O relatório baseado em dados e em IA
identifica as seis tendências de destaque que definirão a expressão criativa e
aumentarão o desempenho de campanhas de marketing em 2022
A Shutterstock, Inc. (NYSE: SSTK), plataforma criativa líder global que oferece soluções
completas, conteúdo de alta qualidade e ferramentas para marcas, negócios e
empresas de mídia, anuncia hoje o lançamento de seu relatório anual de
tendências criativas. Com base nos dados de pesquisa dos usuários globais da
Shutterstock, o relatório interativo deste ano prevê os temas de tempo e espaço
dominantes nos projetos criativos e campanhas de marketing em 2022. Além disso,
a novidade no relatório deste ano são os dados de desempenho da
Shutterstock.AI, que identificam o conteúdo que gerará as maiores taxas de
cliques, dando aos criativos e profissionais de marketing os insights para
criar e inovar com confiança.
A pandemia mexeu com o
conceito de tempo para muitos; à medida que os dias se vão, a passagem do tempo
é processada de forma diferente. Os dados da Shutterstock mostram que, em 2022,
espera-se que os criativos visualizem essa sensação abrangente de perder a
noção do tempo e do espaço ao entrar em novos territórios, eras e
possibilidades em seus materiais de marketing. À medida que os espaços virtuais
aumentam em popularidade, o relatório deste ano coloca os usuários diretamente
no metaverso por meio de uma experiência interativa aprimorada, permitindo que
os usuários explorem as tendências por meio de um avatar personalizado.
“Quando analisamos
mais de perto o que a comunidade global da Shutterstock está procurando, fica
claro que 2022 será um ano definido por ultrapassar os limites tradicionais e
explorar o desconhecido”, disse Flo Lau, Diretora de Criação da Shutterstock.
“Há uma sensação de desejo de viajar e um desejo de explorar o fantástico e o
estranho, e as tendências deste ano capturaram exatamente isso. Das paisagens
áridas do deserto do Oeste aos reflexos de néon de um horizonte futurista, este
ano está pronto para testar os limites da nossa imaginação”, salienta.
Para Guilherme
Tosetto, coordenador de pós-graduação em Fotografia da Belas Artes, “as noções
de tempo e espaço na contemporaneidade são completamente diferentes do que
poucos anos atrás. Observar essas mudanças e registrá-las pela fotografia é
fundamental para os profissionais que desejam se destacar nessa área tão
competitiva. Novas experiências também exigem novos olhares, novos métodos e
até mesmo novos equipamentos que nunca foram utilizados no campo da
fotografia”.
“Temos que encontrar
uma maneira de dar a volta por cima e fazer as coisas diferentes. Como
criativos, temos a responsabilidade de reinterpretar ideias e essas tendências
nos inspiram e nos ajudam em nossa tarefa de ir além do tradicional e buscar o
desconhecido e novo”, completa Yuri Ornelas, Trend Scouter da C&A México.
As seis tendências
criativas de 2022 se enquadram em duas categorias temáticas: tempo e espaço.
Fantástico (Século
XIV): Refletindo a obsessão global por sagas
medievais como Game of Thrones e The Witcher, a popularidade da Idade Média
continua a aumentar. Palavras-chave como construção medieval (+6496%), escudo
vintage (+2858%) e templários (+831%) tiveram um aumento drástico, à medida que
criativos e profissionais de marketing voltam no tempo para revisitar um reino
de drama e aventura. De acordo com dados da Shutterstock.AI, o conteúdo que
recebe mais cliques inclui torres, taças e machados, sendo os castelos os mais
populares.
O Macabro (Era
Moderna): Elementos assustadores como múmias
egípcias (+6923%), monstros e feras (+3623%) e A Morte (+388%) não são apenas
para o Halloween. Os padrões de pesquisa mostram que os gêneros de terror e
suspense estão voltando, com foco particular em futuros distópicos e
pós-apocalípticos.
