Após um 2020 tumultuado, o novo ano iniciou com perspectivas promissoras para o comércio online. Mesmo diante da pandemia que impactou a economia do país, o segmento cresceu 47% no ano passado e as expectativas são altas para 2021, mesmo após a situação se normalizar, já que o consumidor mudou de comportamento com o isolamento social e comprar via internet se tornou um hábito para muitas pessoas.
A expectativa é que o e-commerce cresça ainda mais nos próximos anos, ampliando as oportunidades de negócios para muitas empresas e este início de ano é um ótimo ensejo para levar o seu negócio para o digital. Pensando nisso, o Magis5, Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces, listou os cinco primeiros passos que devem ser tomados para obter sucesso online.
Confira:
Modelo de Negócio
O modelo de negócio é essencial, tanto para quem deseja começar a
empresa na internet, quanto para quem planeja levar um negócio físico para o
digital. É por meio deste primeiro planejamento que você conseguirá definir
diversos pontos iniciais e poderá ter uma visão mais clara de tudo que precisa
ser feito, além dos principais objetivos e riscos que estará correndo. Com
isso, é possível tomar decisões com mais segurança.
Conteúdo de valor
Não basta apenas vender o seu produto ou serviço, é essencial se mostrar
relevante para o seu público alvo. E essa autoridade só é conquistada gerando
conteúdo de valor, seja por meio de artigos, vídeos ou posts nas redes sociais:
a ideia é entregar um conteúdo que ajude alguém a aprender algo, ou entender um
assunto específico, por exemplo. Dessa forma, você estará, aos poucos, se
tornando referência no nicho que entrar.
Marketplaces
Não há dúvidas de que os marketplaces, como Mercado Livre e Shopee, são
a porta de entrada e maneira mais fácil de começar a vender online, já que
trazem duas coisas muito importantes: consumidores e autoridade. Os
marketplaces já se mostraram a principal tendência para o e-commerce e, apenas
no ano passado, de acordo com relatório divulgado pela Ebit/Nielsen, foram
responsáveis por 78% do faturamento das vendas online no Brasil.
Aposte em uma plataforma
A partir do momento que você começar o seu negócio online, vendendo na
sua própria loja virtual e por meio dos marketplaces, precisará de uma
ferramenta para integrar e automatizar todas as informações. Procure uma
plataforma que te ajude nessa gestão, permitindo, inclusive, diminuição nos
custos, agilidade e contribuindo para que a sua empresa tenha um crescimento
mais rápido e estruturado.
Marketing Digital
Caso você tenha possibilidade de investir, não tenha dúvidas que o
marketing digital trará muitos benefícios, como garantir que o seu negócio
apareça para o público certo e possibilitar uma forte presença digital da
sua marca, seja com estratégias de SEO, Inbound Marketing ou até mesmo tráfego
pago.
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