Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Fusões de empresas garantem inovações e batem recorde de operações no Brasil em 2020

Levantamento da Exame Academy aponta os rumos do setor de tecnologia para este ano


Estudar a sociedade e prever as tendências de consumo é o que diferencia os empresários visionários que lideram as transformações daqueles que são sacrificados em tempos de crise. A Exame Academy, em conjunto com o Ace Startups, divulgou recentemente o relatório “12 tendências para 2021”, no qual, entre outras coisas, aponta o crescimento de operações de M&A (Fusões e Aquisições) no Brasil. 

Josney Lara, diretor de negócios da Infoworker, analisa que as operações de M&A são um demonstrativo de como as empresas têm valorizado as inovações por meio da integração de esforços coletivos externos as suas equipes, com parcerias em outras corporações. O relatório mostra que existe uma propensão para iniciativas de parcerias e fusões entre empresas e também companhias e startups.  

Uma pesquisa da CB Insights, empresa de análise de dados em inovação, apontou que 2020 foi o ano com maior número de registros de operações de fusão. Logo no início de janeiro, acionistas das empresas PSA e Fiat Chrysler (FCA) aprovaram a junção das marcas, criando o quarto maior grupo automotivo do mundo. As entidades anunciaram uma economia anual prevista de aproximadamente 5 bilhões de euros. 

Outra tendência apontada pelo relatório é o “Everything as a Service” – “tudo como serviço”. Segundo Josney, esse padrão apresenta um grande desafio para os empresários, mas também uma enorme oportunidade. Ele entende que, com a mudança de comportamento de consumo das pessoas, existe uma necessidade de adaptação das empresas à nova realidade.

Como é o caso do surgimento do Disney Plus, Apple TV+, Amazon Prime e outras plataformas que resultam dessa demanda. “São empresas que estão investindo em ferramentas próprias, buscando atrair novas assinaturas com lançamentos exclusivos para não perder espaço no mercado e até conseguir expandir sua atuação”. Quando o assunto é a rede de serviços na área de tecnologia, esses dados também se confirmam. 

A Microsoft, por exemplo, registrou um crescimento de 12% em 2020. Há algum tempo, a empresa passou a oferecer a licença de seus programas como produtos de consumo mensal, como é o caso do Office 365. Com isso, o resultado líquido da companhia ficou em 13,9 bilhões de dólares, uma alta de 30% em relação ao ano anterior.

 

IMPACTO DA PANDEMIA 

Mesmo com o início da imunização da população contra o covid-19, a retomada das atividades econômicas e o fim do isolamento social, a Exame ainda prevê uma maior procura por serviços em detrimento aos produtos físicos. Josney destaca que a crise sanitária provocada pela pandemia deixou um legado a todos os setores da economia: a necessidade de transformar o negócio com as tecnologias digitais. 

O empresário explica que essas mudanças também são visíveis na maneira com que as empresas conduzem o trabalho com os funcionários. Organizações já estruturadas tecnicamente tiveram uma transição muito mais simples para o home office, por exemplo. “Agora, o desafio para os empreendedores é entender quais dessas mudanças serão permanentes”, complementa Josney.

 

 


Josney Rodrigues Lara - empresário, diretor de negócios na InfoWorker Tecnologia e Treinamento. Graduado em Sistemas da Informação e mestre em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Responsável pelo plano de negócios e desenvolvimento de estratégia em vendas da empresa. Mais de 90 clientes em apenas 8 anos, grande parte presentes nas listas EXAME – 500 Maiores e Melhores dos últimos anos, como Boticário, Votorantim, Cocamar, Rumo, Brookfield e Malwee.

https://infoworker.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados