Pesquisar no Blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

4 dicas para mulheres que desejam mudar de área profissional


Mudar de área profissional nem sempre é uma decisão fácil de se tomar, e durante a pandemia as mulheres tiveram mais impacto nesta tomada de decisão. Segundo um estudo realizado pela McKinsey e LeanIn, uma em cada quatro mulheres considerou mudar de carreira ou abandonar o mercado de trabalho.

A psicóloga Gisele Essoudry vem realizando esse trabalho mais próximo para as mulheres e tem tido muita procura pelas mulheres mais maduras, mostrando que é possível conseguir ingressar em uma nova área e ser bem sucedida, como recentemente listou a Forbes, apresentando mulheres com 50 anos ou mais provando que idade não tem limite para o sucesso. 

“Lidar com mudanças é um tanto quanto complicado, e contar com uma pessoa apta a lhe auxiliar neste passo pode fazer a diferença total. Criei o ‘Escolhas Autênticas’, um método estruturado para que a mulher possa descobrir seu caminho profissional próspero e autêntico, sendo bem remunerada exercendo seus talentos”, comenta Gisele Essoudry. 

A psicóloga listou 4 dicas que podem ajudar mulheres que estão nessa fase de mudança profissional:

 

Diagnóstico atual da vida 

Antes de iniciar a trilhar um novo caminho é preciso saber onde estamos, tanto profissionalmente quanto na questão emocional. E nem sempre é fácil saber em qual estrada estamos. Para essas questões, ajuda criar um mapa do seu momento atual, e assim ter uma visão mais ampla dos seus próximos passos.

 

Autoconhecimento 

Nem sempre nos conhecemos muito bem, quais são nossos pontos fortes e fracos, como lidar com a pressão, como está a vida emocional e mental. Saber identificar esses pontos são fatores cruciais para realizar o início da transição profissional, podendo escolher sabiamente seu novo passo no mercado.

 

Identificar seus sabotadores 

Todos tem algum sentimento sabotador, é aquela parte da personalidade que surge para nos proteger do que parece ser ameaçador. E mudar parece uma ameaça, mas aprender a identificar esses fatores ajuda a lidar de forma mais agradável essa caminhada.


Ter clareza de objetivos

Após conhecer o que pode ser uma trava para você, chega a hora de tomar uma decisão para onde ir. Com um mergulho no autoconhecimento, essa escolha fica mais fácil, descobrindo o que te move e idealizando um projeto, estudando as possibilidades e criando uma estratégia para executá-lo. 

Apesar de ajudar diversas mulheres pelo Brasil, a psicóloga também atua auxiliando jovens que estão no período do vestibular, do qual é uma decisão complicada escolher qual profissão seguir. Uma pesquisa desenvolvida pela Cmov apontou que 82% dos entrevistados não sabem ou dizem ter dúvidas de qual área seguir.



 
Gisele Essoudry - CRP: 06118-106 - Psicóloga, atua na área de orientação profissional há mais de 8 anos, auxiliando mulheres em busca de um novo caminho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados