Quantas vezes você já ouviu falar sobre o metaverso? O tema vem ganhando cada vez mais protagonismo e é considerado uma forte tendência tecnológica para o futuro – mesmo não sendo uma tecnologia totalmente nova. E, justamente, por ser algo que está fortemente relacionado a mudanças no cotidiano das pessoas, é fundamental entender os seus impactos, principalmente no meio corporativo, o qual precisa se adaptar mediante as transformações que surgem.
O conceito do metaverso parte da ideia de utilizar
a tecnologia para promover um maior nível de interação e imersão, possibilitado
através de mecanismos de realidade aumentada e virtual, através da internet.
Tais aspectos são considerados alternativas viáveis para as corporações –
principalmente as que possuem diversas unidades espalhadas e podem utilizar
estes recursos para um amplo desenvolvimento do time, através de treinamentos e
atividades com uma maior interatividade, deixando de lado o excesso de formalidade
para um maior engajamento.
Contudo, as empresas devem se atentar a essa
tendência, considerando a utilização do ambiente virtual como uma realidade.
Como um exemplo claro, temos a pesquisa realizada esse ano pela Associação
Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), em parceria com a
Integração Escola de Negócios, onde foi constatado que 69% dos treinamentos no
país são realizados de forma online.
Além disso, esse apontamento também leva em conta o
novo perfil comportamental das novas gerações, principalmente Y e Z. Isso
porque o uso desse recurso passa a ser mais efetivo para esse público, que dá
preferência a treinamentos curtos. Para os gestores, isso viabiliza imensamente
a identificação de quais são as habilidades e competências dessas gerações, que
tem como características serem mais ativos e menos pacientes.
Certamente, toda a ideia envolvida no conceito do
metaverso brilha os olhos. Até grandes referências no meio corporativo, como
Bill Gates, acreditam que, em poucos anos, os processos de capacitação
profissional serão realizados de forma virtual. Mas, não podemos deixar de lado
os desafios que ainda impedem que essa seja uma realidade para todos.
Diversos fatores impedem que o metaverso tenha uma
expansão gradual, que vão desde o custeio até à dificuldade na acessibilidade.
Tendo em vista o desenvolvimento das gerações anteriores, adotar a prática de
treinamentos virtuais não é considerado algo benéfico para aqueles que ainda
necessitam do contato físico e dependem do formato em sala de aula para
absorverem conteúdos de forma integral, devido a problemas de concentração.
Esse ponto chama atenção para a necessidade das
organizações ao adotarem novos conceitos tecnológicos nas atividades de
treinamento e desenvolvimento nas empresas, considerando esse público como
parte do processo e que precisará ser inserido na aplicação destes
treinamentos.
O metaverso se configura como uma excelente
alternativa para as organizações construírem ambientes favoráveis de
treinamentos e aprimoramento das interações sociais. Contudo, da mesma forma
que esse recurso abre novas possibilidades, não podemos descartar que o seu
processo ainda poderá levar um longo período para que atinja todos de forma
ampla.
Deste modo, cabe às empresas se anteciparem na aplicação
de treinamentos para capacitar a equipe fazendo uso dessas tecnologias e,
assim, poderem utilizar tais ferramentas e recursos em favor do desenvolvimento
contínuo como um todo.
Pollyana Guimarães - idealizadora da
Evoluzi, empresa de curadoria de treinamentos corporativos.
Evoluzi
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