A tecnologia voltada ao setor de restaurantes já percorreu um longo caminho. Da simples caixa registradora a um ponto central de controle para todas as operações, as ferramentas tecnológicas desempenham hoje um papel crucial no segmento de food service, principalmente na área de operações. Atualmente, o setor de delivery de comida movimenta globalmente mais de US$ 150 bilhões, tendo mais que triplicado desde 2017.
Há muitas tarefas que o proprietário ou o gestor de restaurante deve se preocupar, desde a compra do ingrediente de qualidade certo e do fornecedor certo até a garantia de que a cozinha nunca fique sem estoque, além do acompanhamento constante das tarefas de todos os funcionários. É uma gestão complexa e, provavelmente, impossível que o administrador faça tudo isso sozinho sem o apoio das ferramentas adequadas.
É aqui que entra a tecnologia. Ela ajuda o empreendedor a otimizar todas as operações do seu restaurante e garantir o controle firme de todas as atividades, agilizando as operações de ponta-a-ponta e ajudando o estabelecimento a oferecer um atendimento consistente ao cliente. No entanto, muitos restaurantes, serviços de delivery, dark kitchens e até mesmo redes de franquias ainda não conhecem todos os recursos que podem auxiliá-los a administrar os estabelecimentos com facilidade.
Hoje, os restaurantes e serviços de delivery de
comida precisam de presença digital para potencializar suas vendas,
principalmente em um cenário de pandemia. Além de ter o seu canal digital, é
fundamental que o restaurante também marque presença em todos os marketplaces,
como iFood, 99 Food e Rappi, por exemplo.
Na retaguarda da operação está a preparação da comida. Como informações sobre estoque, cardápio, tempo de preparo dos pratos, limpeza e higiene precisam ser checadas constantemente, a tecnologia assume um papel central nessa orquestração.
Ter rígido controle desse fluxo de informações melhora a experiência do cliente e reduz a chance de erros por parte da equipe da cozinha. Por meio de software que envia alertas em tempo real, por exemplo, fica mais fácil ter controle do estoque. Isso garante que a cozinha nunca fique sem um item essencial em uma hora movimentada do dia ou que o gestor do restaurante faça o pedido de um item que já esteja disponível no estoque.
Já os quiosques de autoatendimento estão ficando cada vez mais populares, permitindo que os clientes peçam comida sem a necessidade de um garçom para anotar seus pedidos. Os menus digitais também são uma maneira atraente de exibir rapidamente os itens do menu.
Para receber tornar a operação mais eficiente e minimizar os erros, o food service deve priorizar a tecnologia cloud. Esse sistema oferece mais segurança às informações geradas pelo negócio, além de um ambiente constantemente atualizado e com informações em tempo real, disponível para acesso de qualquer lugar.
Isso mostra que as operações de um restaurante podem ser simplificadas e se tornar mais eficientes com a ajuda das soluções adequadas. A combinação entre tecnologia e boa comida tem um grande raio de possibilidades que pode ser mais explorada pelo setor de alimentação. Afinal, toda a operação envolve tecnologia, desde o momento que o cliente entra na loja ou acessa um canal digital até quando a conta do serviço é emitida. Quando utilizada estrategicamente, a tecnologia é uma divisora de águas, ajudando os restaurantes a reduzir o tempo de espera dos clientes e proporcionar uma experiência mais rápida e personalizada que encanta e retém negócios.
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