Pesquisar no Blog

sábado, 11 de dezembro de 2021

Especialista explica como evitar o estresse de fim de ano

A nutróloga, Dra. Esthela Oliveira, dá dicas para prevenir burnout e aderir a uma dieta antiestresse mesmo com as ceias chegando


Dezembro chegou e com ele começa aquela correria típica de fim de ano. São projetos para entregar no trabalho, planos pessoais para concretizar antes do ano acabar, pressão familiar, festas e a expectativa para um 2022 melhor. Tudo isso, pode ser um prato cheio para elevar o estresse e aumentar os riscos de desenvolver a síndrome de burnout, que segundo a ISMA (International Stress Management Association) já atinge cerca de 30% da população brasileira, se intensificando com o contexto da pandemia.

Mas, a nutróloga e especialista em medicina integrativa, Dra. Esthela Oliveira afirma que é possível prevenir e evitar que o acúmulo de tarefas deste fim de ano afete a sua saúde. "O primeiro passo é reduzir hábitos que sirvam de gatilho para o estresse e aderir a práticas diárias mais saudáveis, como se exercitar, fazer yoga, meditação e refeições equilibradas. É importante estabelecer limites para você mesmo, tirando minutos do dia para desacelerar um pouco e fazer algo que te dê prazer e relaxamento", explica a médica.

De acordo com a nutróloga, mesmo que a meta seja emagrecer para as festas de fim de ano, vale evitar dietas muito restritivas, principalmente sem orientação médica, afinal a fome é uma inimiga do bom humor. A Dra. Esthela Oliveira destaca que a alimentação afeta diretamente a qualidade de vida e a saúde, positiva ou negativamente. Por isso, a especialista lista alguns alimentos que podem ser bons aliados contra o estresse, como os ricos em vitaminas, ácidos graxos e probióticos.

"Aposte nos alimentos com efeitos antioxidantes, neuroprotetores e anti-inflamatórios, como vegetais verde escuro, frutas vermelhas e cítricas, castanhas variadas e grãos integrais, como a aveia, além de carnes de aves e peixes. Evite bebidas que causam agitação, como o café, achocolatados, energéticos e álcool. Na hora de comer um docinho, opte por chocolates com maior teor de cacau ou doces feitos sem açúcares refinados. Inclua alimentos mais orgânicos nas suas ceias e você vai perceber a diferença", recomenda a Dra. Esthela Oliveira.

A especialista ressalta ainda, a importância de aprender a gerenciar seu tempo, especialmente neste período de fim de ano, para otimizar a produtividade diária, sem se cobrar demais pelo que não foi possível fazer, reservando um tempo para si mesmo, para descansar adequadamente ou se dedicar ao autocuidado.

 

 

Esthela Oliveira - Médica do esporte (RQE 76855), membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e médica do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. É pós-graduada em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Pós-graduada em Medicina Integrativa pelo Instituto de ensino e pesquisa Albert Einstein. Em 2019 realizou o curso de Mind Body Medicine pela Universidade de Harvard e hoje é pioneira no ensino da Medicina Integrativa Preventiva para médicos de diversas áreas em SP.

Fundadora da Side Clinic

@draesthelaoliveia l @sideclinic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados