Especialista traz
dicas de como criar e aprimorar um portfólio profissional digital para
conquistar vagas no exterior Unsplash
Buscar
oportunidades no mercado americano pode ser desafiador, mas a possibilidade de
crescer profissionalmente e ganhar em moeda estrangeira motiva muitos
brasileiros a buscar vagas em empresas internacionais. Com uma abordagem certa,
é possível conquistar a atenção dos recrutadores e aumentar as chances de
alcançar a vaga dos sonhos. As perspectivas são favoráveis; o setor privado dos
EUA gerou 497 mil vagas de trabalho em junho deste ano, de acordo com dados
publicados pela Automatic Data Processing (ADP), em parceria com o Stanford
Lab. Para se destacar nas entrevistas, ter um portfólio bem feito é uma das
principais ferramentas.
“Para conquistar
os recrutadores americanos, dominar a língua inglesa não é a única habilidade
buscada, visto que experiências prévias e cases de sucesso podem te ajudar a
conquistar a vaga tão sonhada. É crucial criar um portfólio que mostre todo o
seu potencial. Seguindo esses pontos, os profissionais estarão mais perto de
chamar a atenção dos recrutadores”, comenta Samyra Ramos, especialista de
marketing da Higlobe, uma fintech de solução de pagamentos para
freelancers e contratados brasileiros que trabalham remotamente para empresas
nos EUA.
Otimizar o
currículo e o perfil nas redes sociais, aprimorar o seu domínio do
inglês e adaptar-se à cultura e às demandas corporativas americanas são
algumas qualidades que deixam os profissionais em evidência aos olhos dos recrutadores.
Pensando nisso, a especialista traz dicas para elaborar um portfólio que
realmente chame a atenção. Confira:
1.
Personalização é a chave
Ao montar o
portfólio, expresse sua personalidade, seja na identidade visual ou nas
palavras escolhidas para destacar o que você faz de melhor. Portfólios que
mostram individualidade e originalidade despertam o interesse dos recrutadores
e realçam sua criatividade e empenho em “vender o seu peixe”.
2.
Destaque suas habilidades
É importante
enfatizar suas habilidades, projetos e experiências mais relevantes para a
posição que você está buscando. Pesquise sobre a empresa e aponte as
características que mais conversam com o negócio e com os requisitos da vaga,
destacando como suas competências podem agregar valor à companhia.
3.
Quantifique seus resultados
Para atrair a
atenção dos recrutadores americanos, apresente resultados tangíveis dos seus
trabalhos anteriores. Seja em números ou em estratégias, quantificar as
conquistas permite aos empregadores visualizarem sua expertise e entenderem
como você pode contribuir na organização. Ademais, incluir links é igualmente
importante, então sempre deixe evidente os resultados das suas conquistas para
que eles possam acessar, sejam elas textos, designs, linhas de código, etc.
4.
Deixe o portfólio acessível
Disponibilize-o em
formatos digitais e torne-o acessível para todos. Isso pode ser feito por meio
de sites que possibilitam construir um portfólio de forma criativa ou em
plataformas como o LinkedIn, que oferecem um espaço profissional para exibir
suas habilidades, projetos e experiências de maneira organizada.
Higlobe, Inc.
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