Viagens, passagens aéreas, perfumes, sofás, bebidas, maquiagem,
livros e até tatuagens despontam entre os vários itens que apresentaram, em
outubro, alto índice de buscas realizadas pelos consumidores aliadas ao termo
‘Black Friday’.
Nem só de eletroeletrônicos vive a Black
Friday. Ainda que celulares, notebooks, geladeiras, airfryers e outros itens
eletroeletrônicos sejam os mais procurados nas promoções da data mais
importante do ano para o comércio online, outros produtos e serviços também
concorrem pelo interesse do consumidor. Segundo dados do Radar Simplex, edição
especial Black Friday, que monitora as buscas realizadas por consumidores nos maiores
e-commerces com operação no Brasil, o mês de outubro registrou também intensas
buscas por passagens aéreas, pacotes de viagens, perfumes, sofás, bebidas,
maquiagem, pneus, fraldas, livros e até tatuagens aliados ao termo ‘Black
Friday’.
“Notamos que as buscas por passagens
aéreas, pacotes turísticos e agências de viagens estão entre as promoções de
Black Friday que já despertam grande interesse. Isso sugere que, passada a
pandemia da Covid, esses itens se tornaram objetos do desejo de parcela expressiva
da população”, relata João Lee, CEO e sócio fundador da Simplex. Para ele, é
natural que, depois de longo período de restrições à mobilidade, exista uma
demanda represada por viagens. “Na mesma linha, vemos também que há expressivas
buscas por promoções em parques temáticos, no Brasil e no exterior, além de
malas de viagem e malas de bordo”, pontua.
Outros
produtos
Assim como pacotes de viagens e passagens, os consumidores já começam a garimpar as primeiras promoções e a pesquisar os preços de vários produtos, indo muito além dos tradicionais eletroeletrônicos. Itens de beleza, perfumes e maquiagem surgem com índices expressivos de procura. Entre as buscas que são realizadas em conjunto com o termo ‘Black Friday’, é comum o consumidor também agregar o nome de grandes marcas, nacionais e internacionais. “Isso sinaliza que o consumidor não espera que apenas os lojistas façam as promoções, mas que, também, os próprios fabricantes de diversos produtos contribuam com preços diferenciados e descontos”, acredita o CEO da Simplex.
Aparecem, ainda, na lista dos produtos mais
pesquisados e monitorados em relação à Black Friday, sofás, colchões, pneus,
bebidas (whisky, cerveja e vinho, nesta ordem), fraldas, joias, bicicletas e
cupons para lanches. “Outro campeão nas buscas são os livros. O fenômeno é um
alerta para as livrarias, que também podem aproveitar a Black Friday para
alavancar as vendas”, diz Lee.
Tatuagens
e sex shop
Chama a atenção a crescente busca por
tatuagens em promoção. “Os tempos mudam e a cultura também. É natural,
portanto, que as pessoas vasculhem a internet procurando por descontos nesse
tipo de serviço. Hoje, tatuar o corpo é algo absolutamente comum, e não apenas
entre os jovens. Então não podemos falar que esse fato seja uma surpresa, mas,
sim, que se trata de um mercado aquecido”, pondera Lee.
Outro termo que começa a surgir com maior
frequência aliado às buscas para a Black Friday é ‘sex shop’, além de produtos
relacionados a esse tipo de comércio. O CEO da Simplex considera que é natural
a internet se tornar o grande canal de venda desses produtos, já que muitos
consumidores não se sentem confortáveis em visitar lojas físicas. Para Lee, os
principais e-commerces e lojas parceiras estão atentos às questões relativas à
comercialização desses produtos e aos cuidados em relação à remessa, que deve
ser realizada de forma discreta, sem expor o consumidor. “Conforme aumenta a
confiança do consumidor nesses cuidados com a remessa, as vendas online desses
itens tendem a crescer”, considera.
Black
Friday já
Para o sócio fundador da Simplex, o fato de
os consumidores começarem já em outubro as buscas relacionadas ao termo ‘Black
Friday’ indica que os e-commerces não podem perder mais tempo em incluir em
suas landing pages termos como ‘esquenta Black Friday’, ‘em breve na Black
Friday’ ou ‘vem aí a Black Friday’. “Isso é fundamental para que, quando
chegarmos na semana da Black Friday, esses e-commerces estejam bem-posicionados
nos sites de buscas”, diz. Lee reforça que inserções de temas relativos a essa
data comercial fazem com que o e-commerce seja considerado, pelos sites de
buscas, como relevante para o consumidor interessado nas promoções desse evento
de vendas. “Quem não estiver bem-posicionado nos sites de buscas na semana de
25 de novembro, data da Black Friday, seguramente vai perder vendas”, alerta.
“É fundamental os e-commerces garantirem desde já esse bom posicionamento”,
complementa Lee.
A partir do início de novembro, o Radar
Simplex passa a monitorar semanalmente as tendências de buscas para a Black
Friday 2022.
Simplex
simplex.live
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