Entender estratégias de marketing de conteúdo e novos hábitos de consumo podem ser a chave para vender mais nesta data
Apesar dos consumidores estarem mais cautelosos com a situação econômica do país, se comparado ao ano passado, as previsões da Black Friday desse ano são otimistas. Isto porque a maioria dos brasileiros (78%) pretende comprar na data, segundo pesquisa da Nielsen|Ebit em parceria com a Bexspay. A maior parte são homens (56%), pretende fazer suas compras online, com cartão de crédito – sete em cada dez pessoas usará esta modalidade para efetuar o pagamento – e prevê gastar entre R$ 1 mil e R$ 2,5 mil.
O faturamento da data é significativo, mas costuma ficar
concentrado no caixa de grandes e-commerces e varejistas do país, justamente
por aplicarem grandes descontos. Mas será que vale a pena conquistar as pessoas
somente pelo preço? O que faz sua marca se destacar nessas datas?
Pensando em auxiliar pequenas empresas, Paulo Cuenca, maior
autoridade no Brasil em conteúdo para redes sociais e empresário da área do
marketing, listou os principais pontos para que o empreendedor venda mais neste
período. Confira:
1. Tenha um diferencial de marca
Se você não sabe qual seu posicionamento de marca, quer
dizer que você está genérico no mercado e isso faz com que você fique refém de
preço e desconto.
O desconto é esperado nessa data, e claro que não é errado
fornecê-lo ao cliente, mas essa oferta precisa estar alinhada com a sua
estratégia. Se o seu diferencial for baseado no preço, você viverá em um eterno
leilão.
“A princípio, não há nada de errado nisso se esse for de
fato o seu jogo, como era com a Ricardo Eletro e Casas Bahia, por exemplo. O
seu grande diferencial pode sim ser o preço, mas se for isso, você terá que ser
o mais barato SEMPRE. Entenda que para essa conta fechar, é necessário um alto
poder de escala e um grande poder de negociação com o seu fornecedor. Caso contrário,
você irá estrangular a sua margem ou até mesmo ter prejuízo sem fim. Então
cuidado com a estratégia de ser o mais barato”, orienta Cuenca.
2. Analise os dados
Segundo Cuenca, a melhor forma de evoluir é analisar a
performance das campanhas anteriores. A análise minuciosa de dados é o melhor
arsenal para a tomada de decisões e eventuais ajustes de rota. Por isso, a dica
é verificar o que deu certo e o que não deu, e o porquê. Checar quais produtos
e/ou serviços tiveram maior ou menor aderência, além de saber quem é o seu
consumidor. Entender os interesses da sua base de clientes com antecedência
fará com que você se sobressaia na data. “Mais do que colocar seus produtos em
promoção é entende o que seus clientes desejam, quais os canais que eles utilizam
para se comunicar com você, os produtos mais consumidos por eles, horários e
frequência de compra. Isso tudo vai te ajudar na estratégia para Black Friday”,
comenta o especialista.
3. Leve a experiência do cliente para além do seu serviço ou
produto
Faça um overdelivery, ou seja, entregue mais do
que o esperado e supere as expectativas do seu consumidor. “A hamburgueria
Patties, em São Paulo capital, escreve um recado a mão nas entregas, o que é
contraditório para um fast food, mas torna a experiência ainda mais especial
pro cliente”, comenta Cuenca.
Nessa data é comum que as pessoas tenham um volume alto de
compras recebidas, se o seu produto vier com algo a mais, com certeza sua marca
irá se destacar.
4. O atendimento deve ser o coração da empresa
Nós estamos em uma época da ultra personalização, 73% dos
clientes voltam a comprar de marcas que apostam na personalização do
atendimento, segundo pesquisa realizada pela Open Text. Ou seja, tornar toda
jornada de compra mais interessante nunca foi tão importante.
“A venda não termina na venda em si, até por que conquistar
um cliente é muito caro. Então o seu atendimento pós-venda vai fazer com que
você não perca esse cliente. Dessa forma, as pessoas estarão mais dispostas a
pagar um valor maior se o atendimento for melhor. E se você tiver um
atendimento afiado, você poderá conseguir cobrar mais caro”, afirma o
especialista.
5. Cuidado com os descontos
Especialmente na Black Friday é necessário ter cuidado com
descontos. Se o seu posicionamento de marca não é dar desconto - ou dar 10% a
15% -, não exagere nesta data. Dê no máximo 20% a 30% de desconto, até para não
chatear os seus clientes.
Ainda, uma boa estratégia é fazer primeiro uma Black Friday exclusiva para a sua cartela de clientes e só depois abrir para o público, assim você proporciona um cuidado maior com quem já é fiel a você e não deixa ninguém chateado. Uma outra ideia também é dar algo a mais ao invés de dar algo a menos, como um bônus, um extra, algo especial pra essa época.
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