De acordo com
Jesué Tomé, especialista em novos empreendimentos no setor têxtil, dar início a
um novo projeto é muito mais do que etiquetar um produto e colocá-lo à venda
Começar um negócio de moda pode parecer um grande
desafio, mas com os recursos e as facilidades que a tecnologia oferece nos dias
de hoje, alguns empreendimentos podem sair do papel com mais facilidade do que
outros. Isso, principalmente, pela possibilidade de montar uma loja
virtual e divulgar os produtos nas redes sociais para milhares de
consumidores.
O sucesso de uma nova marca de roupas, por exemplo,
depende unicamente das estratégias que a marca irá adotar no seu lançamento e
no lançamento das coleções seguintes. Por isso, é essencial que elas sejam bem
fundamentadas por profissionais que tenham experiência no mercado.
De acordo com Jesué Tomé, empreendedor e mentor
especialista em novos empreendimentos no setor têxtil, jovens empreendedores
veem as marcas de roupas como uma das melhores alternativas na hora de começar
um negócio. “Isso acontece porque o mercado cresceu muito nos últimos dois anos
devido aos impactos causados pela pandemia. As compras on-line
cresceram exponencialmente e o segmento de moda no e-commerce foi o
que mais cresceu durante esse período, com uma aceleração nas vendas que só era
esperada para os próximos dez anos”, revela.
Para o empreendedor, a democratização das mídias
também está diretamente relacionada à escolha por esse setor. “Hoje a barreira
de entrada para realizar anúncios na internet de forma fácil, simples e barata
é muito baixa. Seja por meio de mídia paga ou orgânica, qualquer pessoa
consegue criar conteúdo nas redes sociais para divulgar a sua loja ou sua
marca, ou buscar influenciadores que se identifiquem com a proposta e divulguem
a empresa em suas plataformas. São inúmeras as possibilidades para se destacar
no mercado”, declara.
Jesué acredita que atrelar uma marca a
influenciadores do segmento é uma das principais alternativas para estabelecer
uma nova marca de moda. “É algo que muda o jogo. Quando você coloca uma pessoa
que está nos holofotes vestindo sua marca, automaticamente essa empresa estará
sendo notada não só pela base de fãs que segue aquele determinado
influenciador, como para uma gama enorme de pessoas que podem consumir o
conteúdo dessa pessoa de forma indireta”, relata.
Ao criar uma nova marca, é imprescindível a
definição de um público-alvo e um nicho de atuação. “Quem quer vender para todo
mundo não consegue vender para ninguém. Além de reduzir o número de
concorrentes, quando um nicho é definido a análise de mercado acontece de uma
forma mais simples e o gestor irá conhecer melhor o próprio público, sendo mais
seletivo e criando uma comunicação mais assertiva efetiva com seus
consumidores. A escolha de um nicho e um público-alvo facilita, inclusive, a
escolha por um influenciador que esteja diretamente relacionado a esse tipo de vestimenta”,
pontua.
Após definir a audiência, é hora de se diferenciar
das outras marcas. “Isso acontece com um planejamento robusto de
posicionamento. As fotos, vídeos e as divulgações de coleções devem ter uma
identidade visual que converse com a marca e com os consumidores. Não basta
você fazer da sua marca e de suas redes sociais um catálogo de produtos. É
preciso ter um diferencial, campanhas e algo bem elaborado. Nos dias de hoje,
com um celular e pouco dinheiro existe a possibilidade de se destacar em meio a
tantas novas marcas de roupa. Basta ter um planejamento coerente, que esteja
alinhado aos interesses das pessoas que sua empresa quer alcançar”, revela.
O especialista alerta que diversos erros
desnecessários são cometidos por empreendedores no início de uma empresa. “O
principal equívoco é achar que criar uma marca de roupas é só fazer alguns
produtos, etiquetar e colocar para vender. Quem está começando precisa buscar
conhecimento sobre o setor para não ficar para trás logo no início. Afinal,
diversos empreendedores estão estudando e se especializando na área têxtil,
entrando no mercado já com estratégias diferenciadas e preparados para
conquistar seu espaço. Se prepare, aposte no desenvolvimento de um website
intuitivo, crie uma boa base de fornecedores confiáveis e conte com pessoas de
competência, que sabem bem o que estão fazendo para estabelecer sua marca no
mercado”, finaliza.
Jesué Tomé - desenvolveu uma metodologia baseada em
tudo que aprendeu ao longo dos mais de dez anos de experiência com sua marca.
Depois de diversos caminhos percorridos, erros e acertos com a Alfa Skate® ,
ele entendeu o que realmente funciona e o que dá resultado no varejo têxtil.
Foi depois dessa jornada que ele chegou ao método de ensino batizado de MIAPE,
que tem cinco pilares fundamentais como base: mercado, identidade, audiência,
produto e estratégia. O propósito é ensinar aos jovens empreendedores como
colocar toda a energia no que realmente importa para lançar uma nova marca no
mercado em busca de resultados efetivos. Para mais informações, acesse https://viverdemarca.com/curso-viver-de-marca
ou pelo Instagram @viverdemarca e @jesuetome
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