Em Direção Ao Velho
Oeste (Séculos XVIII a XIX): Os dados mostram um aumento no
interesse pela cultura cowboy, ambientes do oeste selvagem e campos de
pradarias, com pesquisas por cavalos selvagens, por exemplo, aumentando em
1961%. Imagens e vídeos com temas relativos ao faroeste estão subindo
rapidamente nas listas de desejos de marketing, com os padrões que remetem aos
nativos americanos das tibos Navajo crescendo 225% em popularidade no ano
passado.
Pé Na Estrada De Novo
(Era Moderna): Ficar dentro de casa
despertou o desejo de viajar para milhões de pessoas ao redor do mundo. Os
usuários procuram por bicicletas na estrada (+14911%), estradas de montanha
(+5763%) e lugares remotos (+487%) num esforço para explorar territórios
desconhecidos e caminhos menos frequentados a partir do conforto das suas
próprias casas. O conteúdo que recebe mais cliques inclui bagagens e serras em
montanhas.
O Cyberpunk Não Morreu (Anos 2100): Em um mundo que está constantemente inovando e quebrando barreiras tecnológicas, não é surpresa que os criativos estejam se voltando para a estética de alta tecnologia, como paisagens urbanas noturnas, fundos com fractais (+2955%) e avatares de mulheres (+1503%) para acompanhar essas mudanças. O conteúdo que recebe mais cliques inclui tomadas elétricas, webcams e imagens com LED.
Saindo do Forno (Era
Moderna): Os lockdowns em todo o
mundo estimularam as pessoas a voltar à cozinha e encontrar inspiração em todos
os cantos do planeta. As pesquisas por especialidades e ingredientes regionais
como Porcini (+2.566%), Takoyaki (+2.024%) e Panna Cotta (+435%) estão em alta,
à medida que criativos e profissionais de marketing buscam inspiração
gastronômica perto e longe. O conteúdo que recebe mais engajamento inclui
pretzels e cupcakes.
Além de relatar essas seis tendências
globais, a Shutterstock discriminou o relatório de tendências pela primeira vez
para alguns de nossos principais mercados: Brasil, França, Japão, EUA e Reino
Unido. Esses relatórios nacionais destacam cada uma das três principais
tendências futuras desses países, como “A Arte de Viver” no Japão e “Dragon (On
and On)” nos EUA, utilizando nossa pesquisa local e dados de materiais
acessados.
Para o Brasil, as principais tendências apontam para “Piratas à Espreita”, “Flora e Fauna” e “Coma, Beba e Seja Criativo” -- sendo que as buscas têm aumentado através de palavras-chave como “navios pirata”, “animais de safari” e “queijo e vinho”. “É interessante notar que enquanto as tendências mundiais se voltam para cenários futurísticos, disruptivos e inovadores, no Brasil encontramos uma necessidade de olhar para o que é genuinamente nosso, a flora e fauna específica do país. Isso é um campo a ser explorado por fotógrafos que estão espalhados pelo imenso território brasileiro, fazendo com que os destaques naturais locais, muitas vezes esquecidos, se tornem visíveis para todo o mundo por meio do compartilhamento dessas imagens”, atesta Tosetto, que completa: “O mercado fotográfico sendo extremamente dinâmico exige que os profissionais se atualizem constantemente tendo a noção do que o mercado precisa e exige”.
Além disso, o relatório de 2022 também
informa nosso público global sobre os principais termos de pesquisa local de 26
países diferentes, do Chile à Noruega.
Explore o relatório completo de tendências criativas
aqui.
Sobre a Shutterstock, Inc.
A Shutterstock,
Inc. (NYSE: SSTK), é uma plataforma criativa líder global que oferece
soluções de serviço completo, conteúdo de alta qualidade e ferramentas para
marcas, empresas e veículos de mídia. Para mais informações, visite o site da Shutterstock e siga a
Shutterstock no Twitter e no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário