Pesquisar no Blog

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Mau hálito e disgeusia mesmo lugar de efeito diferentes sintomas

pexels

Um mau sabor na boca que não causa mau hálito


A halitose é um sintoma bastante comum e que pode ter diversas origens, a principal característica é um cheiro bucal alterado e em algumas situações é possível sentir o sabor deste mau cheiro, por isso em casos de Disgeusia as pessoas pensam ter halitose, e para explicar a diferença pedimos ajuda a Dra Cláudia Gobor especialista na área.

A disgeusia é uma alteração do paladar, onde a pessoa experimenta um gosto metálico, amargo ou estranho na boca, mesmo sem a presença de alimentos ou bebidas que justifiquem essas sensações. Os sintomas podem variar de leves a graves e são associados a condições médicas subjacentes, como infecções, distúrbios neurológicos, deficiências nutricionais ou efeitos colaterais de medicamentos. O tratamento da disgeusia depende da causa subjacente e pode envolver o tratamento, ajustes de medicação ou modificações na dieta.

Por outro lado, a halitose se refere diretamente ao mau hálito persistente, que pode resultar de várias fontes, como má higiene oral, infecções na boca, problemas dentários, tabagismo, consumo de certos alimentos ou algumas condições médicas, como doenças do trato respiratório ou problemas gastrointestinais. O tratamento da halitose geralmente inclui práticas de higiene oral rigorosas, como escovação adequada dos dentes e língua, uso de fio dental, enxaguantes bucais e visitas regulares ao dentista para resolver problemas dentários. Em alguns casos, o tratamento pode envolver abordagens médicas específicas, como o tratamento de infecções.

Em resumo, enquanto a disgeusia está relacionada à percepção alterada do paladar, a halitose está mais vinculada ao odor desagradável do hálito. Ambas as condições podem ser sintomas de problemas paralelos e, portanto, é crucial procurar aconselhamento médico para determinar a causa subjacente e iniciar o tratamento apropriado.

 

Dra. Cláudia C. Gobor - Cirurgiã Dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose. Ex-Presidente e atual Diretora Executiva da Associação Brasileira de Halitose
https://www.bomhalitocuritiba.com.br/
Instagram: @bomhalitocuritiba
Facebook: @bomhalitocuritiba

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados