Super apps, IA e
estratégias de fidelização são algumas das inovações e estratégias para
impulsionar as vendas de micro, pequenas e médias
No Brasil
mais de 200 mil micro e pequenas empresas foram criadas no primeiro trimestre
deste ano, segundo dados divulgados pela agência Sebrae. Com o mercado cada vez
mais competitivo, é importante que as marcas invistam em tecnologias e estejam
sempre atentas às mudanças de comportamento dos consumidores para sair na
frente dos concorrentes e se destacarem no comércio eletrônico.
Torna-se
relevante prestar atenção em todas as mudanças para garantir o sucesso dos
negócios que atuam no espaço online, sem resistir às novidades. “O Brasil conta
com cerca de 50 milhões de compradores online, e esse número vem crescendo ano
a ano devido a uma série de inovações e maior integração dessas tecnologias nas
experiências de compra”, afirma Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples
Inovação, empresa modeladora de e-commerces.
Acompanhando
o mercado, Hawan pontua quais são as inovações e estratégias que vêm sendo
aplicadas e que tanto impulsionam o sucesso aos comércios eletrônicos.
Confira:
ChatGPT-4
Modelos de
linguagem baseados em aprendizagem, tais como o ChatGPT-4, podem ser utilizados
nos aplicativos de e-commerce, uma vez que são treinados para prever palavras
em sequências de texto. Essa função pode agilizar respostas aos usuários e
indicar produtos personalizados com base nas preferências do cliente.
"O
ChatGPT vem sendo um assunto muito comentado e não é à toa. Nos aplicativos,
ele pode melhorar a experiência dos usuários e aumentar a probabilidade de
conversão por fornecer assistência personalizada", pontua o
executivo.
Super apps
Os
denominados super apps visam a experiência unificada em uma plataforma,
diminuindo fricções em jornadas de compras e facilitando um maior número de
atividades num só local.
"Essa
tendência vem do mercado asiático, da China, para ser exato, e integra
ecossistemas ampliando os serviços oferecidos em um único aplicativo, como
transações financeiras, pagamentos e carteira digital. Dessa forma, torna-se
mais fluida a experiência do usuário”, continua Hawan.
Programa de pontos
Considerada
uma estratégia de fidelização de clientes, disponibilizar um programa de pontos
no e-commerce pode fazer com que os usuários optem por usar o aplicativo com
mais frequência, pelo incentivo de acúmulo de benefícios e futura troca por
produtos.
Compras em lives
Também
conhecida como live commerce, a estratégia de usar transmissões ao vivo
para vender produtos já se provou efetiva lá fora, em países como China e
Estados Unidos. É uma aplicação com muito potencial: a taxa de conversão é de
16%, enquanto a do e-commerce tradicional é de 2%, segundo pesquisa do Grupo
Bittencourt.
Com o
aumento do uso de vídeos nas redes sociais, Hawan acredita que as lives com
objetivo de venda são uma tendência que ainda está aflorando no Brasil. "O
Tik Tok, Kwai e Instagram costumam ser palco para essas lives, fazendo
seguidores da marca acompanharem esses eventos e acabarem por comprar produtos
anunciados, que muitas vezes são vendidos com preços promocionais por códigos
divulgados durante as transmissões", finaliza o especialista.
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