Consumidores
buscam cada vez mais as marcas que entendam e atuem cuidando do seu impacto
ambiental e social
Um recente estudo conjunto realizado pela McKinsey
e pela NielsenIQ destaca a importância de as empresas adotarem práticas social
e ambientalmente responsáveis, evidenciando um aumento importante no
faturamento de produtos com essas características. Os dados mostram que os
produtos que alegam responsabilidade social e ambiental tiveram um crescimento
acumulado de 28% nos últimos cinco anos, comparados aos 20% dos produtos sem
tais alegações.
De acordo com Alexandre Slivnik, renomado especialista em excelência de serviços e vice-presidente
da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), este
crescimento revela que existe grande viabilidade econômica das práticas
sustentáveis, reforçando como um propósito claro e genuíno pode ser decisivo
para as estratégias de negócio e para o encantamento dos clientes. “É de
extrema relevância alinhar o propósito empresarial às expectativas dos
consumidores”, acrescenta.
O especialista explica que o propósito não é apenas
uma questão de marketing, mas uma diretriz estratégica que permeia todas as
operações da empresa, garantindo autenticidade e longevidade no mercado.
“Empresas que integram seus valores de sustentabilidade e responsabilidade
social de forma transparente e consistente não só conquistam a confiança do
consumidor, mas também se posicionam à frente no mercado competitivo",
pontua.
A pesquisa enfatiza ainda que ter um propósito bem
definido e alinhado com as expectativas sociais e ambientais dos consumidores é
fundamental. Esse alinhamento ajuda a impulsionar o crescimento econômico e
fortalece a fidelização e a satisfação do consumidor, criando uma base
fidelizada para o sucesso sustentável de longo prazo.
“As empresas estão, portanto, cada vez mais
motivadas a revisar suas práticas e estratégias para incorporar esses valores
de forma profunda e significativa em suas operações e portfólio de produtos”,
explica Alexandre. Para manter a competitividade no mercado, o propósito é
pilar estratégico. A falta de uma definição inicial não é necessariamente
alarmante, mas é preciso um esforço contínuo para esclarecer esse tripé
missão-visão-valores.
Um propósito bem definido simplifica a tomada de
decisões e posiciona a empresa, que consegue identificar os próximos passos e
se comunicar de maneira mais clara. Ele se baseia em valores éticos, práticos,
emocionais e históricos que moldam a cultura organizacional e orientam todas as
atividades.
www.alexandreslivnik.com.br
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