A ideia de um mundo em que o real e o digital se misturam sob o nome de metaverso surgiu na literatura há cerca de 20 anos, mas a decisão tomada em outubro passado pelo Facebook, de mudar seu nome para Meta, colocou esse conceito como um novo filão de negócios na área da tecnologia. E um dos setores que poderá mergulhar fundo no metaverso é o de eventos.
Como especialista em reunir pessoas, o setor de eventos terá no
metaverso uma ferramenta preciosa para interação do público com produtos e
serviços por meio da tecnologia. Os eventos virtuais, que ganharam enorme
relevância nestes dois últimos anos devido à pandemia, criam experiências no
mundo digital mais próximas à realidade, no que já está sendo chamado de
“metaevento”.
Abre-se, dessa forma, a possibilidade de unir elementos virtuais
com aquelas experiências próprias dos eventos presenciais. Com sua capacidade
de reunir tecnologias como realidade aumentada, realidade virtual, criptomoedas
e redes sociais, o metaverso permitirá experiências sensoriais mais próximas do
mundo físico.
Feiras, congressos, shows ou qualquer outro tipo de evento poderão
ter suas versões presenciais, virtuais, ou híbridas com o uso dos recursos do
metaverso, gerando uma sensação imersiva nos participantes.
Usando óculos de realidade aumentada, realidade virtual e um fone
de ouvido, o participante de um evento imerge no mundo digital para se
aproximar de uma experiência presencial.
Em um evento presencial, por exemplo, o uso dos recursos do
metaverso permitiria a inserção de informações digitais dentro de um ambiente
físico. Produtos e serviços apresentados fisicamente podem ter suas
representações digitais acessadas pelos participantes do evento por meio de
óculos de realidade aumentada.
Num evento híbrido, pessoas poderão estar fisicamente presentes em
um determinado espaço lado a lado com a representação em 3D de participantes que
estão em suas próprias casas ou escritórios. Imagine estar em show e ter a
imagem de um amigo que mora em outro país projetada ao seu lado. Essa é uma
possibilidade com o metaverso.
No estágio atual, o metaverso pode ainda parecer algo abstrato,
mas com o avanço das big techs nesse terreno, e a aplicação de seus conceitos
para um público mais amplo, é apenas questão de tempo para que o metaverso seja
incorporado à rotina de pessoas e empresas em todo o mundo.
Juliana Vilela - Proprietária da agência Efettiva
Comunicação e Eventos
Instagram:
@juliana.vilela10
@efettiva_eventos
E-mail: juliana@efettiva.com.br
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