Componente curricular preferido de muitos estudantes, a Educação Física é, por vezes, encarada como um momento de descontração da rotina escolar. No entanto, ela é, na verdade, um importante ingrediente para uma educação ampla e completa. É por meio dela que crianças e adolescentes começam a desenvolver consciência corporal, fundamental para tantas atividades ao longo da vida.
Em Tarumã, no interior de São Paulo, um projeto
multidisciplinar buscou usar a Educação Física para ajudar as crianças a
desenvolverem habilidades em todas as áreas do conhecimento. De acordo com o
professor de Educação Física da rede pública do município, Reinaldo Antonio
Gomes, que dá aulas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a
iniciativa busca aproximar também os professores dos diferentes componentes
curriculares para dar a eles uma visão mais completa do panorama de cada
estudante. “Em uma das turmas de primeiro ano apareceram algumas crianças com
escrita espelhada. Então, nós pegamos uma metodologia de Francisco Rosa Neto
para entender se a criança é destra ou canhota e depois se ela é ocular olho direito
ou esquerdo. Isso porque temos indicação de que crianças com lateralidade
cruzada de olho e mão podem ter dificuldades de aprendizagem na escrita”,
explica.
Depois de aplicar testes nos estudantes e
identificar quais deles tinham lateralidade cruzada, o professor encaminhou
todos os resultados para a psicopedagoga da escola. Por sua vez, ela reuniu os
professores para definir uma estratégia de ensino que ajudasse as crianças a
superar esse desafio.
Para a assessora pedagógica de Educação Física da
Aprende Brasil Educação, Kátia Costa, esse é um bom exemplo de uso da
multidisciplinaridade em prol de um ensino mais eficaz. “É importante que cada
professor comece a convidar professores de outros componentes curriculares a
participar de atividades trabalhadas durante a Educação Física. E observar, de
repente, um ou dois componentes para iniciar esse diálogo. Educação Física e
Língua Portuguesa ou Educação Física e Matemática, por exemplo, como um
exercício inicial para essa multidisciplinaridade”, pontua.
Reinaldo Antonio Gomes e Kátia Costa são os convidados do episódio 70 do podcast PodAprender, produzido pela Aprende Brasil Educação, cujo tema é “Educação Física e a Interdisciplinaridade”. Todos os episódios do PodAprender estão disponíveis gratuitamente no site aprendebrasil.com.br e nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, além dos principais agregadores de podcasts do Brasil.
Aprende Brasil Educação
aprendebrasil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário