Pesquisar no Blog

terça-feira, 20 de junho de 2023

Qual é a sensação de estudar em um país diferente? Veja as 5 fases de um estudante após embarcar em um intercâmbio!

Qual é a sensação de estudar em um país diferente? Veja as 5 fases de um estudante após embarcar em um intercâmbio!

 Segundo a pesquisa Selo Belta 2023, 75% dos estudantes entrevistados têm interesse em fazer intercâmbio ainda este ano

 

Se preparar para estudar fora é sempre o primeiro passo
para qualquer intercambista, mas também é importante estar pronto
 para os sentimentos que surgem quando a viagem acontece.
(Imagem: Unsplash)

A ideia do intercâmbio se solidifica nos planos dos estudantes todos os anos. Estudar no exterior é uma meta e um sonho de muitos jovens espalhados pelo país, e por conta disso, a procura por agências de intercâmbio se torna crescente, conforme aponta a pesquisa Selo Belta 2023, no qual 75% dos estudantes entrevistados têm interesse em fazer intercâmbio ainda este ano.



O setor de intercâmbio tem um crescimento constante. As buscas por cursos no exterior se tornam maiores à medida que os jovens passam a entender a importância que isso pode ter em sua vida pessoal e profissional, e a escolha do curso e do destino passa a ser um ponto relevante.

Segundo a pesquisa Selo Belta 2023, constatou-se que cursos de idiomas com trabalho temporário (29,9%), pós-graduação (13,5%) e graduação (12,7%) lideraram a lista de motivação para o intercâmbio entre os estudantes no ano de 2022. E os países conhecidos como “queridinhos” ainda são as escolhas principais de quem quer embarcar nessa jornada. O Canadá (25,3%), os Estados Unidos (23,9%) e o Reino Unido (8,0%) seguem liderando as escolhas dos intercambistas.

Na hora de planejar sua viagem, os sentimentos são sempre de emoção, alegria e empolgação. Mas quando ela finalmente acontece, o que um intercambista pode encontrar? O presidente da Belta, Alexandre Argenta, listou as 5 fases do estudante quando ele finalmente aterrissa em outro país:

1. Ansiedade. O medo do novo, a sensação de estar longe de casa e desconhecer o que está por vir nessa nova etapa; tudo isso causa aquela aceleração no coração e o frio na barriga. Agora é hora de arriscar.

2. Adaptação. Se adaptar ao novo país é uma das fases mais difíceis do intercâmbio. As tradições, a nova cultura e os novos costumes serão coisas que afetarão o intercambista, mas com o tempo, se adaptar não é mais uma necessidade, mas sim algo que acontece naturalmente.

3. Choque de cultura. Para os brasileiro, o café da manhã é baseado em pão com manteiga e café com leite. Mas o que um estudante pode sentir quando à mesa tiver bacon e ovos fritos, logo de manhã? As culturas se diferem drasticamente, mas com a adaptação, tudo se encaixa em seu devido lugar.

4. Socialização. Depois de se deparar com uma nova rotina, o intercambista passa a se sentir mais integrado com o local. Conhecer pessoas novas, novos lugares, novas experiências e um novo idioma é o que fará com que a viagem seja inesquecível.

5. Vontade de não querer voltar para casa. Quando todos os medos vão embora e não existem mais inseguranças sobre a viagem, retornar para casa se transforma em frustração. Afinal, depois de viver a melhor experiência da sua vida, quem iria querer voltar?

Para ter uma experiência enriquecedora e segura, vale ressaltar que a agência de intercâmbio escolhida faz toda a diferença. Por oferecerem a segurança que o estudante precisa e cumprirem com todos os requisitos legais, as agências de intercâmbio garantem a proteção necessária para quem almeja estudar em outro país. Mas para isso, é necessário se atentar na hora de escolher!

“O intercâmbio é mais do que uma meta, e sim um sonho. Embarcar nessa jornada pode ser perigoso quando as suas opções de agências não mostram ter prioridade com a sua segurança.” comenta o presidente da Belta, Alexandre Argenta.

As agências com Selo Belta são opções incríveis para esses estudantes que pensam em se tornarem intercambistas por apresentarem prioridade a segurança deles durante a viagem, além de terem a garantia do respaldo do Código do Consumidor.



Belta – Associação Brasileiras de Agências de Intercâmbio



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados