Recorte realizado
pela Spark no período de julho de 2021 a julho de 2022 aponta que foram publicados
4,7 milhões de posts sobre o tema por aproximadamente 37 mil perfis
Em relatório desenvolvido pelo time de Data
Analytics da Spark, grupo
especialista em produtos e soluções de marketing de influência, aponta que, no
período de julho de 2021 e julho de 2022, a categoria “Beleza” gerou 4,7M de
conteúdos postados nas redes sociais, ficando atrás apenas para “Moda”, com 8M.
Os dados foram coletados por meio da plataforma de dados e gestão de campanhas
com influenciadores, Tagger,
que analisou 39,5K perfis, além de pesquisas secundárias realizadas pela equipe
de Data Analytics baseadas nas campanhas da Spark e marcas parceiras.
Segundo o levantamento, foram publicados cerca de
4,7 milhões de posts sobre o tema por aproximadamente 37 mil perfis, resultando
em mais de 9,8 bilhões de interações. Mesmo com a crescente do TikTok, o Instagram
segue liderando como a rede social com a maior presença de conteúdos publicados
sobre o tema.
Os dados ainda revelam que 78% do público que
consome esse tipo de conteúdo é feminino, com destaque para as faixas etárias
dos 21 aos 24 anos e dos 25 aos 29 anos. A pesquisa mostra, também, que a maior
parte do engajamento está concentrada em conteúdos com dicas, tutoriais, hacks
de beleza e curiosidades; publicações com influenciadores e filhos em ocasiões
especiais; mitos e verdades; rotinas de skincare; challenges; conteúdos com
representatividade; lançamento de produtos; e vídeos mostrando a usabilidade de
produtos.
De acordo com Claudia Mello, Head de Mídia e Business
Intelligence da Spark, o estudo possibilitou o levantamento de insights muito
ricos extraídos dos relatórios das campanhas realizadas pela empresa sobre a
categoria. “Sabemos a importância que um squad de influenciadores tem na
construção das marcas, mas na categoria de beleza, a frequência e o contexto
dos produtos na rotina destes perfis passam a ser cruciais para construção de
consideração e conversão junto às suas bases de seguidores.”
Ainda de acordo com Claudia, também fica
perceptível a força que o Instagram ainda possui junto aos consumidores desse
tipo de conteúdo. De acordo com a especialista, é importante que
influenciadores se atentem ao fato de que a rede está seguindo uma tendência de
priorizar a entrega do formato “Reels”, ao invés de vídeos publicados no feed.
“Evitar o tom comercial na hora de realizar um vídeo sobre determinado produto
também aumenta as chances de obter uma performance satisfatória”, explica.
Os dados levantados pela Spark vão ao encontro da
atual performance do mercado de beleza na internet. Segundo a McKinsey, empresa
de consultoria empresarial americana, o mercado global de bem-estar deve
atingir mais de US$ 1,5 trilhão, com crescimento de 5% a 10% anualmente. Neste
cenário, destacam-se o engajamento do tema em redes sociais, como no Instagram,
TikTok e YouTube, e, também, no âmbito dos negócios, visto que diversos
influenciadores e celebridades têm investido em marcas próprias, o que por sua
vez impacta diretamente uma audiência sólida já presente na internet, como é o
caso das brasileiras Boca Rosa, Mari Maria e Bruna Tavares, além de grandes
nomes internacionais como Rihanna, Selena Gomez, Hailey Bieber e Kylie Jenner.
Spark - possui quatro unidades de negócios: LAB, Afiliadas,
Tech e Academy.
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