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terça-feira, 12 de setembro de 2023

Procurando vagas na gringa? Veja dicas para montar um portfólio "de milhões"

Unsplash
Especialista traz dicas de como criar e aprimorar um portfólio profissional digital para conquistar vagas no exterior 


Buscar oportunidades no mercado americano pode ser desafiador, mas a possibilidade de crescer profissionalmente e ganhar em moeda estrangeira motiva muitos brasileiros a buscar vagas em empresas internacionais. Com uma abordagem certa, é possível conquistar a atenção dos recrutadores e aumentar as chances de alcançar a vaga dos sonhos. As perspectivas são favoráveis; o setor privado dos EUA gerou 497 mil vagas de trabalho em junho deste ano, de acordo com dados publicados pela Automatic Data Processing (ADP), em parceria com o Stanford Lab. Para se destacar nas entrevistas, ter um portfólio bem feito é uma das principais ferramentas. 

 

“Para conquistar os recrutadores americanos, dominar a língua inglesa não é a única habilidade buscada, visto que experiências prévias e cases de sucesso podem te ajudar a conquistar a vaga tão sonhada. É crucial criar um portfólio que mostre todo o seu potencial. Seguindo esses pontos, os profissionais estarão mais perto de chamar a atenção dos recrutadores”, comenta Samyra Ramos, especialista de marketing da Higlobe, uma fintech de solução de pagamentos para freelancers e contratados brasileiros que trabalham remotamente para empresas nos EUA.

 

Otimizar o currículo e o perfil nas redes sociais, aprimorar o seu domínio do inglês e adaptar-se à cultura e às demandas corporativas americanas são algumas qualidades que deixam os profissionais em evidência aos olhos dos recrutadores. Pensando nisso, a especialista traz dicas para elaborar um portfólio que realmente chame a atenção. Confira:

 

1. Personalização é a chave

Ao montar o portfólio, expresse sua personalidade, seja na identidade visual ou nas palavras escolhidas para destacar o que você faz de melhor. Portfólios que mostram individualidade e originalidade despertam o interesse dos recrutadores e realçam sua criatividade e empenho em “vender o seu peixe”. 

 

2. Destaque suas habilidades

É importante enfatizar suas habilidades, projetos e experiências mais relevantes para a posição que você está buscando. Pesquise sobre a empresa e aponte as características que mais conversam com o negócio e com os requisitos da vaga, destacando como suas competências podem agregar valor à companhia.

 

3. Quantifique seus resultados

Para atrair a atenção dos recrutadores americanos, apresente resultados tangíveis dos seus trabalhos anteriores. Seja em números ou em estratégias, quantificar as conquistas permite aos empregadores visualizarem sua expertise e entenderem como você pode contribuir na organização. Ademais, incluir links é igualmente importante, então sempre deixe evidente os resultados das suas conquistas para que eles possam acessar, sejam elas textos, designs, linhas de código, etc.

 

4. Deixe o portfólio acessível

Disponibilize-o em formatos digitais e torne-o acessível para todos. Isso pode ser feito por meio de sites que possibilitam construir um portfólio de forma criativa ou em plataformas como o LinkedIn, que oferecem um espaço profissional para exibir suas habilidades, projetos e experiências de maneira organizada. 

 

Higlobe, Inc.


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