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segunda-feira, 22 de abril de 2024

ESET Alerta: fraudes mais comuns usando o Booking

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Os cibercriminosos estão se aproveitando da popularidade do site de reserva de acomodações para realizar fraudes


O Booking se tornou uma plataforma de consulta constante para os viajantes, principalmente para procurar ofertas de acomodações, mas também outros serviços como aluguel de carros e até passagens aéreas. De acordo com dados do Statista.com, mais de 1 bilhão de transações foram registradas em 2023, dobrando a quantidade desde 2016. Esse fluxo de visitas ao site também chamou a atenção dos cibercriminosos, que se aproveitam da popularidade para realizar diversos tipos de fraudes.
 

A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, analisa quais são as fraudes mais comuns relacionadas ao Booking, como é possível se proteger e o que prestar atenção ao usar essa plataforma:

 

Suplantação de identidade: cibercriminosos frequentemente utilizam e-mails de phishing para suplantar identidades, como no caso do Booking, onde se passam por administradores de acomodações. Eles alertam a vítima sobre problemas no pagamento da reserva, induzindo-as a realizar um novo pagamento por meio de um link falso, resultando na transferência do dinheiro para o atacante.

 

Hackeando o chat: os cibercriminosos realizam phishing por meio do chat do aplicativo Booking, contatando diretamente os usuários após comprometer a segurança dos estabelecimentos. Um exemplo é mostrado pelo usuário do TikTok @tu_blog fiscal, que recebeu uma mensagem no chat solicitando um pagamento para confirmar a reserva. Os fraudadores se passam pelo hotel reservado, alegando problemas no pagamento e induzindo a vítima a efetuar um novo pagamento ou fornecer informações pessoais.

 

O Booking esclareceu que "nem os sistemas de backend nem a infraestrutura do Booking.com foram comprometidos (...). Em vez disso, é um esforço coordenado dos cibercriminosos para cometer fraude tanto contra os hóspedes quanto contra os parceiros por meio de e-mails de phishing".

 

Acomodação inexistente: um grande número de turistas foi vítima desse tipo de fraude que usou a reputação do Booking para definir a armadilha. Quando o viajante chega ao destino, a acomodação supostamente reservada não existe, ou é uma casa familiar que nada tem a ver com a reserva. Nesse caso, os cibercriminosos criam um anúncio com fotos de uma casa, muito luxuosa e a um preço muito bom, e a vítima pode fazer o pagamento sem problemas por meio do Booking.

 

"Medidas de segurança e sistemas de pontuação são importantes nesse aspecto, pois os usuários fornecedores de serviços da plataforma podem cometer essa fraude algumas vezes, antes de serem descobertos e removidos. Portanto, é fundamental verificar as referências dentro do próprio site, onde se pode ter uma ideia da realidade da oferta, além de outras avaliações de turistas que usaram o serviço. A regra que deve ser seguida é a que costumamos repetir aqui: se algo parece bom demais para ser verdade, é muito provável que realmente não seja", comenta Camilo Gutiérrez Amaya, Chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina.
 

Para se proteger das fraudes, o Booking sempre encoraja que, ao receber um contato suspeito, os usuários recorram ao site oficial para validar as informações que a suposta notificação está fornecendo. Além disso, eles têm uma seção em seu site dedicada a prevenir fraudes. Por exemplo, eles enfatizam muito as tentativas de phishing e suplantação de identidade, onde alertam sobre vários endereços que se passam pela marca:

Como usuários deste tipo de plataformas, a ESET compartilha boas práticas que podem ser incorporadas para reduzir o risco de se tornar vítima:

  • Prestar atenção a erros gramaticais ou inclusão de links suspeitos, ao receber qualquer contato que afirme ser do Booking.
  • Em caso de dúvida ou suspeita, dirigir-se diretamente ao Booking ou à acomodação reservada.
  • Se não possuir, instalar uma solução de segurança, pois desempenha um papel crucial na detecção e prevenção de fraudes.


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