Da compra de bilhetes a integração de modais de transporte, as inovações tecnológicas assumirão o protagonismo da mobilidade urbana nos próximos anos
Na última década, o
transporte público mundial teve um avanço significativo no que diz respeito ao
uso da tecnologia. No Brasil, não foi diferente, e a chegada de aplicativos com
foco na mobilidade urbana passou a ser uma das principais alternativas para uma
melhor experiência do usuário. Isso, somado aos importantes investimentos
realizados pelas grandes metrópoles na infraestrutura e monitoramento dos
deslocamentos, colocam o país no caminho certo para uma mobilidade mais
sustentável e centrada nas pessoas.
Segundo Luisa Peixoto,
especialista em mobilidade da Quicko, primeiro aplicativo 100% brasileiro de
transporte e mobilidade urbana, os próximos anos serão fundamentais para a
consolidação de novas maneiras pelas quais a tecnologia irá desempenhar um
papel crucial na melhoria do transporte público. "A diversidade de novos
serviços de transporte, integração, pagamentos e recargas digitais, informação
em tempo real e a personalização dos serviços serão a tônica do uso da
tecnologia na mobilidade urbana sustentável. Ou seja, ela será a protagonista
de um mundo com serviços de transporte mais sustentáveis, igualitários e com
maior qualidade ", comenta.
Apesar dos muitos
desafios pela frente, a sociedade vem avançando na construção de uma mobilidade
mais qualificada nas cidades brasileiras. Somente o município de São Paulo, por
exemplo, investiu mais de R﹩ 325 milhões na expansão e manutenção de ciclovias e
ciclofaixas. Outra metrópole brasileira que passou por uma grande transformação
é Salvador. A capital baiana, que em 2015 tinha pouco mais de 6 quilômetros em
linhas de metrô, possui atualmente mais de 33 quilômetros com uma expectativa
de chegar a 41 nos próximos anos. Cidades como Curitiba, Porto Alegre, Recife,
Fortaleza, Belo Horizonte, Distrito Federal entre outras regiões, também seguem
com a implementação de políticas e projetos para melhorar a qualidade do
deslocamento das pessoas.
A especialista da
Quicko elencou sete recursos essenciais já disponíveis para auxiliar os
usuários no uso dos modais públicos:
Veja abaixo:
1. Bilhete móvel
Uma das principais
inovações é a bilhetagem eletrônica. A Quicko, por exemplo, oferece em algumas
cidades a compra e recarga de bilhetes móveis com integração entre os modos de
transporte, como ônibus, metrô e trem. Essa funcionalidade envolve a instalação
de validadores eletrônicos de tarifas nos veículos, que são usados para registrar créditos comprados por meio de um aplicativo móvel - como o Quicko
app. Com a tecnologia NFC (Near-Field Communication - Comunicação de
Campo Próximo, em inglês) já disponível em alguns modelos de celular, as
tarifas são debitadas sem contato e eliminam completamente a necessidade de
lidar com qualquer dinheiro físico ou cartões - bastante conveniente em tempos
de pandemia.
2. Insights de dados e
otimização de rota
Utilizar os dados
agregados que vêm de tecnologia inteligente, como bilhetagem móvel e mesmo os
registros dos usuários via aplicativo, pode ajudar as empresas e autoridades
municipais de transporte a criar novas práticas mais eficientes enquanto
aumentam a acessibilidade para os cidadãos.
Veículos públicos que
tenham um GPS instalado e conectado às redes móveis das cidades podem enviar os
dados de deslocamento e permitir insights em tempo real para monitorar o
desempenho das linhas, aumentar a comunicação e reduzir o tempo de resposta com
problemas operacionais.
3. Antecipação de
eventos inesperados
Circunstâncias
imprevistas às vezes podem atrapalhar o transporte público, como greves e
manifestações populares, avarias nos veículos, interdições de ruas por mau
tempo, acidentes etc. No caso de um imprevisto, o aplicativo pode notificar os
passageiros com antecedência, enviando alertas para seus celulares, por
exemplo.
4. Acessibilidade
multimodal
É necessário que o
transporte público ofereça uma interface cada vez mais amigável para o usuário,
objetivando oferecer experiências simplificadas e intuitivas - ainda mais nas
grandes capitais e em meio à pandemia. Ter um aplicativo que ofereça a opção de
comprar e resgatar passagens de ônibus é uma coisa, mas ter um aplicativo que
engloba pagamento e integração com metrô, trens, táxis, bicicletas e outros
diversos serviços de transportes urbanos é a base da nova mobilidade. Esta
promove cada vez mais a complementaridade entre os modais e amplia o acesso da
população aos sistemas de transportes.
5. Múltiplas opções em
uma única conta
Tendo o usuário em
mente, a tecnologia no transporte público vem permitindo a criação de uma
experiência de viagem muito mais personalizada. Uma mudança neste cenário é a
cobrança automática de tarifas com registro em uma única conta. Assim, todo o
histórico de viagens, documentos e informações de contas dos passageiros são
reunidos em um único painel personalizável.
Com essa tecnologia,
fica muito mais fácil ao passageiro usar diferentes meios de transporte e
salvar rotas ou viagens específicas para uso posterior. Isso também elimina o
incômodo de ter de gerenciar várias contas de usuário, métodos de pagamento e
informações financeiras dos diversos modais.
6. Aumento no número
de passageiros
Com um foco contínuo
na sustentabilidade e na necessidade de tornar a cidade mais igualitária, a
priorização do transporte público e dos serviços de transportes mais
sustentáveis são a solução. Com um maior investimento em tecnologia, é possível
qualificar a experiência da população em seus deslocamentos diários e portanto
atrair mais usuários do carro privado para a utilização do transporte público.
Além disso, a integração entre meios de transporte cria uma experiência porta a
porta, fluida e conveniente. A tecnologia ajuda a promover um ambiente onde a
escolha mais fácil para o indivíduo é também a melhor escolha para as cidades.
7. Sistemas de
transporte público sob demanda
Esse é o próximo
passo. Imagine se você não precisasse planejar sua jornada em torno das rotas
de ônibus ou trem; em vez disso, você pode chamar o ônibus para buscá-lo. Este
não é apenas um sonho, isso já é realidade em diversas cidades ao redor do
mundo e também no Brasil, que oferecem um serviço de ônibus sob demanda. Usando
um smartphone, o usuário indica onde ele deseja ser pego e deixado dentro das
áreas designadas. As empresas de ônibus podem agregar essas demandas por meio
de algoritmos para calcular qual a melhor rota. Assim, itinerários vazios são
evitados e os passageiros podem esperar bem menos.
Quicko
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