretamente alguns setores”,
afirma Flávia Pini, sócia da HiPartners.
https://www.dcomercio.com.br/publicacao/s/fluxo-de-visitantes-em-shopping-centers-cai-9-em-abril
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