Especialista
tira principais dúvidas sobre o assunto, destacando que negativados têm acesso
e que é possível se proteger de fraudes
O empréstimo
pessoal é uma alternativa para muitas pessoas que precisam quitar dívidas,
realizar sonhos, abrir o próprio negócio ou até mesmo resolver uma emergência
na família. Contudo, esse assunto é rodeado de mitos, ainda mais quando falamos
da modalidade de empréstimo online. Com o avanço da tecnologia, as instituições
financeiras passaram a oferecer uma contratação de crédito mais simplificada e
acessível, por meio dos seus aplicativos e sites. Se por um lado isso trouxe
agilidade e facilidade, por outro pode causar insegurança no consumidor.
Apesar de muitos
usuários já solicitarem empréstimos online sem medo, as dúvidas em torno desse
tipo de serviço podem fazer quem precisa do crédito perder boas oportunidades.
Para ajudar a desmistificar o assunto, Thaíne Clemente, executiva de
Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal, elenca 6 mitos
e verdades sobre a modalidade . Confira:
1. É
possível se proteger de fraudes
Verdade. Para
isso, devemos usar sites confiáveis na hora de simular o empréstimo e ficar
atentos a alguns detalhes que podem ser sinal de falta de segurança em páginas
na internet. Por exemplo, no início do endereço eletrônico, as letras
utilizadas têm que ser "https" e não apenas "http" – a
letra “s” indica justamente a presença de protocolos adicionais de segurança.
Também é válido conferir se há o símbolo de um cadeado junto ao endereço. Se
ele estiver fechado, o site é de confiança e tem seus dados criptografados.
2.
Empréstimo pessoal depende de uma análise de crédito
Verdade.
Normalmente, todas as operações financeiras passam por uma análise de crédito
prévia. É comum, antes de liberar o empréstimo, que a instituição consulte os
órgãos de proteção ao crédito para confirmar os dados referentes à pessoa
interessada e, assim, ter mais segurança na hora de liberar os valores.
3.
Negativados podem conseguir empréstimo online
Verdade. Alguns
bancos e correspondentes bancários, como a Simplic, conseguem fazer uma análise
mais apurada do histórico e da condição financeira de quem solicita o
empréstimo. Não é porque a pessoa está negativada que ela não tem condições de
arcar com uma parcela. Essa análise mais apurada torna o crédito mais
acessível, inclusive para negativados.
4. Tem
que fazer um depósito adiantado antes de receber o empréstimo
Mito. As fintechs
que prestam um serviço realmente seguro e confiável não utilizam esse recurso e
não fazem esse tipo de solicitação ao cliente. Se a empresa está pressionando
muito e exigindo rapidez no fechamento do contrato, pode inclusive ser um sinal
de golpe. Contratos de empréstimos têm de ser analisados e decididos com calma.
O cliente tem direito de receber o documento para avaliar as condições antes de
tomar uma decisão e não precisa fazer nenhum depósito prévio para ter acesso ao
crédito, caso decida contratá-lo.
5.
Empréstimo online demora mais para ser aprovado
Mito. Como todo o
procedimento é feito online, sem a necessidade de comparecer presencialmente a
uma unidade de atendimento, é até mais comum que tudo ocorra mais rápido, desde
o cadastro e a análise de crédito, até a aprovação e a liberação em conta do
valor solicitado.
6. A
taxa de juros do contrato aumenta ao longo dos meses
Mito. Assim como a parcela descontada
todo mês é fixa, as taxas de juros do empréstimo também são. Os juros estão
disponíveis na própria simulação e terão a mesma taxa aplicada no momento do
fechamento do contrato e durante todo o prazo de pagamento. Desse modo, o
cliente fica tranquilo, sabendo quanto vai pagar a cada mês.
Simplic
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