Os celulares já se tornaram uma extensão dos nossos corpos. Criados com limitadas opções de uso e foco na comunicação por ligações, eles se modernizaram e se tornaram dispositivos altamente completos, possibilitando uma comunicação veloz e eficaz com qualquer pessoa ao redor do mundo. Nesse contexto, o mobile messaging, que é a comunicação por mensagem, também sofreu inúmeras transformações ao longo do tempo – e tem grandes novidades já sinalizadas para o futuro.
As mudanças na mensageria pelos
celulares foram tamanhas e, incrivelmente, em um curto espaço de tempo. No
início, o SMS era o meio predominantemente utilizado, tanto para mensagens
diretas entre as pessoas quanto com as organizações. Mesmo tendo perdido força
quando comparado com outros canais, sua importância e benefícios para o
marketing ainda é enorme.
Em muitas organizações, esse sistema
de mensageria curta ainda é muito popular, uma vez que possibilita um envio
rápido, instantâneo e a criação de um relacionamento mais próximo com o
cliente. Sua taxa de abertura atinge a incrível marca de 98%, segundo um estudo
feito pelo SlickText. Com os avanços tecnológicos, contudo, novas ferramentas e
plataformas foram criadas, chamando a atenção das empresas por suas inovações
no ramo e, especialmente, pela possibilidade de conquistar uma comunicação
ainda mais massiva com seu público-alvo.
As redes sociais foram, de longe, o
grande destaque. Em uma aposta singela nas primeiras versões de grandes
exemplos como o Orkut e Facebook, seus sucessos foram tamanhos que, abriram
espaço para o desenvolvimento de muitos outros canais que hoje, dominaram o
mundo corporativo. O WhatsApp, Slack, RCS e Google Business Messages são alguns
dos meios mais notáveis atualmente. São poucas as companhias – especialmente as
de grande porte – que não possuem uma conta em, pelo menos, uma dessas
plataformas.
Não à toa, o número de aplicativos de
mensageria baixados vem aumentando nos últimos anos. Apenas em 2020, o
eMarketer registrou mais de 2.77 bilhões de usuários nesses canais, crescimento
diretamente impactado pela pandemia. Ao modificar a maneira na qual as
companhias falam com seus consumidores, o mobile messaging possibilita um
remodelamento da jornada de compra. Mais do que nunca, o comércio notou o poder
desses canais e, ainda, sua praticidade e maior eficiência de uso nos aparelhos
celulares para o sucesso do seu negócio.
É notável o enorme tempo que gastamos
em frente à tais telas – maior até mesmo do que na televisão e, em alguns
casos, dos próprios computadores. Apenas o WhatsApp contém mais de dois bilhões
de usuários, com 91% que o utilizam prioritariamente para a troca de mensagens.
Além disso, quatro em dez pessoas passaram a usá-lo com maior frequência no
isolamento social, segundo um estudo do Opinion Box.
Quando ainda aliados à estratégia
omnichannel, os benefícios para o destaque do seu negócio são certeiros. A
integração da multiplicidade de canais traz uma experiência rica aos
consumidores, permitindo que conduzam sua jornada da maneira que preferirem e,
no meio que mais sentirem afinidade.
O ano de 2020 foi o grande divisor de
águas para o mobile messaging, ressurgindo antigos hábitos e impulsionando o
surgimento de outros para manter o relacionamento à distância. Diante do
crescimento e popularização de tantos canais, é normal que as companhias se
questionem qual o melhor para o seu negócio.
Não há uma única resposta, uma vez
que as preferências e necessidades de seu público-alvo irão determinar onde
seus recursos deverão ser investidos. Seja pelo SMS, RCS, WhatsApp ou qualquer
outro meio, o mobile messaging abre inúmeras portas para uma comunicação
próxima e assertiva. Escolha os meios que façam sentido para o seu negócio e
invista em integrá-los de forma que os clientes possam escolher os que
preferem.
Carlos Secron - fundador da Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/
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