Ferramenta está disponível para alguns criadores de conteúdo e empresas e a especialista Paula Tebett dá algumas dicas
Com o isolamento social o número
de lives na plataforma do Instagram ganhou um impulso através de entrevistas e
com a criação de conteúdo de seus usuários.
Não apenas empresas, veículos de
comunicação e instituições aproveitaram a facilidade de interação dessa
ferramenta, como também criadores de conteúdo, blogueiros, influenciadores
digitais e usuários da plataforma no geral.
Dessa forma no Brasil, desde
junho deste ano, o Instagram resolveu tornar lucrativo para alguns criadores, a
produção de lives através de selos e metas. Os Selos surgiram em 2020 como uma
forma de estimular os criadores de conteúdo a produzirem cada vez mais conteúdo
de qualidade e serem recompensados pelos seus fãs pela qualidade do material
produzido.
Já os marcos ou metas chegaram ao
Brasil em Junho deste ano e se caracterizam como um desafio para alguns
criadores de conteúdo selecionados pela plataforma (menos para empresas) que
tiveram que realizar tarefas específicas durante o mês de agosto desse ano. O
valor de cada meta é estipulado pelo Instagram e o objetivo é fazer com que os
usuários da rede utilizem cada vez mais o Instagram Lives.
“Entre as ações por exemplo, tivemos que fazer uma
live por semana de meia hora, depois fazer uma live com algum colaborador ou
convidado e se essas tarefas fossem completadas dentro do prazo, esses
criadores de conteúdo selecionados ganhavam até 500 dólares”, conta a especialista em mídias sociais e criadora de
conteúdo Paula Tebett, uma das selecionados pela plataforma que conseguiu
completar os desafios e receber o valor prometido.
“É uma forma de estimular os influenciadores
digitais e produtores de conteúdo a produzir temas cada vez mais relevantes,
engajar o seu perfil, cativar sua audiência e ainda ganhar dinheiro”, explica
Paula.
O que são esses selos do
Instagram?
Os selos são uma opção que pode
ser disponibilizada para empresas ou produtores de conteúdo maiores de 18 anos,
na área das lives a fim de monetizar as suas transmissões.
Por meio deles, o produtor de
conteúdo poderá lucrar ao realizar transmissões ao vivo, compartilhando o seu
assunto.
Para conseguir o selo é preciso
que a audiência os compre enquanto a live acontece. Por isso, é muito
importante desenvolver uma conexão com o seu público e estar sempre
compartilhando temas de valor de forma frequente e consistente.
Também conhecida popularmente
como super chats, essa funcionalidade aparece próxima ao nome de usuário à
medida que ele comenta a transmissão ao vivo e o comentário é destacado com um
coração.
Quando alguém compra um selo, o
produtor de conteúdo consegue visualizar o nome desse usuário em uma lista que
fica visível por até 90 dias.
Paula só lembra que no caso das
lives, esse dinheiro em dólar leva um tempo para ser recebido e que o produtor
de conteúdo precisa ter paciência.
Dicas da Especialista
Para quem tem dúvidas de como
saber o valor recebido entre outras funcionalidades do selo, a especialista
Paula Tebett dá algumas dicas:
1 – Se você cadastrou o seu CNPJ
na ferramenta e depois resolveu mudar para o sistema paypal, o seu pagamento
ainda deverá demorar para cair na conta;
2– O pagamento costuma variar de
acordo com as regras de seu banco;
3 – Para se inscrever nessa
ferramenta, clique nos três pontinhos no alto à direita do Instagram, e clique
em “Ver painel profissional”, depois em “Expanda seus negócios” e clique na
opção “Selos”. Se essa opção não estiver habilitada para o seu perfil significa
que você ainda não está liberado para monetizar as suas lives;
4 – Se você tiver dúvidas sobre o
recebimento do valor, clique em saiba mais dentro da opção “Selos”. Você verá
informações sobre os seus selos, configurações de pagamento e dicas da
plataforma;
5 – Ao ganhar um selo durante a
Live você só poderá resgatar o valor quando completar cem dólares;
6– A data de recebimento é
diferente entre os usuários!!
Agora que você já sabe como
monetizar suas lives que tal começar a ganhar dinheiro?
Paula Tebett - Especialista
em marketing digital, graduada em jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas
Hélio Alonso) e com MBA em marketing pela Fundação Getúlio Vargas, a
profissional vem ajudando empreendedores e empresas a se posicionarem da
maneira correta nas redes sociais, por meio de treinamentos, mentorias e
palestras.
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