Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Consultora destaca a importância da tecnologia para evitar perdas financeiras em empresas

Mariana Watanabe, consultora financeira da Complement Consultoria & Marketing explica como fintechs e softwares fazem a diferença em fluxos de caixa e capital de giro

 

O controle financeiro de uma empresa é fundamental para que determinado negócio tenha sucesso e um bom fluxo de caixa, por esse motivo é crucial evitar perdas financeiras. As falhas no domínio dessas atividades é uma das principais razões para que ocorram os problemas relacionados à dinheiro.

A especialista em finanças relata que controles financeiros inapropriados ou a falta deles são falhas comuns nas empresas. “Essas falhas podem ocorrer em diversos setores, desde problemas operacionais, como a escolha do preço de determinado produto sem uma definição estratégica, estoques mal gerenciados e até na área de T.I., com softwares desatualizados, a ausência de um antivírus e falta de equipamentos apropriados, como um firewall, que possibilita ataques virtuais e fraudes”, comenta.

No setor financeiro, entre as causas de perda financeiras mais comuns estão as fraudes, pagamentos em duplicidade, taxas administrativas de cartões, tarifas bancárias, juros e multas de fornecedores, aplicações financeiras inapropriadas e também a inadimplência, que impacta diretamente o fluxo de caixa e o capital de giro.

No entanto, as perdas não estão limitadas apenas ao setor de finanças. Por essa razão, o especialista recomenda que gestores tenham cuidado e implementem ações eficazes. “Todas as empresas estão sujeitas às perdas financeiras, o que as diferencia é como você as controla e gerencia para que não sejam nocivas à saúde do negócio”, destaca Mariana.

Atualmente, um dos pontos principais de mudança é o auxílio de ferramentas tecnológicas para ter mais autonomia e controle sobre a economia da empresa, como as fintechs, startups focadas no mercado financeiro. Algumas delas, com o objetivo de ajudar empresários em momentos delicados, oferecem até mesmo a antecipação de recebíveis, gerando um fluxo de caixa mais saudável. Ainda assim, Mariana sugere cautela, visto que muitas vezes esse recurso é utilizado para sanar sintomas e não a causa real de problemas financeiros.

A consultora ainda ressalta a importância da tecnologia no gerenciamento de finanças empresariais. “A tecnologia é a nossa principal aliada. Para gerenciar as perdas financeiras é necessário validar a qualidade das informações e isso só é possível com uma equipe capacitada, softwares adequados e processos eficientes e bem definidos”, finaliza.

 


Mariana Watanabe - tem 15 anos de experiência no varejo, sendo 8 deles dedicados à área financeira especificamente. Especializada em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas, atua como consultora financeira da Complement Consultoria & Marketing. Mariana desenvolve projetos financeiros e atua de forma analítica orientando pequenas, médias e grandes empresas na reestruturação do departamento financeiro. Formação de equipes, adequação de processos, orientação e estabelecimento da gestão de receitas e despesas, implantando normas e rotinas que vão desde o PDV até os relatórios gerenciais estratégicos mantendo o foco no resultado potencializado da empresa para maximizar as vendas de forma fluída e consistente, estão entre as competências da consultora financeira.

 

Complement Consultoria & Marketing

http://www.complement.com.br/

instagram @ccomplement ou LinkedIn Complement Consultoria & Marketing.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados