Em relação a maio de 2022. O setor de Bens Duráveis e Semiduráveis foi o principal responsável pelo desempenho negativo
As vendas no Varejo em maio de 2023 caíram 0,3%, em termos nominais, em comparação com o mesmo mês de 2022, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O resultado embute o efeito da inflação do período e reflete a receita de vendas observadas pelo varejista. Foi a primeira queda mensal registrada neste ano.
Com retração de 4,9%, o setor de Bens Duráveis e Semiduráveis foi o principal responsável pelo desempenho negativo. O setor de Serviços não apresentou variação em relação a maio de 2022. Já o setor de Bens Não Duráveis cresceu 1,8%, puxado por segmentos que incluem supermercados e drogarias.“A queda do Varejo em maio está ligada à retração das vendas no segmento de Vestuário e Artigos Esportivos. Em maio de 2022 houve uma espécie de inverno fora de época, com quedas bruscas na temperatura. Isso fez com que o brasileiro, naquela ocasião, antecipasse suas compras de roupas para o frio, algo que não se repetiu em maio deste ano”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Produtos e Tecnologia da Cielo.
REGIÕES
De acordo com o ICVA nominal, os resultados de cada região brasileira em maio foram: Sul (+1,8%), Norte (+0,2%), Centro Oeste (-0,2%), Sudeste (-0,6%) e Nordeste (-1,2%).
O QUE É O ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por mais de 1 milhão de varejistas credenciados à companhia. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência de Mercado da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
O QUE É O ICVA NOMINAL
É um recorte do ICVA que embasa esta divulgação. Seu objetivo é informar ainda nos primeiros dias de cada mês a performance do varejo no Brasil em termos nominais (sem descontar a inflação). Os dados completos do ICVA, com o resultado deflacionado e com efeitos de calendário, estarão disponíveis no relatório completo e poderão ser acessados no site ri.cielo.com.br.
COMO É CALCULADO
A unidade de Inteligência de Mercado da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento - como a variação de market share - e os da substituição de cheque e dinheiro no consumo. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.
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