Veterinário explica como os animais auxiliam o desenvolvimento motor e cognitivo das pessoas, mas também ressalta que eles precisam ter cuidados contínuos com a saúde e o bem-estar
À medida que abril foi celebrado como o mês da conscientização do autismo, falou-se bastante sobre a importância da inclusão e do real entendimento do que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA). E um outro ponto que ganhou visibilidade foi o quanto os animais de estimação têm um papel importante no desenvolvimento e bem-estar de pessoas com essa condição do neurodesenvolvimento, em especial as crianças.
Entre os benefícios estão o aumento de condutas afetivas, a diminuição de condutas negativas, como a autoagressão, a estimulação de habilidades sociais e a ajuda na socialização. “Além disso, os animais de estimação contribuem para a melhora do contato visual, estimulam o desenvolvimento psicomotor e da linguagem, promovem a autoestima e ensinam a criança a respeitar outras formas de vida”, explica Márcio Barboza, médico-veterinário e gerente técnico pet da MSD Saúde Animal.
Inclusive, são dados comprovados em estudos, como um realizado pela Mars Petcare, trazendo como crianças com autismo desenvolvem habilidades emocionais, sociais, fisiológicas e cognitivas em convivência com animais. Essa pesquisa também reforça a importância da presença dos pets no ambiente das crianças com TEA.
No entanto, é importante
ressaltar que, embora os animais de estimação possam oferecer inúmeros
benefícios, também exigem cuidados adequados. “Eles requerem cuidados
essenciais como vacinação em dia, uso de ectoparasiticidas de longa ação para
prevenção de pulgas e carrapato, idas periódicas ao veterinário, passeios
diários, exercícios físicos, higiene e alimentação balanceada. É uma troca
diária: os pets cuidam da gente e a gente cuida deles, um trabalho que vale
muito a pena”, reforça Márcio.
Campanha
premiada pela LONDON mostra essa conexão
Uma iniciativa de Bravecto, um dos principais produtos antipulgas e carrapaticidas para pets e único com até 12 semanas de proteção do mercado, destaca a relevância dos animais de estimação na vida de crianças com autismo. O comercial "Irmão Protetor" conta a história de André, um garotinho de 10 anos, com TEA, cuja vida é transformada após a adoção de Malu, uma cachorrinha de rua. Com a proteção do produto, Malu não apenas se torna uma guardiã da saúde da família, mas também traz amor e alegria para o lar de André, demonstrando o conceito de Saúde Única, que equilibra e coloca em harmonia a saúde de animais, pessoas e do ambiente.
Dada a sua
abordagem, o
comercial "Irmão Protetor" recebeu, no
final do ano passado, um reconhecimento internacional no London
International Awards (LIA), evidenciando sua qualidade e impacto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário