Levantamento da
Exame Academy aponta os rumos do setor de tecnologia para este ano
Estudar a sociedade e prever as tendências de
consumo é o que diferencia os empresários visionários que lideram as
transformações daqueles que são sacrificados em tempos de crise. A Exame
Academy, em conjunto com o Ace Startups, divulgou recentemente o relatório “12
tendências para 2021”, no qual, entre outras coisas, aponta o crescimento de
operações de M&A (Fusões e Aquisições) no Brasil.
Josney Lara, diretor de negócios da Infoworker,
analisa que as operações de M&A são um demonstrativo de como as empresas
têm valorizado as inovações por meio da integração de esforços coletivos
externos as suas equipes, com parcerias em outras corporações. O relatório
mostra que existe uma propensão para iniciativas de parcerias e fusões entre
empresas e também companhias e startups.
Uma pesquisa da CB Insights, empresa de análise de
dados em inovação, apontou que 2020 foi o ano com maior número de registros de
operações de fusão. Logo no início de janeiro, acionistas das empresas PSA e
Fiat Chrysler
(FCA) aprovaram a junção das marcas, criando o quarto maior grupo
automotivo do mundo. As entidades anunciaram uma economia anual prevista de
aproximadamente 5 bilhões de euros.
Outra tendência apontada pelo relatório é o
“Everything as a Service” – “tudo como serviço”. Segundo Josney, esse padrão
apresenta um grande desafio para os empresários, mas também uma enorme
oportunidade. Ele entende que, com a mudança de comportamento de consumo das
pessoas, existe uma necessidade de adaptação das empresas à nova realidade.
Como é o caso do surgimento do Disney Plus, Apple
TV+, Amazon Prime e outras plataformas que resultam dessa demanda. “São
empresas que estão investindo em ferramentas próprias, buscando atrair novas
assinaturas com lançamentos exclusivos para não perder espaço no mercado e até
conseguir expandir sua atuação”. Quando o assunto é a rede de serviços na área
de tecnologia, esses dados também se confirmam.
A Microsoft, por exemplo, registrou um crescimento
de 12% em 2020. Há algum tempo, a empresa passou a oferecer a licença de seus
programas como produtos de consumo mensal, como é o caso do Office 365. Com
isso, o resultado líquido da companhia ficou em 13,9 bilhões de dólares, uma
alta de 30% em relação ao ano anterior.
IMPACTO DA PANDEMIA
Mesmo com o início da imunização da população
contra o covid-19, a retomada das atividades econômicas e o fim do isolamento
social, a Exame ainda prevê uma maior procura por serviços em detrimento aos
produtos físicos. Josney destaca que a crise sanitária provocada pela pandemia
deixou um legado a todos os setores da economia: a necessidade de transformar o
negócio com as tecnologias digitais.
O empresário explica que essas mudanças também são
visíveis na maneira com que as empresas conduzem o trabalho com os
funcionários. Organizações já estruturadas tecnicamente tiveram uma transição
muito mais simples para o home office, por exemplo. “Agora, o
desafio para os empreendedores é entender quais dessas mudanças serão
permanentes”, complementa Josney.
Josney Rodrigues Lara - empresário, diretor de
negócios na InfoWorker Tecnologia e Treinamento. Graduado em Sistemas da
Informação e mestre em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade
Católica do Paraná (PUC-PR). Responsável pelo plano de negócios e
desenvolvimento de estratégia em vendas da empresa. Mais de 90 clientes em
apenas 8 anos, grande parte presentes nas listas EXAME – 500 Maiores e Melhores
dos últimos anos, como Boticário, Votorantim, Cocamar, Rumo, Brookfield e
Malwee.
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