Estudo da Criteo
revela ressurgimento do omnichannel no Brasil e oportunidades para o futuro do
comércio
Consumidores de todo o mundo estão hoje passando
mais tempo online, descobrindo e comprando mais na Internet em comparação a
2019, de acordo com uma pesquisa da Criteo, empresa de tecnologia que
fornece a plataforma de Commerce Media líder mundial. O relatório “Shopper
Story 2022” da Criteo analisou o cenário do comércio nos últimos três anos,
comparou a evolução do comportamento e das preferências dos consumidores e
ainda identificou quatro tendências emergentes para 2022.
Consumidores buscam cada vez mais experiências
omnichannel
Embora o e-commerce tenha brilhado e crescido
bastante em 2021, a pesquisa da Criteo mostrou a importância e a resiliência do
omnichannel. À medida que os países de todo o mundo relaxavam as restrições da
Covid-19, as compras em lojas físicas aumentaram 20% no ano passado. Além
disso, os consumidores disseram que continuam apreciando a experiência de
compra na loja física: quatro em cada dez afirmam que “localização conveniente”
e “necessidade imediata de um produto” estão entre os principais motivos pelos
quais compram nesses lugares.
“Vimos o e-commerce atingir níveis de crescimento
sem precedentes nos últimos anos, mas as lojas físicas ainda desempenham um
papel vital na jornada do comprador”, disse Tiago Cardoso, Diretor Geral da
Criteo para a América Latina. “O omnichannel é uma parte essencial do mix de
marketing moderno, pois a combinação de online e offline aprimora a experiência
do comprador. Nossa pesquisa também indica que os clientes dependem menos das
lojas para atendimento imediato hoje do que durante o período
pré-pandemia.”
Mais clientes estão escolhendo um caminho híbrido
de compras
A pesquisa da Criteo também demonstrou que os
consumidores estão comprando cada vez mais itens de novas formas depois de
terem experimentado e tido interações positivas com marcas e varejistas online.
Especificamente, a adoção do "compre online, retire na loja" (BOPIS -
buy online, pickup in-store) e do "pesquise online, compre offline"
(ROPO - research online, purchase offline) cresceu desde 2019. Isso mostra que
um número crescente de compradores está confortável com um caminho híbrido de
compras, que inclui tanto os benefícios do comércio eletrônico, como a
capacidade de comparar rapidamente preços e produtos, bem como as vantagens das
experiências offline, como preços mais baixos na loja ou promoções
especiais.
Compras em lojas físicas e showrooming ainda são
partes essenciais na experiência do cliente
Cerca de metade dos entrevistados (48%) disse, em
2021, que gostou de visitar as lojas para ver o que havia de novo ou quais eram
as tendências, em comparação com 44% em 2019, indicando que as lojas ainda são
uma fonte sólida e segura para entender as tendencias fashion.. Além disso,
quase seis em cada dez consumidores esperam comprar nas lojas fisicas quando
têm tempo e quatro em cada dez não gostam de comprar a menos que possam ver e
tocar os itens em uma loja.
Apesar das mudanças na experiência de compra nas lojas,
devido à Covid-19, 72% dos entrevistados disseram que ainda procuram produtos
nesses ambientes e compram online depois, prática que é conhecida como showrooming.
O futuro do comércio e da publicidade online
A pesquisa da Criteo teve a participação de mais de
17.000 entrevistados de todo o mundo e utilizou commerce data de seus 22.000
clientes anunciantes para descobrir as principais tendências. Os anunciantes
podem aproveitar essas novidades e se preparar para o futuro do comércio,
testando soluções do futuro como publicidade contextual, publicidade em vídeo e
Retail Media. À medida que os consumidores expandem a sua jornada de compras, o
online e o offline continuarão se misturando, apresentando mais oportunidades
para os profissionais de marketing alavancarem o omnichannel para vendas e
fidelização de clientes.
Criteo (NASDAQ: CRTO) - empresa de tecnologia que
fornece a Commerce Media Platform líder global. https://www.criteo.com/br/
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