Vai abrir uma franquia em 2022?
Especialista
comemora o aquecimento do setor e lista algumas dicas para ter sucesso na escolha
do novo empreendimento
Após
um período de incertezas econômicas, e o cenário para os investimentos começar
a ficar aquecido, o setor de franquias é uma das apostas para o crescimento da
economia em 2022. Segundo Julio Segala, que há mais de 20 anos atua no setor, o
sistema de franquias é a opção mais segura para quem quer empreender, uma vez
que o franqueador fornecerá know how e suporte para o crescimento e
sucesso do negócio. Risco sempre há, mas muito menor do que começar um negócio
sozinho, partindo da “estaca zero”.
Segundo
a Associação Brasileira de Franchising – ABF, em 2021, o setor de franchising
registrou um crescimento de 10,7% no valor do faturamento em relação a 2020. Na
área de educação, durante o mesmo período, registrou-se 5% de aumento. Já o
número de unidades franqueadas no Brasil saltou de 156 mil em 2020 para 170 mil
2021, um aumento de mais de 9%.
Para
Segala, daqui para frente muitas pessoas buscarão alternativas de trabalho e
geração de renda. “As microfranquias, que tem investimento inicial abaixo dos
R$ 105 mil, são uma excelente opção para quem tem um capital, oriundo de
economias ou até de um possível desligamento de empresa como aconteceram muitos
durante o auge da pandemia, para investir no próprio negócio”, diz o especialista.
Ainda
de acordo com ele, o franchising será uma grande oportunidade para satisfação
pessoal, profissional e financeira para as pessoas nessa retomada da atividade
econômica do Brasil, dentro da nova realidade de consumo e forma de viver.
Após
a pandemia causada pelo novo coronavírus, o setor precisou fazer adaptações
para não perder o consumidor. As vendas on-line, com predominância do e-commerce
e o relacionamento direto com o cliente através de meios de comunicação
eletrônica como, por exemplo, a ferramenta WhatsApp, já fazem parte da rotina da
nova realidade de consumo.
“As
pessoas perceberam que, receber os produtos em casa, sem precisar se deslocar
para comprar, é fácil e até mais barato. Isso não significa que elas irão abrir
mão de uma experiência de compra parecida com a que tinham na loja física. Com
isso, os meios eletrônicos para venda e uma equipe altamente treinada para
atender o consumidor, farão a diferença na decisão de compra”, ressalta Julio.
No
caso das franquias educacionais, a aplicação de um sistema híbrido, que
intercala com aulas on-line e presenciais, será bem mais frequente daqui para
frente. O setor, segundo a ABF, apresentou um crescimento de 1%, comparando
2020 com o mesmo período de 2021.
Julio Segala, que atualmente é diretor de marketing e operações do Kumon - maior franquia de educação do Brasil e presente na lista das 50 maiores franquias em ranking divulgado recentemente pela ABF - acredita que, investir na área de educação, além de satisfação financeira, traz uma recompensa pessoal de poder contribuir com o futuro do país. “Trabalhar com educação impacta positivamente a vida das pessoas, e se torna uma missão de vida para muitos empreendedores. A educação é um universo de oportunidades, mas é também uma área bem exigente, de muita responsabilidade”, finaliza Julio.
Para aumentar a segurança na hora de
escolher a franquia, o executivo recomenda que o candidato à franqueado busque
um negócio que ele se identifique e pesquise sobre a marca. Outras dicas
importantes e necessárias durante o processo são: conversar com vários
franqueados da rede desejada e estudar com cautela a Circular de Oferta de
Franquias (COF).
Kumon
http://www.kumon.com.br/franquia
Telefone 0800 728 1121
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