Pesquisar no Blog

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Quer engravidar e não consegue? Obstetra orienta sobre hábitos que podem favorecer as tentantes

Foto de Nataliya Vaitkevich
A Dra. Carolina Curci, ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana, destaca que uma vida mais ativa pode favorecer o processo para engravidar

 

Sonhar e planejar uma gravidez, faz parte da vida de milhares de casais. É um momento esperado e cheio de expectativas, mas embora pareça um assunto comum, existem muitas desinformações que podem frustrar os sonhos de uma nova família.

Para a Dra. Carolina Curci, ginecologista e obstetra, também especialista em reprodução humana, o processo começa de dentro para fora. “É preciso se atentar e mudar hábitos para que o corpo se torne saudável e esteja pronto para essa nova fase”, comenta.

A profissional listou os dois primeiros passos fundamentais que podem favorecer as tentativas de gestação. São eles:


- Alimentação - deve ser levada a sério, os alimentos ajudam no processo da gravidez, como também garantem boa saúde ao bebê e a mãe. Os vegetais, legumes, cereais e frutas devem fazer parte da rotina diária. Alimentos como bebidas com cafeína, ultra processados, alimentos com muito açúcar e carne vermelha em excesso, é importante ter cautela, pois eles podem acabar dificultando a gravidez.


- Exercícios físicos - Existem exercícios físicos que favorecem o processo das tentantes, desde que acompanhado e orientado por um profissional. E o mais importante, sem exagero! Os exercícios mais indicados são: treinamento funcional, pilates, hidroginástica, natação, caminhada, yoga e musculação. Conhecidos como atividades de baixo impacto. “É importante se movimentar, o sedentarismo traz inúmeros problemas físicos e sociais”.

A Dra. Carolina Curci, finaliza, ressaltando que ao decidir engravidar o primeiro e mais importante passo é consultar o ginecologista que acompanha a sua rotina. Ele pedirá uma série de exames, entre eles a reserva ovariana, que informa sobre a quantidade de óvulos disponíveis para a fertilização. “Precisamos ter em mente, que o nosso corpo é como um aquário que precisa de manutenção em diversos períodos, e a fase de tentantes é um ajuste para receber o bem maior que é a gestação. A ansiedade, os negativos podem frustrar, mas jamais desistir do sonho”.

 

Dra. Carolina Curci - atua com Ginecologia, Reprodução Humana e Obstetrícia, formada pela universidade de Marília no Conjunto Hospitalar Mandaqui, cursou Dermatologia Estética na ISMD e Reprodução Humana no Gera/UNIP. Suas especializações sempre foram voltadas a áreas relacionadas à saúde da mulher desde estética ao pré-natal. Hoje é diretora técnica da Clínica Curci, onde atende gestantes de 18 a 55 anos, mulheres tentantes e que buscam acompanhamento ginecológico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados