Adolescentes e jovens adultos nascidos entre 1997 e
2012 estão menos satisfeitos em seus empregos, em comparação com outras
gerações. É o que mostra a pesquisa Glassdoor
Economic Research realizada em agosto deste ano. A Geração Z tem
demonstrado que valoriza mais trabalhar para empregadores socialmente
conscientes a ter altos salários e avalia bem empregos na área de recrutamento
corporativo, marketing, mídias sociais, ciência de dados, produto e
desenvolvimento de negócios.
Além disso, a Geração Z está reconsiderando a vida
na cidade grande e optando por empregos em cidades mais acessíveis e
comunidades, assim como o modelo remoto de trabalho. Das 10 profissões listadas
pela pesquisa, 4 estão relacionadas à área de marketing. Confira a lista
anexada.
Segundo Carolina Fernandes, CEO da Cubo
Comunicação, uma nova tendência no formato de trabalho atual está surgindo.
"Assim como as empresas buscam soluções inovadoras, a nova geração de
colaboradores não busca apenas o salário, ela quer ter um propósito
profissional e ser vista como um ativo estratégico da empresa; não uma máquina
de repetições. Por conta disso, vemos cada vez mais profissões surgindo com
mais flexibilidade e com mais especificidade", explica.
Outra pesquisa, realizada pela Adobe, mostrou que a
mesma geração também deseja empreender, mas não da forma tradicional. Cerca de
45% dos criadores de conteúdo pesquisados disseram que desejam ter um negócio e
ganhar dinheiro com conteúdo compartilhado online.
"Nós estamos vendo uma busca massiva por
empregos que têm menos de 15 anos de existência: social media, gestor de
tráfego, UX designer, especialista em SEO/SEM; e também estamos vendo o aumento
de influenciadores digitais que estão montando suas próprias marcas ou sendo
representantes delas. Veremos ainda mais mudanças com a geração seguinte: Alpha
(nascidos a partir de 2010). A nossa visão tradicional de 'trabalho' já
mudou", elabora a especialista em Marketing & Comunicação, Carolina
Fernandes.
Ainda segundo a especialista, o mercado de
inteligência artificial está em pleno crescimento. "Profissionais que
consigam criar sistemas para analisar informações, o comportamento do usuário,
e aplicar este conhecimento dentro de um marketing estratégico, são muito
valorizados". A visão é confirmada pelo levantamento anual Emerging Jobs
Report 2020, do Linkedin, que mostra que o trabalho mais emergente da lista era
o de especialista em inteligência artificial.
Fonte: Glassdoor Economic Research ( https://www.glassdoor.com/research )
Carolina
Fernandes - CEO da Cubo Comunicação, palestrante e especialista em Marketing &
Comunicação, com mais de 20 anos de experiência na área atuando em
multinacionais, agências de marketing e assessoria de imprensa. Acredita que o
papel das agências do futuro seja criar soluções personalizadas para resolver
as dores das marcas, do mercado e das pessoas. Foi premiada na edição 2014 do
prêmio CECOM pelo trabalho desenvolvido como gestora da Algar Tech,
participando, inclusive, do reposicionamento de marca da companhia.
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