De acordo com especialistas ouvidos no Arena de Ideias, a pandemia fez com que muitos profissionais refletissem sobre a possibilidade de unir trabalho remoto e presencial, sem perder qualidade de vida
Nem todas as empresas
foram afetadas da mesma maneira pela pandemia, mas é certo que nenhum negócio
passou incólume nesses últimos dois anos. O modelo de trabalho foi um dos
aspectos mais desafiadores dessa nova configuração, tanto para os CEOs,
gestores e líderes, quanto para os colaboradores das corporações. "Com a
pandemia, as empresas acabaram mudando processos e todas as suas estruturas
para se adaptar ao modelo off-line. Muitos negócios acabaram se
reinventando", explicou o consultor e especialista em recolocação e
transição de carreira, Hugo Capobianco, na abertura do Arena de Ideias sobre
"Como voltar ao trabalho híbrido?", nesta quinta-feira (11).
"A gente tem uma
questão de cultura muito importante para olhar que vai além da cultura
presencial de antes da pandemia. Precisamos desconstruir alguns mitos que
criamos em torno desse assunto, de que quem trabalha em casa não é tão
produtivo. Ou de que a cultura da empresa não consegue ser disseminada se a
pessoa não está dentro da empresa", ressaltou a integrante do Grupo
Diretor da Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), Eliane Ranieri. O
futuro, segundo a profissional que trabalhou por 33 anos na IBM, dos quais 15
dedicados a Recurso Humanos, será o de trabalhar onde for possível.
A adoção do trabalho
híbrido, com jornadas mistas presenciais e remotas, ainda causa controvérsia e
incertezas em muitas empresas. "Não tem como passarmos por tanta revolução
e evolução e voltarmos ao que éramos. Fomos resilientes, mas evoluímos",
argumenta a sócia-diretora da Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de
Relacionamento, Patrícia Marins.
Para ela, um dos
legados da pandemia é a flexibilidade, pois "nós aprendemos que é possível
trabalhar de maneira remota, mas é possível também agregar pessoas que antes
não estariam conosco".
Durante o debate
virtual, os participantes levantaram diversas situações decorrentes da pandemia
da Covid-19, que mudaram não só a rotina nos escritórios, mas também o modo de
vida das pessoas, que passaram a priorizar mais o bem-estar no ambiente
doméstico, voltando o olhar para questões pessoais, como a saúde mental.
Gestão individualizada
Para Capobianco, é
importante que todos façam uma reflexão sobre seu próprio modus operandi,
de forma a encontrar a melhor forma de desempenhar as suas funções . "As
empresas querem resultado das pessoas, isso é fato. Eu posso dar resultados com
um computador e um celular em qualquer lugar do mundo. Não necessariamente eu
tenho que estar em um escritório". E complementou: "posso estar
presencialmente e não dar esses resultados. Independe uma coisa da outra. A
questão é como eu lido com esses resultados". Nesse contexto, o ideal é
que cada profissional busque o que faz sentido no seu momento de vida e qual
modelo de trabalho é o mais adequado.
Em consonância com o
consultor, Eliane Ranieri também pontuou o papel de uma liderança empática, que
escuta os seus funcionários. "É você começar a olhar a questão da gestão
de uma maneira um pouco mais individualizada. No passado, em algumas relações
de trabalho, se você tinha pessoas que pediam flexibilidade, era algo malvisto
pela liderança. A gente desmistificou isso na pandemia, que foi emergencial,
mas facilitou uma reflexão importante de que as necessidades humanas são
diferentes", afirmou.
E essa mudança traz
impactos positivos, na visão de Ranieri. "Se você consegue deixar a pessoa
mais confortável no modelo que ela valoriza, ela vai produzir melhor. A gente
está buscando o bem-estar da pessoa e, através disso, os melhores
resultados."
Nesse novo e gradual
processo de retorno às atividades presenciais, as corporações precisam estar
atentas à comunicação, comentou Patrícia Marins. "Como é importante
estabelecer nesse processo de cultura e de trabalho remoto uma comunicação
eficiente. Cultura nada mais é que os valores da empresa. Comunicar não é o que
eu falo, mas o que o outro entende. Comunicar é conviver", reforçou.
Onde assistir
O Arena de Ideias é o
webinar quinzenal, aberto ao público, promovido pela Oficina Consultoria de
Reputação e Gestão de Relacionamento que traz nomes de relevância no mercado
para debater assuntos em pauta na sociedade brasileira. Transmitido ao vivo,
está disponível no YouTube , Spotify e Linkedin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário