CEO da Rupee dá dicas e revela importância do investimento dessa tecnologia para pequenas, médias e grandes empresas, que tem revolucionado o mercado
A busca por inovação e ferramentas que possam auxiliar nos negócios cresce à medida que o mercado se torna mais competitivo. Assim, a tecnologia é uma aliada muito importante e necessária no dia a dia. Uma das mais utilizadas por grandes instituições é a Inteligência Artificial - IA, ferramenta que permite máquinas inteligentes interpretarem dados e utilizarem informações para resolver e realizar tarefas específicas.
Para Guilherme Baumworcel,
CEO da startup Rupee, plataforma que une metodologia Kanban e IA aplicada em nuvem
para otimizar tempo na realização de tarefas fiscais, de folha, contábil e
paralegal de empresas, é impossível não esbarrar em alguma propaganda,
aplicativo ou empresa que use essa tecnologia. “A Inteligência Artificial está
cada vez mais presente no dia a dia da sociedade, quer tenhamos ou não
conhecimento disso. Segundo o levantamento Emerging Jobs Report 2021 do
LinkedIn, uma das principais profissões em ascensão é a do profissional que
trabalha com essa tecnologia. A maior culpa disso é a enorme demanda por essa
ferramenta”, explica ele.
Em outras palavras,
Inteligência Artificial é uma tendência no mercado. Um estudo produzido pela
Morning Consult revelou que 40% das empresas brasileiras implantaram IA em
algum processo de seus negócios. “É provável que esse número dobre nos próximos
anos, principalmente para quem quer inovar e facilitar a experiência do usuário
ou cliente”, informa Guilherme.
O especialista elencou 3
formas de aplicar Inteligência Artificial nos negócios:
Automatização de tarefas
rotineiras
“A vantagem de aplicar a tecnologia para realização de algumas tarefas é permitir que a equipe de colaboradores possa se dedicar para outras mais complexas ou para atender demandas específicas que necessitem de uma atenção especial”, comenta Baumworcel.
Todas as tarefas podem ser
automatizadas, das mais fáceis às mais complexas. Outra vantagem que a
automatização traz é a eficiência na realização, visto que não será feita
manualmente e, se bem programada, não entregará erros.
Marketing personalizado
para vendas
“Já reparou que depois que
fez uma pesquisa sobre um determinado produto ou serviço, propagandas com
produtos e serviços similares começaram a aparecer para você em suas redes
sociais? É uma inteligência artificial feita especialmente para o marketing
digital”, comenta o CEO. Essa estratégia de marketing é muito utilizada na
venda de produtos dentro de sites, onde a ferramenta é capaz de associar a
busca do consumidor e apresentar para ele algumas opções que se encaixam no que
ele procurou, auxiliando no aumento de vendas.
O marketing também se
dedica em melhorar a experiência do usuário e na fidelização dele. Para isso,
mensurar estratégias de relacionamento entre a instituição e o consumidor é uma
das principais vantagens de aplicar a tecnologia nas tarefas da empresa. A IA
permite que a empresa possa personalizar o atendimento ao cliente, coletar
dados e ser capaz de responder perguntas e passar informações precisas, além de
possibilitar algumas técnicas de fidelização.
Gestão e gerenciamento
“A IA permite grandes empresas de terem gestão inteligente da atuação de seus colaboradores. Com essa ferramenta, é possível acompanhar a realização de tarefas com mais detalhes, facilitando para o gestor quem está desempenhando as tarefas com eficiência e quais possíveis dificuldades estão surgindo”, explica Guilherme.
Analisar a performance de
cada colaborador da equipe com essa tecnologia permitirá ao coordenador
estruturar melhor seus colaboradores, otimizando a produtividade diária deles e
encontrando soluções para possíveis problemas que possam surgir. Assim, a
tecnologia auxilia a melhorar a qualidade do serviço ao mesmo tempo que ajuda o
profissional a realizá-lo.
Rupee
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