Pesquisar no Blog

domingo, 18 de junho de 2023

Cães e gatos precisam de cuidados especiais no Inverno

Professor de Medicina Veterinária da Uniavan tira as principais dúvidas dos tutores para garantir o bem-estar dos pets nos dias mais frios do ano


A temperatura caiu, e seu pet tem passado muito tempo encolhido? Suas orelhas e patas estão geladas ou ele tem tido tremores pelo corpo? Isso pode ser sinal de que o seu melhor amigo está com frio. Para assegurar o cuidado ideal com ele durante o Inverno, o professor de Medicina Veterinária da Uniavan Rodrigo Capitânio Goldoni tira as principais dúvidas dos tutores que querem garantir o bem-estar dos cães e gatos durante os dias mais frios do ano.

 

- Qual é a importância dos pelos para o conforto dos pets nos dias mais gelados?

Os pelos atuam como isolante térmico, tanto para o frio quanto para o calor. Por isso, vemos algumas raças que se adaptam bem a ambientes extremos, como o Husky. Quando um animal sente calor, ele procura ambiente mais frios, como um piso, e se deita encostando a parte da barriga (sem pelos) para ajudar no resfriamento corporal. Isso também se dá por meio da respiração ou dos coxins (almofadinhas embaixo das patas). Essas são as principais formas de trocas de calor, ele não transpira da mesma forma que nós, humanos.

 

- No Inverno é recomendável que o número de tosas no mês seja alterado?

As tosas variam de raça para raça, de acordo com suas características. O fato de cortar o pelo no Verão é um mito, pois eles precisam dessa camada de pelos para evitar absorver demais o calor. Porém, também existem algumas particularidades de cada raça, então o ideal é consultar o seu médico veterinário para obter a melhor informação possível para cada caso.

 

- Muitos pets ficam em quintais e áreas externas das casas. Como o tutor pode garantir o seu bem-estar mesmo estando mais expostos ao frio?

É importante propiciar ambientes em que eles consigam se aquecer/resfriar conforme sentem necessidade. Animais que vivem fora de casa precisam de um local coberto, com mantinhas no chão e casinhas para que fiquem protegidos de chuva e vento. Além, claro, de um ambiente limpo e em tamanho adequado para garantir total bem-estar. Assim como os animais que vivem dentro de casa também precisam ter caminhas ou cobertores para se aquecer.

 

- É necessário alterar a alimentação do pet para garantir que ele fique mais aquecido?

Não é necessário ter alteração na alimentação. O que acontece é que no Inverno comemos mais, pois o nosso corpo, e o dos animais também, gasta mais energia para manter a temperatura, e, dessa forma, sentimos mais fome. Assim como no calor nós e os animais temos mais sede, pois transpiramos mais e nosso corpo precisa dessa reposição de líquido.

 

- Nos últimos tempos, vemos cada vez mais pessoas colocando “roupinhas” nos pets. Quando elas são realmente necessárias?

É importante se ater a sinais que os animais demonstram: animais com pelo curtinho e ralo, que sempre procuram estar enroladinhos em cobertas e mostram um desconforto térmico, podem utilizar roupas para auxiliar no aquecimento corporal, principalmente em dias de frio extremo. O mais importante é que o tutor preste sempre atenção ao animal e lhe ofereça um ambiente adequado e itens que o mantenham aquecido.

 

Fonte:  Rodrigo Capitânio Goldoni - professor de Medicina Veterinária da Uniavan


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados