Pesquisar no Blog

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Estudo clínico preserva fertilidade em pacientes com câncer de colo de útero

Técnica cirúrgica, que remove tumores em estágio inicial, foi conduzida em parceria com São Camilo Oncologia


O sonho de engravidar pode se tornar uma realidade para mulheres com câncer de colo de útero, graças a uma pesquisa clínica proposta pela Universidade do Texas - MD Anderson Cancer Center, que contou com a participação de outras instituições, entre elas o São Camilo Oncologia, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo. 

A iniciativa tem como objetivo, por meio do estudo ConCerv, avaliar a segurança e viabilidade da cirurgia conservadora, ampliando as chances de preservar a fertilidade da paciente. Os resultados desse estudo foram publicados em um dos mais importantes periódicos científicos da área, International Journal of Gynecological Cancer (acesse aqui o estudo completo).

Segundo o médico do departamento de ginecologia do São Camilo Oncologia Dr. André Lopes, quando a mulher é diagnosticada com câncer de colo do útero em fase inicial, o tratamento habitual para preservação da fertilidade é uma cirurgia com probabilidade de gravidez entre 20% e 50%, além de um risco de perda fetal e parto pré-termo.

“Esse estudo, pioneiro no mundo, tem como proposta realizar uma cirurgia menos radical que o tratamento atual, que, além da infertilidade, também podem causar disfunção urinária, sexual e complicações próprias da cirurgia”, destaca. 

O especialista, que também é um dos investigadores da Pesquisa Clínica do São Camilo Oncologia, afirma que o projeto recrutou 100 mulheres com diagnóstico em estágio inicial de câncer restrito ao colo do útero (tumores de até 2 cm). 

Ele explica que as participantes realizaram uma cirurgia de conização, com preservação do útero. “O procedimento consiste na remoção dos tumores em formato de cone, sem a necessidade de retirar o órgão.”

Feita a cirurgia, as pacientes aguardam por, pelo menos, seis meses, período em que seguem com acompanhamento oncológico para avaliar a possibilidade de recidiva da doença. “Após esse tempo, continua o acompanhamento oncológico, mas pode-se iniciar o projeto de gravidez”, acrescenta. 

Para a paciente Candy Maria Garcia, 36 anos, o sonho de ser mãe só foi possível graças ao estudo. Ela foi diagnosticada com o tumor há três anos, em um exame de rotina. Apta a participar da pesquisa, realizou a cirurgia e foi acompanhada de perto pelos especialistas envolvidos. 

“Saber que seria um procedimento menos agressivo e que conservaria meu útero, pronto para receber um bebê, parecia um sonho diante de um pesadelo”, lembra.

Candy teve sua primeira filha em fevereiro deste ano, dois anos após a realização da cirurgia. Com apoio dos médicos, já planeja a segunda gestação para um futuro próximo.

“Sempre agradeço a Deus por ter me colocado no lugar certo, na hora certa, e por ter colocado os médicos do São Camilo Oncologia em meu caminho, sem isso eu não estaria com meu milagre em meus braços hoje”, conta.

Para o médico, estudos clínicos como este reforçam a importância da pesquisa para o futuro da medicina em prol do bem-estar da humanidade. “Investir na ciência, em busca do constante aprimoramento das técnicas e procedimentos médicos, é parte fundamental para nossa evolução, cujo resultado é a melhoria da qualidade de vida”, ressalta.

“Acredito que eu tenha sido um instrumento para participar deste estudo e possibilitar que muitas outras mulheres se sintam mais acolhidas e fiquem menos angustiadas ao descobrir o diagnóstico do câncer. Apesar da notícia tirar o nosso chão, existem profissionais sempre em busca de meios para que nosso sonho de ser mãe não seja tirado de nós”, finaliza Candy.

Como participar de um estudo clínico?

O São Camilo Oncologia foi um dos hospitais que mais recrutou pacientes para o estudo ConCerv, sendo o único centro na cidade de São Paulo. 

Para fazer parte de uma pesquisa, não é necessário ser paciente da instituição, basta que se enquadre nos critérios estabelecidos pelo Centro de Pesquisa Clínica do São Camilo Oncologia. 

Os interessados devem encaminhar o relatório médico e os exames que comprovam seu diagnóstico para o e-mail recrutamento.pesquisa@hospitasaocamilosp.org.br. Caso o paciente esteja apto a receber o tratamento com segurança, a equipe de recrutamento entrará em contato, agendando uma consulta, onde será feita a orientação e o encaminhamento para o estudo clínico proposto.

Vale frisar que, durante todo o estudo, o paciente receberá acompanhamento assíduo, sempre alinhado ao tratamento padrão, não oferecendo, portanto, quaisquer prejuízos à sua saúde.

 


Hospital São Camilo

@hospitalsaocamilosp


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados