Engana-se quem acredita que apenas empresas privadas estão inovando e conquistando grandes resultados. A inovação no setor público já se mostra uma realidade, e uma ação extremamente importante para a conquista de enormes benefícios para a sociedade. Mas, é importante ressaltar que esse processo não acontece do dia para a noite, e requer muito planejamento, dedicação e persistência para garantir a criação de novos modelos de gestão que otimizem suas rotinas, eliminem burocracias e elevem a qualidade dos serviços prestados.
Por se tratar de um segmento com um papel
extremamente importante para a manutenção da vida e dos setores responsáveis
pela geração da economia, trazer a inovação no setor público é essencial para
garantir que todas essas áreas tenham um desempenho de máxima qualidade e que
sejam constantemente aperfeiçoadas. Afinal, é por meio do desenvolvimento de
soluções criativas para os problemas sociais que o setor consegue promover o
bem-estar da população, reduzir os custos operacionais e aperfeiçoar sua gestão
como um todo.
Nos últimos anos, muitas práticas positivas da
inovação no setor público ganharam força, trazendo resultados muito promissores
que ressaltaram ainda mais a importância deste investimento. No Brasil, como
exemplo, a criação do governo eletrônico foi um enorme avanço e revolução para
sua gestão – uma vez que, ao digitalizar os serviços para a população, se
tornou muito mais eficiente e seguro dispor das informações individuais em um
sistema e permitir seu fácil acesso a todos.
Em escala global, outro investimento que também
cresceu significativamente no setor público foram o uso do Big Data –
considerado hoje como um dos recursos de inovação mais importantes. Ele permite
o gerenciamento de todas as informações de forma ágil e segura, em um único
ambiente e, principalmente, como interpretá-los estrategicamente,
transformando-os em indicadores de qualidade e avaliação de políticas públicas.
Ainda, a IoT é um dos mecanismos mais utilizados
por governos do mundo inteiro, dita como uma das principais tendências globais
da 4ª revolução industrial. Ela auxilia que empresas de todos os portes e
segmentos modernizem sua infraestrutura para melhorar a eficiência, segurança,
qualidade e acesso à informação – e, no setor público, pode ser vista em sistemas
de câmeras de segurança, sensores de vigilância, detecção de incêndios e
sistemas de rastreamento de veículos, como exemplo.
Seja direcionada com foco interno ou diretamente
ligado à gestão pública, não há mais como deixar de lado a inovação neste
segmento. Essa é uma das principais estratégias que favorecerá o setor a
desenvolver novos modelos de gestão que otimizem suas rotinas, eliminem
burocracias e elevem a qualidade dos serviços prestados. Mas, para
implementá-la, é essencial seguir algumas etapas importantes para fortalecer
esse processo – tais como estimular os times a inovar; criar uma gestão de
inovação; medir os resultados das ações adotadas e, principalmente, investir na
ISO de inovação.
Iniciar uma jornada inovadora de sucesso dependerá
da máxima colaboração possível entre as equipes. Por isso, é essencial haver
esse estímulo internamente, de forma que compartilhem suas ideias de forma
colaborativa e criativa para que sejam obtidos insights valiosos
que ajudem a estabelecer práticas promissoras que ajudarão a aperfeiçoar os
processos e os recursos.
Mas, muito mais do que adotar um projeto, é preciso
acompanhá-lo constantemente durante seu desenrolar, para identificar se as
ações estão dando certo e o que precisa ser ajustado. Com uma gestão da inovação,
se torna mais fácil estruturar o processo que será percorrido, assim como
definir os objetivos desejados, as diretrizes a serem seguidas e as métricas
que serão adotadas para monitorar seu desempenho – analisando
Acompanhar essas conquistas é primordial para
compreender as ações que estão atingindo as expectativas estabelecidas e,
principalmente, identificar problemas e oportunidades a serem exploradas para
aprimorar ainda mais as metas do projeto. E, nessa tarefa, a ISO de inovação é
a maior aliada para potencializar a gestão do setor e aproveitar ao máximo as
oportunidades que possam surgir.
Esta metodologia estabelece as diretrizes de
inovação a serem seguidas por cada companhia, cabendo a cada negócio escolher
aquela que mais se encaixe às suas necessidades. Seu propósito é mostrar as
boas práticas para gerar inovação em empresas de todos os portes e segmentos,
priorizando padrões de qualidade que, no setor público, certamente
contribuirá para promover uma gestão muito mais eficaz.
Em meio a um papel social extremamente importante,
a inovação no setor público é fundamental para assegurar a melhoria contínua de
seus serviços prestados à população e, assim, aumentar a eficiência dos órgãos
públicos. Por isso, é importante buscar o apoio de uma consultoria
especializada que tenha a expertise no ramo para auxiliar na análise da
maturidade de inovação do setor e como utilizá-la à seu favor para atingir as
metas desejadas.
Alexandre
Pierro - mestrando em gestão e engenharia da
inovação, bacharel em engenharia mecânica, física nuclear e sócio-fundador da
PALAS, consultoria pioneira na ISO de inovação na América Latina.
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