SEO, copywriting, storytelling… Você sabe como aplicar no seu negócio?
É mais que correto
afirmar que a tecnologia é um elemento presente no dia a dia dos brasileiros,
principalmente após os anos de pandemia. Por conta disso, percebemos uma
transformação no comportamento de consumo, isto é, as pessoas tendem a preferir
fazer atividades simples como compras, reservas em hotéis, por exemplo, na
palma da mão, em um aplicativo no celular.
Essa mudança traz
uma grande oportunidade de crescimento para os negócios digitais, ou seja,
aqueles que só existem no ambiente online. Apesar do que muitos imaginam, abrir
um negócio digital não é somente criar um site e colocar produtos à venda. Com
isso, é preciso conhecer e colocar em prática uma série de técnicas que podem
garantir o sucesso ou o fracasso de uma empresa. Para que você saiba do que
estamos falando, citamos as cinco mais importantes abaixo, veja:
1) SEO
para blog
O SEO - Search
Engine Optimization -, consiste em uma série de estratégias que podem ser
aplicadas nas páginas de um site para melhorar a sua indexação pelos motores de
busca, como o Google. Essas técnicas melhoram o posicionamento de uma marca e
trazem mais tráfego orgânico, diminuindo a necessidade de investimento em
tráfego pago, por exemplo.
2)
Copywriting
"Uma copy,
nada mais é do que aquele texto bem escrito que é capaz de convencer o leitor a
tomar uma atitude e avançar na sua jornada de compra. Diferentemente da redação
publicitária, ele é feito para ser lido de forma quase instantânea e fazer com
o que o lead se torne um cliente pagante, efetivamente",
explica o especialista Cristiano Oliveira, estrategista digital que já atuou em
mais de 80 projetos que somados ultrapassam a marca de 90 milhões de
faturamento nos últimos 2 anos.
O copywriter é
aquele profissional escritor que sabe usar as palavras de forma estratégica
para alcançar determinados objetivos como atrair e manter a atenção do seu
cliente, além de persuadi-lo a comprar, baixar, seguir e continuar na jornada
estabelecida para a compra ou esteira de produtos. Perfis que fazem mau uso das
técnicas de copywriting, por exemplo, normalmente trazem excesso de informação,
acreditando que aquilo os fazem melhores. Nesses casos, é preciso saber
diferenciar características de benefícios daquilo que está sendo oferecido,
afinal, quantidade não é sinônimo de qualidade, ainda mais quando vivemos em um
mundo cada vez mais imediatista.
"É preciso
que o profissional conheça exatamente o perfil da marca e a forma de como ela
se dirige ao seu público. Assim, o texto fica perfeito e isso influencia no
posicionamento e referência da marca no mercado, além de consequentemente
aumentar o faturamento do negócio", completa o especialista que está por
trás da estratégia de lançamentos e alguns dos principais infoprodutores do
Brasil como Carlos Magno, Isabella Peracchi, Diego Velasques, Michael Aboud e
muitos outros.
3)
Storytelling
A capacidade de
transformar seu produto em uma história ou inseri-lo em uma narrativa
interessante é chamado de storytelling. A técnica tem um caráter
persuasivo e pode ser utilizada dentro das estratégias de copywriting ou de
SEO, para ajudar na promoção dos negócios, na ampliação das vendas e, até
mesmo, em consultorias. Os influenciadores digitais, por exemplo, utilizam
muito do storytelling nas postagens patrocinadas, porque eles conseguem inserir,
de uma forma orgânica, o produto a ser anunciado em sua linha editorial.
4)
Assessoria de imprensa
Pouco conhecida, a
assessoria de imprensa é o braço da comunicação de um negócio responsável pelo
relacionamento entre a empresa e a mídia. Com um bom trabalho desse tipo, o
assessor de imprensa consegue inserir a marca de forma orgânica na mídia
especializada, seja em TVs, rádios, internet ou revistas. Ao contrário do que
muitos pensam, a assessoria de imprensa não é publicidade: ela consiste na
inserção orgânica e na geração de autoridade.
5)
Análise de dados
Todo negócio é
único, por isso, fazer uma boa análise de dados das técnicas utilizadas é
primordial para saber qual funciona e qual deve ser deixada de lado.
Independente das dicas que você coloque em prática, essa é a crucial: faça
testes e analise dados, afinal, o que funciona para uma marca, pode não
funcionar para outra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário