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terça-feira, 22 de novembro de 2022

Black Friday: melhores práticas para pequenas empresas se destacarem para além de grandes descontos

Entender estratégias de marketing de conteúdo e novos hábitos de consumo podem ser a chave para vender mais nesta data 


Apesar dos consumidores estarem mais cautelosos com a situação econômica do país, se comparado ao ano passado, as previsões da Black Friday desse ano são otimistas. Isto porque a maioria dos brasileiros (78%) pretende comprar na data, segundo pesquisa da Nielsen|Ebit em parceria com a Bexspay. A maior parte são homens (56%), pretende fazer suas compras online, com cartão de crédito – sete em cada dez pessoas usará esta modalidade para efetuar o pagamento – e prevê gastar entre R$ 1 mil e R$ 2,5 mil.  

O faturamento da data é significativo, mas costuma ficar concentrado no caixa de grandes e-commerces e varejistas do país, justamente por aplicarem grandes descontos. Mas será que vale a pena conquistar as pessoas somente pelo preço? O que faz sua marca se destacar nessas datas? 

Pensando em auxiliar pequenas empresas, Paulo Cuenca, maior autoridade no Brasil em conteúdo para redes sociais e empresário da área do marketing, listou os principais pontos para que o empreendedor venda mais neste período. Confira: 

 

1. Tenha um diferencial de marca 

Se você não sabe qual seu posicionamento de marca, quer dizer que você está genérico no mercado e isso faz com que você fique refém de preço e desconto. 

O desconto é esperado nessa data, e claro que não é errado fornecê-lo ao cliente, mas essa oferta precisa estar alinhada com a sua estratégia. Se o seu diferencial for baseado no preço, você viverá em um eterno leilão. 

“A princípio, não há nada de errado nisso se esse for de fato o seu jogo, como era com a Ricardo Eletro e Casas Bahia, por exemplo. O seu grande diferencial pode sim ser o preço, mas se for isso, você terá que ser o mais barato SEMPRE. Entenda que para essa conta fechar, é necessário um alto poder de escala e um grande poder de negociação com o seu fornecedor. Caso contrário, você irá estrangular a sua margem ou até mesmo ter prejuízo sem fim. Então cuidado com a estratégia de ser o mais barato”, orienta Cuenca. 

 

2. Analise os dados 

Segundo Cuenca, a melhor forma de evoluir é analisar a performance das campanhas anteriores. A análise minuciosa de dados é o melhor arsenal para a tomada de decisões e eventuais ajustes de rota. Por isso, a dica é verificar o que deu certo e o que não deu, e o porquê. Checar quais produtos e/ou serviços tiveram maior ou menor aderência, além de saber quem é o seu consumidor. Entender os interesses da sua base de clientes com antecedência fará com que você se sobressaia na data. “Mais do que colocar seus produtos em promoção é entende o que seus clientes desejam, quais os canais que eles utilizam para se comunicar com você, os produtos mais consumidos por eles, horários e frequência de compra. Isso tudo vai te ajudar na estratégia para Black Friday”, comenta o especialista. 

 

3. Leve a experiência do cliente para além do seu serviço ou produto 

Faça um overdelivery, ou seja, entregue mais do que o esperado e supere as expectativas do seu consumidor. “A hamburgueria Patties, em São Paulo capital, escreve um recado a mão nas entregas, o que é contraditório para um fast food, mas torna a experiência ainda mais especial pro cliente”, comenta Cuenca. 

Nessa data é comum que as pessoas tenham um volume alto de compras recebidas, se o seu produto vier com algo a mais, com certeza sua marca irá se destacar. 

 

4. O atendimento deve ser o coração da empresa 

Nós estamos em uma época da ultra personalização, 73% dos clientes voltam a comprar de marcas que apostam na personalização do atendimento, segundo pesquisa realizada pela Open Text. Ou seja, tornar toda jornada de compra mais interessante nunca foi tão importante. 

“A venda não termina na venda em si, até por que conquistar um cliente é muito caro. Então o seu atendimento pós-venda vai fazer com que você não perca esse cliente. Dessa forma, as pessoas estarão mais dispostas a pagar um valor maior se o atendimento for melhor. E se você tiver um atendimento afiado, você poderá conseguir cobrar mais caro”, afirma o especialista. 

 

5. Cuidado com os descontos 

Especialmente na Black Friday é necessário ter cuidado com descontos. Se o seu posicionamento de marca não é dar desconto - ou dar 10% a 15% -, não exagere nesta data. Dê no máximo 20% a 30% de desconto, até para não chatear os seus clientes. 

Ainda, uma boa estratégia é fazer primeiro uma Black Friday exclusiva para a sua cartela de clientes e só depois abrir para o público, assim você proporciona um cuidado maior com quem já é fiel a você e não deixa ninguém chateado. Uma outra ideia também é dar algo a mais ao invés de dar algo a menos, como um bônus, um extra, algo especial pra essa época.


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