O material
disponível gratuitamente funciona como um guia para quem busca uma atividade
empreendedora rentável em 2022
A onda de desemprego causada, principalmente pela
pandemia, fez crescer no Brasil o número de empreendedores por necessidade.
Aquelas pessoas que decidem montar um negócio ou prestar serviços porque
encontram dificuldades de se recolocar no mercado de trabalho. De acordo com a
pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020, realizada no Brasil pelo
Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade
(IBPQ), 82% dos novos empreendedores afirmam que foram motivados pela carência
de emprego. Com objetivo de apoiar os empreendedores por necessidade, o Sebrae
criou a série de Ideias de Negócios MEI.
A página
já está no ar e conta com mais de 107 ideias de empreendimentos que podem ser
executados pelos mais de 14 milhões de desempregados ou por quem, mesmo que
esteja trabalhando, deseje complementar a renda. Até janeiro de 2022, serão
mais de 150 Ideias de Negócios MEI. O conteúdo feito pelos colaboradores do
Sebrae, a partir do cruzamento de dados, apresenta informações de extrema
relevância para quem busca empreender: renda média mensal, custo de
investimento inicial para o empreendimento, demanda de clientes no Google,
concorrência digital e performance nas redes sociais.
O analista de Soluções do Sebrae Lúcio Pires
explica que as Ideias de Negócios MEI são fruto do trabalho da equipe que selecionou
as profissões mais procuradas na internet, que são exercidas de maneira
informal e que podem ser formalizadas através da figura do Microempreendedor
Individual. “Churrasqueiro, adestrador de cães e cabelereiro, por exemplo, são
serviços que aumentaram muito a demanda, mesmo com a pandemia. Através dos
dados que trazemos na palma da mão dos usuários, a pessoa que tem afinidade com
essas funções pode empreender, gerar emprego, renda e até mesmo se formalizar,
garantindo benefícios previdenciários e financeiros”, afirma.
Ao comparar dados de fevereiro de 2020, período
pré-pandemia, com números de agosto de 2021, por exemplo, há profissões que
aumentaram consideravelmente o número de pessoas buscando pelos serviços.
Churrasqueiro apresentou um aumento de 92%, lavador de móveis 64%, manicure
58%, encanador 58% e lavador de carros 51%. Lúcio destaca que os serviços, em
geral, exigem um baixo investimento, de até R$ 1 mil, e têm retorno financeiro
praticamente imediato. “Se analisarmos o caso de uma manicure e extensionista
de unhas, a pessoa compra o material gastando entre R$ 300 e R$500 e tem como
renda média R$ 2,5 mil, o que é bem acima do salário mínimo”, comenta Pires.
Outro ponto alto que favorece os empreendedores por
necessidade que irão se inspirar no Ideia de Negócios MEI é o potencial das
redes sociais. Segundo Lúcio Pires, todas as profissões sugeridas podem se
beneficiar da presença digital para melhorar os seus resultados. “O Sebrae
apresenta os principais canais que podem ser explorados pelo empreendedor, o
custo médio de acesso à clientes no Google (caso a pessoa vá fazer anúncios
online) e a concorrência média do segmento no Google Ads. Com esses dados a
pessoa pode dar início ao negócio performando muito bem na divulgação digital”,
acrescenta.
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